Vamos ajudar a Acreditar

10
2427

Foi com grande choque que ontem muita gente recebeu a notícia da morte do pequeno Rodrigo, o menino que sofria de uma leucemia e lutava pela vida. Confesso que não acompanhei o caso muito de perto, não por falta de sensibilidade ou desinteresse, mas porque, infelizmente, há situações idênticas a serem vividas diariamente por milhares de crianças, e os apelos que nos chegam, sobretudo via redes sociais, são tantos que se torna difícil seguir todos eles. Este foi particularmente mediático, teve divulgação na blogosfera, gerou uma página no Facebook (a Vamos Ajudar o Rodrigo) e, também por isso, a trágica notícia de ontem deixou tanta gente transtornada.

Por norma, não sou uma pessoa lamechas nem me deixo ir abaixo com quase nada. Mas quando o assunto mete crianças a coisa é diferente. Simplesmente, não consigo suportar a ideia de uma criança doente, a morrer. É demasiado forte para mim. Acho que quem tem filhos não é capaz de ser frio e distante perante isso, é inevitável pensarmos nos nossos próprios filhos e como seria se fossem eles naquela situação. Comigo é assim. O mais duro é ver as crianças felizes, na sua inocência, puras, divertidas, nas suas brincadeiras. É das poucas coisas que me dão vontade de chorar, de tão injusto que é.

No próximo dia 15 de Junho, um sábado, pelas 9h, haverá um treino solidário de corrida no Parque das Nações, organizado pela CorrerLisboa, uma rede social de corredores. Tive a honra de ser convidado para padrinho desta corrida, que servirá para ajudar uma instituição de solidariedade social. Eu escolhi a Acreditar, a Associação de Pais e Amigos de Crianças Com Cancro. É uma oportunidade para, todos, podermos contribuir da forma que pudermos para tentarmos tornar mais agradável a vida de crianças doentes. Todos os que quiserem participar neste treino solidário terão apenas de levar algum tipo de material escolar para oferecer à Acreditar. Na partida haverá um representante da instituição para recolher todos os nossos donativos. Eles não pedem dinheiro, apenas material escolar.

Este treino terá três distâncias diferentes: 10 km, 5 km e uma caminhada de 3 km. Cada um fará a distância que bem entender. As corridas decorrerão pelo Parque das Nações, em Lisboa, e cada grupo será acompanhado por instrutores da CorrerLisboa. Para se inscreverem, basta irem aqui. Está lá tudo explicado.

O primeiro treino solidário, em que estive presente, aconteceu no dia 25 de Maio, e serviu para apoiar a Fundação do Gil. Estiveram presentes quase 200 pessoas. Vamos tentar que este número cresça. E que o treino seguinte tenha ainda mais gente. E o outro ainda mais. São ajudas pequenas de cada um, mas que, no final, contam muito para quem as recebe. É uma forma de, todos, podermos ajudar alguém a viver um pouco melhor.

No final do treino, haverá águas, fruta fresca biológica cedida pelos supermercados Brio e serão sorteados três pares de ténis de corrida da Adidas, um por cada grupo. Até dia 15 haverá seguramente mais gente a juntar-se a esta iniciativa, mais gente a querer contribuir. Conto com todos vocês. E a Acreditar também.

Deixo o convite.

10 Comentários

  1. Sou voluntária da Acreditar e também Barnabé. Fico muito feliz por ver esta inciativa acontecer, e só tenho pena ser do Porto caso contrário estaria presente 🙂

  2. Boa tarde SRC – para ser dador de medula e se ficar inscrito não é preciso ''dar sangue''. faz-se uma recolha como nas análises, é só um bocadinho, para analisarem e ficar na base de dados. Compreendo que em termos logisticos seja complicado, mas essa ''desculpa'' que estão a dar é mesmo uma desculpa.

  3. Boa tarde "Anónimo"
    em nome do Correr Lisboa, devo informar que a ideia de fazer recolhas de sangue / medula óssea no dia do treino solidário era boa, mas não é viável.
    Contactámos o Serviço de Promoção à Dádiva de Sangue e foi-nos dito que não era possível fazer recolha em eventos desportivos porque os participantes estão sujeitos a esforço físico.
    No entanto, agradecemos a sua sugestão e aproveito para convidá-lo a estar presente no treino e correr (ou caminhar) e ajudar a Acreditar com material escolar.

    Melhores cumprimentos,
    Sandra Ramos Claro
    http://www.correrlisboa.com
    http://www.facebook.com/correrlisboa

  4. Não sou de Lisboa não posso ir correr. Mas vivo em Coimbra e vou hoje dar o meu contributo à Acreditar, como faço muitas vezes. Sou voluntária na Casa 🙂 Ajudo com os deveres, arrumo os quartos, ajudo na cozinha, brinco com eles, ensino, pego ao colo, dou mimo quando pedem…. 🙂 Estou lá para o que precisam 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA