Voto antecipado

0
2548

Para quem aqui disse que só não votei porque não quis, ou porque não me interessei, ou qualquer outra justificação, digo apenas o seguinte: sim, fui à junta de freguesia para tentar votar, e não consegui, porque a minha situação não se enquadrava nas situações de excepção. E passo a copiar o excerto sobre o assunto no portal do eleitor:

“Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO

Os cidadãos que, POR MOTIVOS PROFISSIONAIS, não possam deslocar-se, à sua assembleia de voto, no dia das eleições, podem votar antecipadamente, entre os dias 16 e 31 de Maio” – Não é o meu caso. Eu fui para o estrangeiro DE FÉRIAS (e escusam de dizer que podia ter adiado, porque não podia – a viagem está marcada desde Setembro de 2010 e os bilhetes não permitiam alterações de datas)

Estão também abrangidos por esta modalidade de votação: estudantes, eleitores deslocados no estrangeiro, eleitores doentes internados, eleitores presos e não privados de direitos políticos – Nenhuma se aplica ao meu caso. Claro que podia ter mentido e podia ter pedido à minha entidade patronal para pactuar com a mentira. Mas optei por não o fazer, até porque seria ilegal.

Espero ter acalmado os espíritos inquietos de quem se acha muito mais informado do que os outros, quando, no fundo, não o é, já que, como diziam em alguns comentários, “fomos bombardeados com informações sobre o voto antecipado desde meados de Maio”. Pois fomos, daí eu ter lido sobre o assunto, ter ido à junta de freguesia e ter percebido que a minha situação não estava contemplada nas excepções.

1 Comentário

  1. O voto antecipado também não é possível para aquelas pessoas que residem nos Açores e vão passar férias para o Continente! Portanto, há muitas situações que não são abrangidas pelo voto antecipado. Por outro lado, a mim parece-me que todo o processo do voto antecipado é complicado e moroso. Não facilitam nada e só favorece desmotivação e, consequentemente, à abstenção.
    Eu fiz parte daqueles que podem exercer o voto antecipado por ser estudante e digo-vos que a meio do processo desisti.

  2. Ahh só outra coisa. Também acho piada aquelas pessoas que apelidam logo alguém que discorda de um post de "haters". Devem ser os mesmo que nunca aceitam opiniões diferentes ou umas provocações de vez em quando. Não há nada como um belo desafio de opinião mesmo que no fim se "agree to disagree"

  3. Aconteceu-me o mesmo nas legislativas de 2009. Já tinha a viagem marcada e planeada paí há uns 5 meses e vai de se marcar as eleições para essa data. Também andei a pedinchar para me deixarem votar antecipadamente mas não me enquadrava em nenhuma das hipóteses previstas.
    Somos o elo perdido das eleições!

  4. Apraz-me dizer: incheeem! 😀
    eu antes de saber a que casos se aplicava o voto antecipado também não sabia (este parece um raciocínio óbvio mas pelos vistos não é) e fui ver e percebi logo que para quem tá fora por lazer chapéu, não há cá votos antecipados. O que é pena mas pronto, já se andou um mini -passinho em frente com o voto antecipado.

    Aaah, adoro quando os haters ficam com um melão do tamanho do mundo e arredores 😀

  5. Eu tinha ideia que o processo não era nada simples, mas quando li as críticas pensei que o tivessem facilitado. Nem é só quem vai para o estrangeiro. Quem trabalhe no Algarve e vote no Porto, pode não ter disponibilidade para fazer a viagem no fim de semana das eleições. Pelo menos antigamente, para se poder votar noutra freguesia, tinha que se pedir muito antes das eleições e preencher não sei quantos mil formulários o que desmotiva qualquer um (o que é irónico, porque maioria dos políticos vota onde lhes apetece).

DEIXE UMA RESPOSTA