Hoje perdi a cabeça e fui comprar uns ténis de trail que andava a namorar há uns tempos. Andava inclinado para um modelo diferente, mas estavam demasiado caros, e optei por estes, muito parecidos, e um pouco mais em conta.
Claro que a reacção da minha mulher foi a esperada: são horríveis. E, quando chegar a casa, já sei que vem aí a segunda dose: “Outros ténis para correr? Mas já tens uns 10!”.
Vamos lá por partes.
Ponto 1: Já antecipando as observações caseiras, eu não tenho 10 pares de ténis de corrida. Tenho uns 7 ou 8, é verdade, mas três deles estão completamente gastos, uns não são adequados ao meu pé (foram oferecidos), outros estão apertados (ao fim de umas quantas corridas começaram a magoar-me, e só os uso para treinos curtos ou para ir ao ginásio), outros não são de corrida – apesar de parecerem. Ou seja, resumindo, tenho três pares, que uso regularmente, e que vou rodando para que não se desgastem, e não percam as suas qualidade amortecedoras e protectoras de ossos.
Ponto 2: estes são uns ténis de trail, e não de estrada. Todos os meus ténis são de estrada, mas como vou iniciar-me mais a sério no trail era importante comprar equipamento adequado. Em Dezembro, em Leiria, corri o meu primeiro trail, de 22 km, no meio da lama, com ténis de estrada, e só eu sei o que sofri e patinei, e tralhei. No final deste mês vou correr o Trilho dos Abutres, em Miranda do Corvo, e convém já ter um calçado próprio.
Ponto 3: Os ténis não são horríveis. São muito giros.
Ponto 4: Uma pessoa com 350 pares de sapatos não tem moral para fazer qualquer tipo de observação sobre o excesso de calçado alheio.
E pronto, é isto. Eu ainda não ouvi nada dela (só mesmo o “são horríveis”), mas isto é aquilo a que se chama um post preventivo.
Bem, espero que sejam realmente confortáveis…senão, que o caminho tenha tanta lama que disfarce o amarelo gritante… ele há cada gosto!!!
Boa escolha! e boa prova!
Tenho amigos que me dizem que a prova é dura.
Eu vou estrear-me nos Trilhos de Bucelas em Fevereiro, e em 12Km. Vamos ver como correm.
Para mim, e devido à minha pisada terá de ser o GT2170 Trail. Ainda estou a namorá-los.
Bons treinos
LisboetaCorredora
Eu vinha sugerir o oh meus deus de manteigas (166kms) mas vi que já o fizeram antes 🙂
TÉNIS!!!!!
TÉNIS!!!!!!!!!!
Eu assumo: odeio correr! Corro 30 segundos para apanhar o combóio e vou a arfar de Oeiras até ao Cais do Sodré 😀
Mas os ténis são giros!!!
É isso mesmo Ricardo.
Cada um compra o que gosta e acha que precisa.
O que seria se lhe dissesses que os sapatos que compra são horríveis?
vidademulheraos40.blogspot.com (http://vidademulheraos40.blogspot.com/).
FARTA DE CONFUSÕES ACERCA DE REGIONALISMOS:
SAPATILHA
1. Sapato de sola fina e flexível de corda ou de borracha.
2. Sapato desportivo = TÉNIS
3. Sapato de sola muito fina e flexível, com ou sem biqueira reforçada, usado por bailarinos
4. [Música] Sapata dos instrumentos de música.
TÉNIS
1. [Desporto] Jogo de bola com raquetas, num campo apropriado, dividido ao meio por uma rede.
2. [Desporto] Sapato desportivo, em lona ou material semelhante e com sola de borracha = SAPATILHA
Ou o Arrumadinho esta a caminho de uma carreira de BAILARINO, ou até está correto quando usa a palavra TÉNIS! Nada como ir ao dicionário………..
Caro anónimo, é uma expressão Lisboeta sim e qual o problema?! eu por acaso nasci em Guimarães e moro no Alentejo a alguns anos…e não considero que a expressão possa ser ofensiva para o "pessoal do Norte"…mas, enfim…sempre as mesmas rivalidades! à que entender os regionalismos e por aqui são TÉNIS e por aí são SAPATILHAS! O meu comentário apenas surgiu para mostrar que o Arrumadinho não cometeu nenhuma incorreção no nome usado, tal como o mostrou no seu comentário e, igaulmente, para dizer QUE OS TÉNIS SÃO LINDOS! parem de vir para aqui com chamadas de atenção e criticas…os blogs servem para nos distrairmoooooooossssss! PORRA! e isto é uma expressão alentejana lol
Da-lhe com o xicote Ines 🙂
Ahaha muito bom 🙂
"O pessoal do norte". Que expressão tão lisboeta! Do melhor, realmente…
Vens à minha terra? Gosto disso. 🙂
Btw, até são giras as sapatilhas. 😛
Parabéns pelo blog, leio há muito e gosto muito do que escreves. 🙂
Vais à minha terreola, a Miranda do Corvo? Eh eh! É desta que Miranda entra no mapa! Boa corrida! (os xanatos são altamente 😉 )
são BRUTAIS os TÉNIS 🙂 sapatilhas lol é para o pessoal do Norte, não sejam implicativos…..lol muito bom gosto!!!! Mónica
Adorei!! Apostar na prevenção é sempre positivo ;o)
No fim do Trilho, para repor energias, aconselho, recomendo o jantar/almoço no Burgo (Lousã – home sweet home), que fica num sítio giríssimo e é dos melhores na região. Não se vão arrepender!
Ehehehehee
Gosto! e Salomon é MUITO BOM!
boa escolha e boa atitude a de prevençao! :p
Vá… Não são muito bonitinhos à primeira vista, mas tenho a certeza que no pé ficam bem mais bonitos. =) E verdade seja dita que os ténis de trail são todos um pouco estranhos a nível estético, mas sou da opinião que quando não dá para juntar beleza e qualidade… vamos pela qualidade! 😉 Boa sorte para as provas!*
Não acho nada horríveis e o meu marido anda a namorá-los! Horriveis são uns que ele gosta e quer comprar, os não sei quê fingers…aqueles com espaço para cada dedo do pé. Isso sim é HORRIVEL.
Eu eu também sou portadora de largas dezenas de sapatos (não tantos como a Ana) e também estou sempre a dizer ao homem que tem muitos ténis. Tem uns 2-3 pares de corrida, mas depois tem os de futebol com pitons, futebol de salão, para ténis/squash…fora os do dia a dia.
Compreendo essa paixão com calçado desportivo.
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Estes Salomon são mesmo qualquer coisa de…………., não tenho palavras. Digamos que são especiais. Espero que o conforto seja proporcional à "beleza".
Olá Ricardo bem vindo ao trail running,
há imenso tempo que sou leitor assiduo do teu bblog. Também estarei no trail dos abutres(45km) e espero poder encontra-te po lá, no trail ao contrário da estrada os kms passam mais devagar mas o tempo passa mais depressa!
Quanto ás speedcross, em rocha molhada perdem muita aderencia,mas não deixam de ser uma boa opção.
bons trails e disfruta da natureza
Já tens os ténis falta o bling bling…
LOL
Eu não acho horríveis, acho até que são bem giros (mas o que interessa é que sejam bons).
São bem giros! e quanto ao facto de serem luminosos como dizem aqui, até é bom são dois em um! E concordo consigo quando diz que quem tem 350 pares de sapatos….dizer que tem 10 pares de ténis…..o que vale é que vocês se completam!
Então é assim:
Acertaste na marca que é, para mim, a melhor nestas coisas do Trail! Quanto ao modelo, é óptimo para o Inverno e para a lama, mas no verão vais ficar sem piso num instante!
Tens, obviamente, que comprar umas SAPATILHAS para o verão… 🙂
Eu tenho o modelo XTWings e parece que levo uns sofás para os trilhos!! Tenho a certeza que vais sentir o mesmo com essas pois senti isso com todas as Salomon que já tive.
Aos Abutres não vou mas um mês depois estou batidinho no Sicó que é um espectáculo de prova e tem uns abastecimentos que são do melhor! Podes lambuzar-te com queijo, requeijão, mel, escarpiadas, etc… um sonho!! 🙂
Abraço e boa prova.
Então é assim:
Acertaste na marca que é, para mim, a melhor nestas coisas do Trail! Quanto ao modelo, é óptimo para o Inverno e para a lama, mas no verão vais ficar sem piso num instante!
Tens, obviamente, que comprar umas SAPATILHAS para o verão… 🙂
Eu tenho o modelo XTWings e parece que levo uns sofás para os trilhos!! Tenho a certeza que vais sentir o mesmo com essas pois senti isso com todas as Salomon que já tive.
Aos Abutres não vou mas um mês depois estou batidinho no Sicó que é um espectáculo de prova e tem uns abastecimentos que são do melhor! Podes lambuzar-te com queijo, requeijão, mel, escarpiadas, etc… um sonho!! 🙂
Abraço e boa prova.
Olá, podia dar umas dicas de tenis para caminhar com preços acessiveis.Muito obrigado.
xana
bom dia Ricardo, há muito tempo que sigo o teu blog apesar de nunca ter deixado nenhum comentário, faço agora porque já vi que o bichinho do trail running vai pegar.
Tambem sou um adepto das corridas e em especial do trail running, onde os kms passam mais lentamente mas o tempo passa a voar!
Também lá estarei na ultra dos abutres, depois aconselho-te o oh-meus-deus da serra da estrela, a ultra serra da freita e claro aqui bem perto de mim no alto minho o grande trail da serra de arga
Quanto ás speedcross tem que ter cuidado porque em pedra molhada perdem muita aderência.
Espero poder encontra-te no dia da prova, faço votos que disfrutes da corrida.
Bem giros! Estou a precisar de uns!
Bom dia. Esse grande prémio é prova de estrada? Onde é?
São espetaculares e vão ficar super bem com a t-shirt? Podias ter dito, que a nossa equipa OFFtel runners/JV tem descontos na loja Salomon em Leiria
Eu axo-os mto mto giros!!!
são de facto horrorosos
Gostei do ponto 4 🙂
As Sapatilhas são muito giras, gostei ;)Eu que me ando a iniciar na corrida e que já ando a pensar nas sapatilhas de corrida que tenho de comprar pois as minhas estão gastas.
Ténis? Onde? Em bom português isso são sapatilhas! E giras por sinal :))
Rui, vou aos 22 porque no dia seguinte vou ao Grande Prémio Fim da Europa, de 17km.
Também comprei recentemente uns ténis para trail (ASICS Trabuco 14) que já testei e gostei bastante, mas a reacção cá em casa foi a mesma "mais uns ténis para correr?". 🙂
Bons trilhos e poucos tralhos com os novos Salomon. E expliquem às senhoras que os ténis para correr não precisam de ser bonitos, têm é que ser adequados aos nossos pés, para nos evitarem algumas mazelas.
De facto, são horríveis! A mulher tem toda a razão.
Sapatilhas Arrumadinho!! SA-PA-TI-LHAS! 🙂
Olá. Vais a que prova? 22 ou 45km?
Eu vou à grande! Vemo-nos lá…
Abraço
Ó Arrumadinho, desculpa lá mas a tua querida mulher tem toda a razão, são mesmo horríveis!
Acho que com isso nem precisas de lanterna á noite, pois de certeza absoluta que dão luz.
Claro que o meu marido os achou espectaculares, mas olha é só a minha modesta opinião.
Não fiques chateado por favor.
Beijinhos
Ps: Pipoca se leres isto, dou-te uma sugestão; esconde-os e finge que o Manolito lhes chamou um figo…
Isto que chamo um homem precavido!
Dá vontade de ir até a Pipoca e dizer: seja doce…
Boa sorte… na próxima corrida!
Abraços
Mila
Parecem interessantes, mas não sou especialista em matérias de trail (a minha especialidade são estudos económicos alegadamente produzidos pelas Nações Unidas). Tenho um par de ténis para trail (uns Nike Alvord 10 GTX), que são ideais para o tipo de corrida que costumo fazer fora de estrada. De qualquer forma, boa sorte com esses ténis.
Terriblessss…
A tendência é para cada vez comprares mais, umas boas sapatilhas são importantíssimas para uma boa corrida!
Boa sorte para o Trilho dos Abutres, o meu pai também vai fazer, fez o ano passado e adorou! E trouxe fotos lindíssimas 😉
A cor é que… 😉
Confirmo! Já não me lembro bem o que postaste, mas sei que mostrei ao gajo (um doido de maratonas e trails) e a resposta foi algo como "e chegou inteiro? com essas sapatilhinhas deve ter patinado pouco, deve!!" 🙂 Portanto, se ajuda para qualquer coisa, eu que entendo a dor pipoquiana, penso que fizeste muito bem. 🙂
Por acaso são bem lindos! 🙂
São giríssimos, boa compra… digo eu que sou fã de sapatilhas/botas da Merrell, Salomon, Five fingers, Asolo, Columbia… and so on. Ahhh e uma "gaja" de caminhadas em trilhos e o calçado adequado faz toda a diferença. A Pipoca vai entender 😉