Segurança Social Directa

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Só para dizer que a Segurança Social Directa é o site mais ineficiente à face da terra.
Há um mês que ando a tentar tratar do meu processo da licença de paternidade pela internet e pelo telefone, mas nunca consegui resolver nada por via digital.

Primeiro, tinha de ter um NIB associado à conta online, mas não havia opção para inserir o NIB. Andei uma semana a tentar ligar para a linha de apoio, mas ouvia SEMPRE a mensagem “de momento, não é possível atender a sua chamada, por favor, tente mais tarde – isto depois de passar três minutos a ouvir todas as opções disponíveis). Tive de resolver o problema pessoalmente.

Depois, tentei enviar um documento digitalizado através do site. Em vários dias, recebi sempre a mensagem “ocorreu um erro, por favor, tente mais tarde”. Voltei a ligar para a linha de atendimento, e, de todas as vezes, levei com a lengalenga das opções e lá veio o “de momento, não é possível atender a sua chamada”.

Também já tentei ir resolver as coisas pessoalmente à Loja do Cidadão. Cheguei eram perto das 11h e já não estavam a entregar senhas para todo o dia.

Agora, quando voltar a Lisboa, terei de ir resolver as coisas pessoalmente, mas já fora do prazo que me deram. E o mais certo é vir a ter de pagar uma multa por causa disso.

E assim vai a nossa burocracia, assim vai o nosso avanço tecnológico.

44 Comentários

  1. Boa noite a todos,

    estava a ter o mesmo problema com um ficheiro para a licença de maternidade/paternidade. Com o google Chrome NÃO FUNCIONA. Experimentei com o INTERNET EXPLORER e funcionou. Comigo deu. E já me safei de uma longa espera para ser atendido num balcão. Para quem tem o mesmo problema, tentam com o explorer.

    Filipe

  2. É lamentável mas verdadeiro. A linha telefónica não funciona há quase um ano, desde que terminou o contrato entre a segurança social e uma qualquer entidade privada que atendia o telefone… Não, não é anedota.

  3. Ricardo, permite-me dizer que, mesmo assim , estás cheio de sorte. Ora lê:

    Se depois de todo esse trabalho, conseguisses entrar em contacto com o apoio telefónico, te dessem uma informação como correcta e explicassem o processo todo que terias de levar a cabo – incluindo ter de passar num balcão da segurança social -, te deslocasses à loja do cidadão onde estarias CINCO horas à espera (isto porque chegaste às 7h30, para ficares na fila e ter direito senha)… Se depois de tudo isto te sentasses na frente da funcionária da segurança social, explicasses o que ali te levava e ela, a rir, dissesse “isso não é possível… quem a informou dessa possibilidade?”. Se depois disto respondesses “informaram-me no atendimento telefónico da segurança social, o Segurança Social Directa…”…. Se depois disto (E A RIR) a funcionária te dissesse “Oh menina… por favor, toda a gente sabe que nessa linha telefónica, 99% do que dizem é mentira… eles mal têm formação, sabem lá o que dizem…”

    Consegues sentir uma pontinha da raiva que eu senti naquele momento? Posso garantir-te que nunca ninguém ouviu uma mulher a dizer tantos palavrões e a maltratar tanto um serviço na vida.

    Uma maravilha…

  4. Você faz ideia dos equipamentos que alguns serviços publicos dispõem? faz ideia do que é ter uma fila de dezenas de contribuintes para atender e não ter sistema um dia inteiro? "Este pc é lento" chega a ser pouco para descrever o material que temos. O que ainda vai valendo sao os colegas que trabalham 2 ou 3horas a mais por dia sem mais nada receberem,para porem em dia essas "divergencias que nao conseguem ver", para compensar o mau funcionamente diario dos sistemas informaticos. Mas o caro anónimo,que claramente fala com conhecimento de causa,deve ter toda a razao: claramente foi atendido por um "paspalho" incompetente,que nao mereçe sequer trabalhar,e que tem um qualquer prazer em não lhe facultar as informaçoes que pretende (quiçá,para prolongar a chamada consigo).

  5. Apesar de viver numa cidade grande onde todos os serviços públicos estão a abarrotar, de vês em quando tenho o privilégio de vir a uma cidadezinha de província onde tudo é diferente, onde tudo é tão mais calmo e se tem uma qualidade de vida muito maior. Mas depois não há empregos…

  6. Nem mais: "…alguns nem lá merecem estar…" pena é n fazerem agora uma seleção criteriosa. Os bons funcionários públicos agradecem e não têm medo! 🙂

  7. Dica para o erro no upload de documentos: fazer através do Mozilla Firefox…ao fim de dezenas de tentativas, consegui (há poucos meses atrás) que no atendimento telefónico me dissessem que só com esse browser se consegue fazer…vá-se lá perceber! espero que resulte…

  8. Ontem tive de ir a ss. Verifiquei q varias fecharam outras so por marcacao. La fui a loja cidadao laranjeiras. Tirei senha as 9h14, numero 118. Por volta das 11 horas ja nao era possivel obter a dita. Fui atendida as 16 h. Dos 8 espacos de atendimento estavam 3 a funcionar. Um so para prioritarios. Por volta do meio dia fui almocara casa: as 2 funcionarias que faziam atendimento geral atendiam uma media de 4 pessoas por hora. Voltei a tarde. Perdi um dia de ferias. Alguma vez o meu patrao acreditaria que passei quase 8 horas, uma jornada de trabalho, para pedir uma simples declaracao? Ai portugal portugal… ai doce passividade portuguesa….

  9. Por acaso, pedi a minha licença pela SS Direta em Maio e correu lindamente. Enviei toda a documentação pelo site e, pasme-se, até encontrei o sítio para pôr o NIB, vejam só! 😛
    E não precisei de ir a mais lado nenhum.

  10. Curioso!! Não sei como funciona neste momento a SS Directa, mas quando o meu filho nasceu, há sensivelmente 3 anos, tratei de todo o processo pela SS Directa e tudo correu bem, não tive que fazer nenhuma deslocação a um serviço de atendimento. Relativamente a outros assuntos, o mesmo tem acontecido, quando necessito de alguma declaração ou documento trato tudo pela SS Directa e corre tudo bem!!

  11. Cenário (aparentemente habitual):
    1) Precisava de uma declaração de dívida e tentei pedir via site, mas indicaram-me que precisava do num de identificação para me inscrever
    2) Como não sabia o número e no site não era possível pedir, liguei (consegui que me atendessem!) e lá me disseram que para me dizerem o meu número só ao balcão
    3) Cheguei ao balcão de Cascais às 8 da manha – espanto: já não havia senhas
    4) Lá utilizei a via "cunha" e pedi a um amigo que lá trabalha para me dizer o meu número (foi na hora)
    5) Inscrevi-me então no site e voltei a pedir a declaração. Resposta: "por favor dirija-se a um balcão"

  12. Funciona mal? naaaan que ideia. Situação genial e provavelmente comum a muita gente:
    1) Preciso de uma declaração de dívida da Segurança Social
    2) Vou ao site SS Directa, onde me dão a indicação de que preciso do número de identificação da SS
    3) Ligo para a linha (onde consigo que me atendam!) onde me dizem que para levantar o número só no balcão
    4) Vou a um balcão (as 8 da manha claro, porque mais tarde era impossível)e consigo o número – mas logo me dizem que para declarações é outra senha!
    5)Inscrevo-me então no site para depois pedir a declaração
    6)O site indica: "Para declarações de dívida por favor dirija-se a um balcão"

    E é isto.

  13. E o site foi melhorado ultimamente! Eu submeti um documento online e depois tive que fazer marcação no Areeiro, e a senhora do atendimento disse-me na cara que ninguém vê esses processos online… As Finanças estão um pouco melhor, mas a Seg Social é o terror…

  14. Eu na minha licenca fiz tudo online e nao tive problemas… As senhas na loja do cidadao acabam rapido é verdade mas nestas situacoes o melhor é ir com crianças.. as senhoras dao senhas o dia todo aos prioritarios… A loja do cidadao das larajeiras é a melhor a nivel de senhas.
    Mas por acaso nunca tive problemas com telefonemas para a seg social nem com a seguranca social direta… Deve ser agora q estao todos de ferias ehehehehe :p

  15. Eu tratei de tudo (para os dois filhos) pela segurança social directa e não tive problemas, embora concorde que o site está muito, muito mal feito.

    O sítio para introduzir o NIB está meio escondido, mas lá consegui introduzir e correu tudo bem.

    Enviar a papelada em formato digital também me deu problemas: tenta utilizar o IE (o Chrome deu-me problemas) e os ficheiros também não podem ser muito grandes (digitaliza a preto e branco e com a resolução minima para se conseguir ler).

    Apesar de tudo, no meu 2º filho (que nasceu este ano) já nem precisei de enviar a papelada em formato digital. No própio site já é possível preencher um formulário e submeter o processe por essa via.

    Boa sorte!

  16. Olá Ricardo!

    Há uns tempos tive um problema semelhante, também relacionado com o assunto da [minha] gravidez. Não conseguia inserir o NIB no separador Dados [não se esqueça que não pode ter espaço entre os algarismos – tenho a certeza que tentou assim, mas…] e não conseguia efetuar o envio de documentos. Este último dava erro porque o texto onde descrevia o documento que anexava excedia o limite de caracteres, limite este que não está especificado em lado nenhum [na altura, pelo menos, não estava]. Portanto, se o ficheiro que tenta anexar tem formato compatível, veja se excede o texto…

    Ah, o browser também é um problema. Há opções que só funcionam com o IE!

    Boa sorte e tudo de bom.

  17. Talvez consiga ajudar…
    Aconteceu-me precisamente a mesma coisa, quando tentei tratar da licença de parentalidade.
    Cada vez que inseria um documento aparecia o dito erro e uma pessoa desespera…
    Só após várias tentativas experimentei mudar de browser e resultou.Mudei do google chrome para o internet explorer e deu. Espero ter ajudado.

  18. Anónimo não são 15 dias… tenho marcado desde o dia 5 de Agosto e vou ser atendida dia 4 de Setembro!
    Tb pedi a reavaliação para o abono da minha filha… já foi dia 22 de Abril até agora nada!

  19. Eu tenho exactamente a experiencia oposta, das duas vezes que estive gravida correu tudo lindamente com os papeis da baixa e depois da licenca. Espero que consigas resolver isso rapido e boa sorte para a pessoa que apanhares no atendimento! *desculpa a falta de acentos, bug no pc

  20. Aconteceu comigo! É de perder a paciência! E só me pagaram a licença 5 meses depois…tudo de uma vez praticamente no fim da mesma. Há famílias que não podem esperar 5 meses…há contas para pagar mensalmente…

  21. Não será por estarmos em Agosto? Po acaso comigo o site sempre funcionou bem… tratei da minha licenca de maternidade sem sair de casa e depois também do subsídio de desemprego… até dei pulinhos de contente por não me ter de deslocar aos serviços e perder um dia inteiro…

  22. Por acaso tratei da licença de maternidade e depois o prolongamento da mesma através da Segurança Social Directa e foi rápido e eficaz, enviei os documentos tudo. Sou uma moça de sorte

  23. É pegar em si, ligar para o serviço de marcação do Areeiro e marcar um dia e hora para ser atendido. Pode perfeitamente fazê-lo do lugar onde se encontra, até porque não vai ter marcação para tão cedo.

    Quando lá estiver, faça uso do livro de reclamações e talvez a multa seja anulada.

    Há que nos fazermos à vida!

  24. Por acaso não tive qualquer problema com a SS directa, só uma vez tive de ligar para lá, atenderam-me rápido e bem. Aliás, o website não é dos piorzinhos à face da terra, o NIB pode ser colocado no nosso perfil – pelo menos era assim.

  25. segurança social é de bradar aos céus! eu sempre que quero enviar os documentos de entrada de um contrato numa empresa de que faço contabiolidade, perco tempos infinitos a mandarosa papéis por fax e perco tempo infinito a ligar para lá para confirmar se receberam o faz e vão dar seguimento ao processo
    e um email não? anexa um ficheiro rar ou zip e mandavam de la uma confirmação de recebimento e estava a andar…nãoooooooooooooooo..é muito difícil usar um pc para a malta geriátrica que trabalha na Segurança Social!!
    ainda hoje liguei para as finanças e a senhora diz do outro lado "este pc é lento..não consigo ver as divergências..daqui a nada vou mas é para casa!" assim na minha cara!!
    não se admite tamanha paspalhice nestes serviços público..! e depois ainda reclamam dos cortes e afins..alguns nem lá merecem estar quanto mais! não desfazendo dos bons profissionais que por lá andam!

  26. Olá Ricardo,
    Já havia felicitado a Ana pelo nascimento do pequeno Mateus e felicito-o a si também 🙂

    Também eu mãe do Martim que faz hoje 8 semanas e como tal, tive igualmente necessidade de tratar de tudo na SS, mas fi-lo on-line onde tudo sempre me correu bem 🙂 e não tenho qq razão de queixa. Desde o abono pré-natal bem como agora a licença de maternidade. A minha experiencia foi positiva 🙂

    Face ao outro ponto que levanta, o facto de não haver senhas às 11 da manha, sugiro que a Ana o acompanhe com o bebe. Sei que se torna aborrecido, mas têm prioridade e como tal, têm sempre senha 🙂

    Muitas Felicidades e que o Mateus vos traga sempre muitas Alegrias 🙂

  27. "Também já tentei ir resolver as coisas pessoalmente à Loja do Cidadão. Cheguei eram perto das 11h e já não estavam a entregar senhas para todo o dia."
    Tentou reclamar? Há dias saí do trabalho mais cedo e cheguei à loja do cidadão às 17:30h e já não estavam a entregar senhas para o cartão de cidadão. Ora se só fechava às sete não fazia sentido já não poder tirar senha e fui falar com responsável e depois de alguma espera lá fui atendida bem como uma fila de pessoas que esperavam atrás de mim! Às vezes temos é de "bater o pé" e reclamar! Mas concordo é triste a organização do serviços em Portugal.

  28. NEM ME FALE EM SEGURANÇA SOCIAL (Directa)!!!
    Cada vez que tenho que resolver alguma coisa relacionada com a SS perco a cabeça. É, para mim, o pior serviço público deste país.
    Eles fartam-se de dizer às pessoas para usarem as linhas telefónicas e tratar de tudo via digital, de forma a evitar filas e confusões nos balcões de atendimento. Pois sim!!! Não sei o que vale mais a pena. As linhas telefónicas são uma valente treta, nunca está ninguém para atender e, se se der o milagre, sai sempre o funcionário mais simpático e prestável [NOOOT] do call-center. É, no mínimo, vergonhoso.
    Mas o atendimento nos balcões não costuma ser muito melhor. Acho que lhes falta mais gente com tomates para reclamar, pedir o livrinho e lutar pelos seus direitos. Até eu, um dia destes, faço uso dele.

  29. Ricardo, não vá mais longe.
    O meu pai, que está reformado há uns meses, sempre pagou o escalão máximo de segurança social.
    Há dois anos, sem qualquer aviso, aumentaram a prestação em mais 100 €. Há três anos atrás +-, os meus pais esqueceram-se de pagar durante uns meses e portanto tinham cerca de 4000€ de dívida à seg Social mais os juros, claro.
    Receberam uma carta em casa a informar da dívida ao mesmo tempo que informaram que a reforma estava 'suspensa' até a dívida ficar paga. O meu pai foi à Seg Social para fazer um plano de pagamento da a dívida em prestações. Tudo maravilhoso.. até continuar sem pensão. Ou seja, ele estava a pagar a dívida DUAS vezes! Sabe quanto tempo demoraram até devolverem os três meses de pensão? UM ANO !! (e sem juros, claro)
    É como funciona o nosso país..

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