Há muito que se discute na blogosfera a questão dos posts comerciais. Muitos leitores são contra a sua existência, outros defendem que podem existir mas devem estar identificados como tal e há também os que não se incomodam nada com isso, já que os bloggers é que decidem o que publicam nos seus espaços, e um post, ainda que comercial, pode ser interessante, desde que seja bem escrito. A exposição grande de alguns blogues leva, naturalmente, a que as marcas os procurem para promoverem os seus produtos. É a lei da publicidade e do marketing. As marcas querem estar onde sabem que as pessoas estão.
Hoje em dia, cada vez mais as pessoas abandonam o papel e viram-se para os sites, as aplicações no mobile e os blogues, e é aí que as marcas querem estar. Até aqui, tenho seguido uma regra para o meu blogue: falo das marcas que entendo unicamente porque gosto dos produtos e acho interessante partilhá-los com os meus leitores. Já recebi muitas ofertas de que não falei aqui porque entendi que não deveria falar, ou porque não tinha nada a dizer sobre elas, ou porque não achei os produtos assim tão interessantes, ou simplesmente porque achei que eram coisas que pouco ou nada tinham a ver com os assuntos que normalmente abordo aqui. Segui exatamente a mesma regra na revista que editei durante três anos, a Tentações, publicada semanalmente com a SÁBADO.
Na conjuntura atual, é cada vez mais importante para um blogger poder criar o seu próprio emprego usando o espaço que detém e que é procurado por muita gente. Só que é impossível viver de um blogue se ele não trouxer rendimentos, e só há duas formas de rentabilizar um blogue: através da publicidade de banners e de posts comerciais. Há alguns anos que este blogue tem publicidade através de banners laterais, que nada têm a ver com os conteúdos editoriais. Como em qualquer revista ou jornal, existe um departamento comercial que trata dessa parte e insere os anúncios diretamente no blogue, sem que eu tenha qualquer interferência nisso. De resto, e até por obrigações profissionais, tenho rejeitado todas as ofertas que me têm sido feitas para escrever posts comerciais. Ou seja, tenho rejeitado muito dinheiro para poder manter o blogue livre de posts comerciais. Isto obriga-me, claro, a procurar outras fontes de rendimento, e a trabalhar para terceiros, quer como jornalista, quer como guionista.
Entendi, no entanto, que a partir do próximo dia 19 de Julho as regras vão mudar, e quando as regras mudam sinto-me no dever de informar os meus leitores sobre quais são as coisas que vão mudar. Como gosto de manter a minha total independência para falar do que bem entendo, resolvi passar a aceitar a publicação de posts comerciais no blogue, sendo que os mesmos serão feitos por um colaborador externo, e terão sempre a indicação de que são posts comerciais. Ou seja, qualquer pessoas que os irá ler saberá que são posts pagos ou encomendados por marcas. Ainda assim, procurarei sempre aceitar apenas posts sobre artigos que me pareçam interessantes e de alguma forma ligados aos temas que abordo no blogue. Não irão ler artigos sobre detergentes ou pensos higiénicos, mas podem ler textos sobre gadgets, viagens, carros, filmes, moda, exercício, sempre numa perspetiva que me pareça interessante para quem lê o blogue. O facto de um post ser comercial não quer dizer, obrigatoriamente, que seja desinteressante. Há imensos produtos novos a chegar ao mercado todos os dias e muita gente estará, seguramente, interessada em conhecê-los. Aqui, poderá conhecer apenas os que, na minha opinião, merecerem ser divulgados com a certeza de que toda a gente saberá se o post é ou não comercial.
Isto dar-me-á liberdade para poder continuar a escrever à vontade sobre as coisas de que gosto, de forma a que toda a gente perceba que não existe um interesse comercial por trás. Ou seja, se eu, O Arrumadinho, assinar um texto em que falo sobre os novos ténis de corrida da Adidas, sobre um restaurante onde fui, sobre um livro que estou a ler, será porque gosto efetivamente dessas coisas, e não porque estou a ser pago para falar delas. Pelo contrário, quando esses temas tiverem a indicação de que são posts comerciais os leitores saberão que são escritos por um colaborador externo e que foram pagos pelas marcas referidas.
Mas há blogs em que escrevem sobre um local onde estiveram e colocam os Links simplesmente para que as pessoas possam espreitam e ver o site por elas mesmas, não quer dizer que o blogger esteja a “fingir” ao dizer que foi ele que pagou.
Como jornalista sabes que estás a fazer um uso abusivo da palavra publicidade. Para ser publicidade tem de ter o intuito de divulgar o produto/serviço, num derteminado local (por ex. blogue), e ser pago pela marca/empresa. Publicar que se gosta muito de Coca-Cola e dizer que é publicidade… É usar a palavra num sentido muito lato, não achas? Também eu ficava o dia todo a falar sobre isto. 🙂
Só uma pergunta…. alguém acha mesmo que a Dior/Prada/Chanel etc oferece ou paga á Pipoca para aparecer com malas da marca?! A serio??? Não será mais provável a própria vida dela ter evoluído para melhor com a projeção do seu blogue,e com isso ter poder de compra para adquirir artigos dessas marcas?! Gostaria de ver quem usa Zara e Primark ao estar nessa mesma situação a não comprar marcas do segmento de luxo só para que os leitores do blogue não se deixem de identificar com o mesmo…Eu acho que a Pipoca continua a ser a mesma,nota se que houve uma evolução sim mas ainda bem….gosto sempre de ver pessoas merecidamente a receber sucesso com o que fazem. Quanto aos posts comerciais….irrita me muito mais as fashion bloggers de 19anos que aconselham anti-rugas e dizem que adoram não referindo ser um post pago…considero que isso sim é mandar areia para os olhos mas no fundo….só compra quem quer,nao é por a Pipoca dizer que é muito bom que vou a correr comprar…mas isto sou eu! Para finalizar gosto muito do seu blog, não lhe reconheço a arrogância de que falam e acho as suas opinioes muito bem fundamentadas (o que não quer dizer necessariamente que concorde com elas), nisto dos blogues as pessoas tendem a perder a racionalidade/bom senso infelizmente … continue assim:)
Obrigada. Assim ficamos a saber que os posts quando forem comerciais são de marcas que não recomendas, porque nunca falaste delas sem ser com a informação de que são comerciais. Percebido.
Entao agora a pipoca nao pode usar pecas de valores mais elevedos de marcas que financeiramente ele pode e nao?
Ela da exemplos aos quais podemos tirar ideias e usar pecas mais acessiveis.
Tal e qual!
O meu “problema” com os blogs comerciais está relacionado com os que fingem não ser comerciais…Do genero:ahhh….este fim de semana apeteceu-me levar a familia para o resort xis (com link) e foi tão maravilhosa, lá têm xis e xis e xis (mais links)…e depois mostram as fotos da suite do resort e tal e tal, como se fosse um post normalissimo sobre alguém que foi passar um fim de semana em familia a um resort que escolheu, que pagou e do qual pode dizer cobras e lagartos porque não tem nada a dever.Não gosto de fingimentos.Mais vale logo dizer:foi-nos oferecido um fim de semana neste resort que tem isto e isto e isto…as pessoas não são parvas.
Muito provavelmente porque o que irá receber dará para pagar ao colaborador e ainda lucrar.
Arrumadinho, obrigada pela tua sinceridade!
Eu também vou ser sincera. Odeio publicidade e posso dizer que 99% das vezes não me conseguem influenciar com isso. Vou mais pela opinião das pessoas. Vou dar um exemplo: quando a pipoca antigamente dizia bem de um produto, eu acreditava que era bom. Agora já não acredito porque sei que muito provavelmente pode estar a ser paga para dizer isso. Quando preciso de um produto X, prefiro ir ver as reviews desse produto na amazon, os comentários de um hotel no booking e por aí fora. Odeio publicidade! Graças a Deus existem as box’s que nos permite passar a publicidade à frente!
Só tu saberás se no final compensa. Aliás, eu odeio publicidade, mas sei que há muita alminha que vai em todas 😉
“É quase quando nos chateamos a sério com um amigo que nos magoou mas gostamos de ir ‘cuscar’ o facebook dela.”
Ahah é mesmo isso! Sempre que lá vou, estou na esperança de voltar a ver fotos mais naturais, menos logotipos de marcas… sempre que vejo “este fds vou viajar a…”, alegro-me por ser uma viagem, mas logo a seguir apercebo-me que foi por ocasião do evento de uma marca qualquer e que vamos ter de levar com aquelas descrições todas “feitas” e as fotos de posers e mudo logo para outra página qualquer. Acho que a Ana ainda é das que mascara mais a publicidade, tenta dar o seu toque humorístico ao que escreve, mas não é a mesma coisa. Uma pena. Temo que isto dos blogs e da publicidade dê o boom em breve, já que se torna tão repetitivo levar sempre com os mesmos posts que as pessoas se vão começar a fartar.
Concordo a 100% . A Ana que nós conhecemos simplesmente desapareceu. Eu percebo que também seja dificil para ela. Agora que entrou no mundo VIP português, já não tem a liberdade que tinha para dizer o que bem lhe apetecia! Se ela tivesse começado o blog da maneira como está agora, eu garanto, nunca o blog A Pipoca mais Doce tinha crescido tanto. Continuo a ir lá mas por razões diferentes. É quase quando nos chateamos a sério com um amigo que nos magoou mas gostamos de ir ‘cuscar’ o facebook dela. Demasiado comercial, pouco humilde, enfim… perdeu a essência que o fez crescer.
Pensei o mesmo, até porque se vai ter publicidade para ganhar mais dinheiro, qual é a lógica depois de o gastar a pagar um colaborador?
Concordo em absoluto. Há 1 ou 2 anos atrás o blog era muito mais interessante. Agora faz demasiadas referencias diretas às marcas e é demasiado “politicamente correto”. Continuo a visitar diariamente, mas não é a mesma coisa. O mesmo se passa com o pipoca mais dois…
Ahaha, foi lindo ver os bebés com as pastilhas na mão. Uma tristeza
Subscrevo.Não altero nem uma vírgula! Apenas acrescento a constatação que até o Pipoca Mais Dois é – infelizmente, tendo em conta que se fala (ou falaria) da vertente de maternidade- puramente comercial. Praticamente só há posts novos para falar de alguma marca e não da partilha de experiências da maternidade com um tom mais pessoal.
Completamente verdade!
Apesar de achar piada ao que a Pipoca escrevia, fartei-me da quantidade dos posts comerciais e deixei de ler o blogue. É claro que eu sou a minoria, que sou avessa à publicidade. Gosto de espaços simples e caseiros, onde se fala de emoções e gostos pessoais desobrigados de qualquer tipo de dependência. É claro que posso sempre, como disse uma leitora ali em cima, optar por não ler o post patrocinado e seguir para o próximo… Obrigada pela sinceridade.
Ou seja: em vez de falar de um determinado produto, assinar o texto, e no fim dizer “*post patrocinado” é outra pessoa que escreve o texto e publicita o artigo/serviço, é isso?
Não me parece muito diferente das publicidades inseridas nas revistas, entre artigos, assinaladas com “Publicidade”. E digo isto no bom sentido: estando BEM assinalada – ou seja, não sendo preciso ler e procurar nas entrelinhas -, no seu caso pela abertura do espaço aos “anunciantes”, não vejo nada de mal. Parece-me uma atitude bastante clara e responsável.
Só não deixe que a publicidade invada o espaço :). Não vou muito à bola com o que escreve – mas também não sou das que lê só para criticar – mas acho este espaço agradável 🙂
Sempre a pautar pela transparência como nos habituou até agora, parabéns por isso!
Penso que os posts publicitários não têm de ser maus e podem realmente ser bastante interessantes … isto se forem escritos por si, o que pelo que entendi não será, é isso? Será outra pessoa a escrever esses posts? Um “colaborador externo”?
Concordo, ir ao blog da Pipoca ou ver os spots na Tv só tem uma diferença: na tv estão identificados 🙂 e na Tv eu gravo as séries e passo à frente, na Pipoca tenho de ler um pouco para perceber o que vai sair dali.
Realmente não se pode dizer que o que escreve não é verdade. A sensação que tenho é que o blog da Pipoca, que também sigo há imenso tempo, está assim mais vocacionado para a classe média-alta! Quer dizer, na conjuntura atual quantas seguidoras do blog da Pipoca podem comprar aqueles relógios e aqueles sapatos e aquelas malas que ela posta nos posts dos outfits? Eu sei que eu não posso – até poderia, mas depois passava fome durante um mês! – e amigas minhas que também seguem o blog partilham da minha opinião!
Obviamente é importante que, conforme evolui, o blog tenha um ar mais profissional e apresente fotos mais profissionais. E obviamente isso tem um custo acrescido, nomeadamente no que concerne às fotos profissionais, e esse custo tem que ser equacionado por quem faz de um blog a sua fonte de rendimento.
Mas nesse caso acho que seria interessante admitir que o blog procura um certo tipo de publico alvo, como o da pipoca parece procurar com tanto post sobre roupa de marca, cremes de marcas caríssimas, etc. etc. , e fazer um disclaimer do género “se ganhas mal procura outro blog que este já não é para ti!”
Pois comigo foi o oposto. Até deixei de ler o blogue da Pipoca a dada altura por achá-lo demasiado negativo e voltei recentemente com a reinvenção. Prefiro mil vezes o blogue dela assim e para quem diz que ela agora não escreve nada de jeito visitem outros blogues de destaque, tipo o The Blonde Salad ou até o Daily Christina que têm umas frases-tipo para não dizer que só têm fotos.
Entendido. Muito bem. 🙂
Relembro o fim de semana em que tudo o que é blogger dissertou, e mal, sobre pastilhas para maquina da louçã sem compostos nocivos para bebés, foi tão ridícula a enchente blogosferica que eu nunca compraria tal produto! Respeito as vossas opções mas a blogosfera fica muito mais pobre, digo-te eu que lia a pipoca desde os primórdios
Tal e qual…
Assino por baixo! Aliás, já comentei lá várias vezes que os textos que mais gosto são os que ela escreve sobre coisas não-comerciais, onde dá a sua opinião naquele jeito engraçado dela.
Acredito que o blogue dela tenha cada vez mais visitas, mas não são de leitores como eu. Eu interesso-me por textos genuínos e desses…aparecem por lá uma vez por mês. Apareciam com alguma frequência sobre o Benfica na época passada e já se sabe porquê, o Benfica não tem necessidade de pagar a ninguém para ser publicitado.
Nos moldes em que O Arrumadinho põe esta questão, eu até nem discordo de todo, apesar de achar que o blogue vai perder interesse. O problema n’A Pipoca Mais Doce é que os leitores se sentem meio que enganados e com razão. Sempre que leio um texto sobre algum produto sinto-me a levar um baile, porque a opinião não é genuína. Ou seja, se não fossem coisas oferecidas a Ana nunca as iria recomendar, a maioria. E acabamos por servir “só” para lhe dar dinheiro a ganhar com os acessos ao blogue, porque informação útil em troca tá de gesso…
Acredito que assim se ganhe mais dinheiro mas também acredito que talvez tenha tingido o topo e que a seguir se segue a fase de declínio, uma vez que leitores como eu vão perdendo o interesse. Digo eu, com os nervos. Mas é uma pena porque a Ana tem textos de 2004 e 2005 que são de ir às lágrimas de rir, uma pessoa tinha interesse em “seguir” a vida dela.
De qualquer das formas, força aí na maionese, Arrumadinho. Que corra bem, mas não nos dês baile!
Totalmente de acordo e é uma pena.
Fiquei com curiosidade em relação a um ponto: quem é esse colaborador externo e como se sabe que não é apenas um nick diferente?
Boa sorte com isso 🙂
Concordo 100% com o que foi dito!
Adoro o blog da Pipoca e acho sinceramente que esta cada vez melhor e mais próximo dos melhores blogs internacionais.
É por isso que gosto tanto de ler o que escreves! És honesto, não estás aqui para enganar ninguém! Com ou sem publicidade continuarei a vir aqui visitar-te!
http://fromportugaltonyc.blogspot.com/
Infelizmente, concordo a 100%. Acho que o blog da Pipoca perdeu imensa qualidade…
Sinto Saudades quando a Ana publicava fotografias dos looks com roupa acessível a quem lê o blog (zara primark) que tinha-mos a certeza que essas roupas eram dela pelo entusiasmo e o cuidado nas conjugações de peças. Agora? Agora, sei lá se não são as marcas que lhe emprestam as roupas para tirar a foto e por no blog… Saudades quando a Ana podia “falar” sem tem problema em ser falada e criticada. Agora? Agora, são umas boquitas aqui e ali a quem de facto não tem poder no social. Sinto de facto que o blog é mesmo a profissão da Ana e que os posts em vez de serem espontâneos e quando apetece e não de uma forma diária quase mecânica enfim perdeu-se a magia… saudades de blogs sem publicidade, a verdade é que ninguém vive do ar, é um facto!
Concordo com tudo, infelizmente!
Obrigada pela sinceridade e honestidade com que sempre se pautou!
Ana
Isso mesmo!
Um beijo
Boa Arrumadinho, há que aproveitar as oportunidades quando elas surgem! Concordo consigo no que toca aos produtos, acho que é mais interessante para quem o lê que sejam coisas que goste para que não sejam foram do contexto do blogue!!
Beijinhos,
diasdechocolate.blogs.sapo.pt/
Isto dava pano para mangas e já discutimos isto noutro texto teu.
De forma resumida, acho que aquilo que incomoda as pessoas é que os jornalistas façam publicidade. Se bem que se tratam de blogues pessoais onde existe um rosto e uma profissão. Se assim não for ninguém se incomoda. Mas a verdade é que os jornalistas passam a vida a fazer publicidade nas suas publicações. Se um escritor aceitar dar uma entrevista porque vai lançar um livro e quer que x perguntas sejam sobre o livro e que o livro apareça nas imagens, isso não é publicidade ao escritor e ao livro? O mesmo se aplica a um actor, um texto sobre um destino onde se aconselha um hotel ou sobre um restaurante. Quase tudo é publicidade.
E toda a gente faz publicidade. Qualquer pessoa que divulgue fotos da roupa nova da loja x ou do restaurante y no seu facebook ou instagram está a fazer publicidade. Toda a gente faz.
Acredito que as pessoas/consumidores estão cada vez mais inteligentes e sabem separar uma publicidade descarada de alguém que emite uma opinião, independentemente de ser pago, sobre algo que conhece. Para mim, a grande diferença está aí. Na capacidade das pessoas porque sempre haverá quem receba dinheiro para isto ou aquilo. Quer seja num blogue ou noutro formato qualquer. Cabe a cada um de nós ter a capacidade de perceber a informação e saber escolher aquilo que vê/lê/gosta.
Tal como tu, nunca recebi dinheiro para escrever um texto no blogue. Mas não censuro quem o faz. Quando sou convidado para algo, deixo isso claro no texto. Quando não faço menção nenhuma é porque se trata de algo de que gosto e que achei por bem partilhar, como é o caso da Mariana Abecasis. Pago as consultas, ela nem sabe que tenho um blogue, e farto-me de falar dela porque acho que merece isso mesmo.
Ficava o dia todo a falar sobre isto.
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Acho que os post ditos comerciais são uma realidade hoje em muitos blogs, se forem bem escritos e acerca de um produto que possamos utilizar, ou até ter algum tipo de simpatia ou gosto, acho que é perfeitamente normal!
O único problema dos blogs que começam a ter posts comerciais, é quando começam (como no caso da pipoca) a ver só euros à frente e o blog fica sem um unico texto de jeito e fica apenas um blog só de marcas, sapatos e os “tau taus” que gostaria de receber do Bruno Alves. É o único “contra” aos posts comerciais. Fica um blog fútil onde nada se aprende. E nós, leitores, sentimos isso. Quando vocês só querem vender e vender-se e não colocam nada de jeito. Hoje em dia vou ao blog da sua mulher, como vou ver a parte “vidas” do correio da manhã. lol
Estás a ser um homem íntegro. Parabéns!
Excelente atitude! Honesto e correcto. Parabéns.
Os posts comerciais são, no fundo, como qualquer outra publicação que faz. Se o tema interessa lemos, se não passamos à frente! Vai dar ao mesmo e sinceramente não vejo mal nenhum!
http://ocadernodeardnas.blogspot.pt/
Muito bem!
Olá Ricardo! Olha, tu que és um entendido em ténis, quais os que aconselhas para passar o dia em pé a fazer atividades com crianças? Vou participar numas férias jovens desportivas como monitora e preciso mesmo de uns ténis novos =)
Beijinho e obrigado
Sendo tu jornalista, podes fazer isso? Não foi a tua mulher que teve problemas com isso?
A questão dos posts comerciais é a seguinte: Sigo o blog da tua mulher desde 2004 e sempre me identifiquei imenso com o ela escrevia. Fosse pelos namoros, pelas viagens, pelas dificuldades financeiras de que ela falava etc… A partir do momento que ela começou a conhecer pessoas “do social” e que o blog começou a render o blog ficou meramente comercial e futil. Há muito tempo que os textos que ela escreve (quando escreve), interessam a pardais porque hoje em dia só quer vender. Aparecem N marcas, N fotos N futilidades e textos de jeito – nada. Claro que vou lá na mesma e gosto de deitar o olhinho mas já nao aprendo nada, o que é pena. De repente, o blog pareceu de uma pessoa acabadinha de sair da casa dos segredos. Aproveitou o BOOM pa se associar a marcas vender e vender e vender, ser “a melhor amiga” do socialite todo e mostrar o lado mais futil que existe. Uma pena, portanto.
Não fiques igual, por favor.