The Americans

0
2664
A tensão entre o falso casal é um dos plots mais interessantes da série

Começou a 30 de Janeiro nos Estados Unidos uma série que é apontada pelos críticos como o novo “Homeland” (ou “Segurança Nacional”, por se chama em Portugal). Já vi os dois primeiros episódios e estou rendido.

A série chama-se “The Americans” e passa-se no início dos anos 80, em plena Guerra Fria, e numa altura em que Ronald Reagan, recém-chegado à Casa Branca, aumenta a pressão política sobre a União Soviética, o que levou a que se temesse uma eventual guerra nuclear. Um tradicional casal americano vive num bairro habitacional de classe média, com os dois filhos, e são o típico par de cidadãos exemplares e felizes. Só que escondem a verdadeira identidade e missão. Eles são soviéticos, foram colocados nos anos 60 nos Estados Unidos como espiões do KGB, e a vida de casados faz parte do disfarce, apesar de terem tido dois filhos e de se relacionarem sexualmente.

E este é um dos lados mais interessantes da série, e que em muito a diferencia de “Homeland”. Neste casal, tudo é conflito. Há conflitos internos, já que ambos se habituaram ao estilo de vida americano e aprenderam a apreciá-lo, há conflitos com os filhos, que se renderam à cultura e aos heróis americanos, há conflitos um com o outro, já que ela é mais fanática e profissional do que ele, mais humano e, também, apaixonado por ela. O trabalho como espiões obriga-os, por exemplo, a envolverem-se sexualmente com potenciais fontes de informações, e esse tipo de coisas vai criando tensões na mesma medida em que o afecto e o amor se evidenciam.

Esta quinta-feira, na TENTAÇÕES, a revista cultural da SÁBADO, assino um texto sobre a série, para quem quiser saber mais.

Estreará em Portugal na Fox, já esta Primavera.

1 Comentário

  1. Adorei a dica! A série dá nos USA quarta a noite, ontem foi o 5º episódio e já o vi hoje! 🙂 Fabulosa!

    Andei aqui no blog a procura de mais sugestões de séries, sendo que sigo umas quantas on time e neste momento nao tenho mais para ver.

    Ha 2 que adoro que calculo que vejas, mas de facto não as vi referidas no blog. São:

    Scandal – Vai na season 1, 15 episódio com a Kerry Washington e é da criadora de Grey's Anatomy. Manobras de bastidores na casa branca. Gosto imenso e tou em pulgas para ver o próximo episódio. A trama por detras de toda a série é super actual.

    The Good Wife – Vai na season 4. Adoro. Intriga em Chicago que mete firmas de advogados e eleições.

    Ficam as minhas sugestões!

    Marta

  2. Adoro a série! Comecei a ver esta semana por curiosidade e estou viciada. Sim, concordo plenamente contigo: a tensão entre o casal é fascinante. É uma das principais razões que me faz ver 🙂

    A.

  3. Gosto muito de Homeland, falta-me o último episódio da segunda série para acabar. Realmente a história "base" faz lembrar homeland, de resto não posso acrescentar mais nada

DEIXE UMA RESPOSTA