Este ano portei-me razoavelmente bem e consegui ver quase todos os filmes candidatos aos principais óscares. Não foi um ano incrível, mas não foi dos piores. Há alguma coisa interessante, pouca coisa memorável e épica, mas ainda assim deu para passar uns bons momentos no cinema.
O filme que mais gozo me deu ver foi “Whiplash”, se bem que compreendo que não tenha dimensão para um óscar de melhor filme. Terá, seguramente, o óscar para melhor ator secundário, para J. K. Simmons. O filme que achei mais bonitinho foi “A Teoria de Tudo”, que também não deverá levar o óscar, mas, uma vez mais, tem um troféu reservado: o de melhor ator, para Eddie Redmayne.
O filme que mais me preencheu foi Boyhood. É um filme simples, intimista sem ser introsivo, que fala sobre as várias fases da vida, sobre como a vida nos passa, com momentos que são quase sempre normais, mas que Richard Linklater filma como poucos. Podem ler aqui a crítica que escrevi ao filme na NiT.
Gostei do Birdman, acho que será o filme escolhido pela Academia, se o for não ficará mal entregue, mas não é daqueles filmes que queira voltar a ver. A realização de Iñarritu é genial, a interpretação de Michael Keaton é incrível, o argumento é fantástico, e por tudo isto se perceberá o Oscar, mas, ainda assim, falta-lhe aquele químico que me liga aos filmes, que me faz ter por eles um carinho diferente, como tem “Boyhood”.
Deixo, então, o meu palpite para hoje, e para as principais categorias.
Melhor Filme:
O que acho que vai ganhar: “Birdman”
O que queria que ganhasse: “Boyhood”
Quem pode surpreender: “Grand Budapest Hotel”
Melhor Ator:
Quem acho que vai ganhar: Eddie Redmayne (“Teoria de Tudo”)
Quem queria que ganhasse: Eddie Redmayne (“Teoria de Tudo”)
Quem pode surpreender: Steve Carrell (“Foxcatcher”)
Melhor Atriz:
Quem acho que vai ganhar: Julianne Moore (“O Meu Nome É Alice”)
Quem queria que ganhasse: Julianne Moore (“O Meu Nome É Alice”)
Quem pode surpreender: Rosamund Pike (“Gone Girl”)
Melhor Ator Secundário:
Quem acho que vai ganhar: J.K.Simmons (“Wiplash”)
Quem queria que ganhasse: J. K. Simmons (“Whiplash”)
Quem pode surpreender: Mark Ruffalo (“Foxcatcher”)
Melhor Atriz Secundária:
Quem acho que vai ganhar: Meryl Streep (“Into the Woods”)
Quem queria que ganhasse: Laura Dern (“Wild”)
Quem pode surpreender: Patrícia Arquette (“Boyhood”)
Melhor Filme de animação:
O que acho que vai ganhar: “Os Monstros das Caixas”
O que queria que ganhasse: “Os Monstros das Caixas”
Quem pode surpreender: “Big Hero 6”
Melhor Fotografia:
O que acho que vai ganhar: “Birdman”
O que queria que ganhasse: “Grand Budapest Hotel”
Quem pode surpreender: “Grand Budapest Hotel”
Melhor Realizador:
Quem acho que vai ganhar: Alejandro Iñarritu (“Birdman”)
Quem queria que ganhasse: Richard Linklater (“Boyhood”)
Quem pode surpreender: Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel”)
Melhor Documentário:
O que acho que vai ganhar: “CitizenFour”
O que queria que ganhasse: “The Salt of Earth”
Quem pode surpreender: “Virunga”
Melhor Montagem:
O que acho que vai ganhar: “Grand Budapest Hotel”
O que queria que ganhasse: “Whiplash”
Quem pode surpreender: “Boyhood”
Melhor Montagem:
O que acho que vai ganhar: “Grand Budapest Hotel”
O que queria que ganhasse: “Whiplash”
Quem pode surpreender: “Boyhood”
Melhor Filme Estrangeiro:
O que acho que vai ganhar: “Leviathan”
O que queria que ganhasse: “Timbuktu”
Quem pode surpreender: “Timbuktu”
Melhor Argumento Original:
O que acho que vai ganhar: “Boyhood”
O que queria que ganhasse: “Boyhood”
Quem pode surpreender: “Birdman”
Melhor Argumento Adaptado:
O que acho que vai ganhar: “Teoria de Tudo”
O que queria que ganhasse: “Teoria de Tudo”
Quem pode surpreender: “Whiplash”
Melhores Efeitos Visuais:
O que acho que vai ganhar: “Intestellar”
O que queria que ganhasse: “Guardiões da Galáxia”
Quem pode surpreender: “Guardiões da Galáxia”
* intrusivo
*intrusivo.
Pensei que o Óscar de Melhor Filme ia para Boyhood por ter sido filmado durante 12 anos. Mas achava que o único capaz de disputar o prémio seria Birdman. Senti o mesmo que o Arrumadinho relativamente ao filme, acho que não consegui criar nenhuma relação com o filme ou com as personagens. No entanto acho que é uma óptima experiência cinematográfica, tem uma realização muito distinta e mereceu os outros prémios que recebeu.
O meu favorito foi Whiplash, com um orçamento de apenas 3,3 milhões de dólares e filmado em 19 dias, Damien Chazelle (de apenas 29 anos à altura das filmagens) fez um excelente trabalho. JK Simmons tinha de ganhar o Óscar de Melhor Actor Secundário. Miles Teller tem também um bom desempenho e acho que merecia uma indicação, a maioria das cenas são mesmo filmadas por ele e temos direito a sangue, suor e lágrimas a sério!
Gostava também de ter visto Rosamund Pike premiada como Melhor Actriz Principal, é dos raros casos de que é a mulher que faz o filme e não o filme que faz à mulher. Tem uma interpretação sublime. Nada a dizer relativamente à premiação de Eddie Redmayne que também era óbvia e muito merecida!
Também concordo quando diz que não foi um ano fraco mas também não foi um ano de filmes épicos. A característica que mais me agradou nos nomeados foi o facto de terem quase todos baixos orçamentos e o facto de 7 dos 8 nomeados serem produções independentes (apenas Sniper Americano destoa do grupo).
Quase em cheio nas principais categorias.
Ainda me faltam ver alguns filmes mas dos que vi: “Whiplash”, “Birdman”, “Boyhood” e “Teoria de Tudo” não achei que nenhum merecesse o Óscar de melhor filme, mas dos 4 o melhor é o “Birdman” pela realização. Acho que ficaram de fora o “Intestellar”, “Fury” e o “The Judge” que tivesse outro ator no papel principal estava lá de certeza, não é que Robert John Downey Jr tenha estado mal, mas é acho que não o levam muito a sério.
Muitos palpites, que ganhe o melhor!
Achei o Birdman um grande filme (apesar de não concordar com a nomeação da Emma) e acho que o Óscar ficou bem entregue. É bom ver que a Academia ainda consegue premiar filmes originais e inovadores e que não tende sempre para as biografias melodramáticas do costume (representadas este ano por A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação — que não são maus filmes, atenção.).
“Quem pode surpreender: Patrícia Arquette (“Boyhood”)” — este Óscar não foi de todo uma surpresa, ela era a grande favorita e ganhou todos os prémios anteriores.
Já eu….para não variar…fui muito pouco IN: g/a+blogger+menos+in+do+peda%C3%A7o
http://daspalavras.blogs.sapo.pt/ta
Mas acerte no Óscar do tipo que se encarquilha!
Foi quase tudo ao lado =/
Arrumadinho viste o filme relatos selvagens? Está nomeado para melhor filme estrangeiro, fiquei maravilhada com o filme, é tão bom. Obrigado
eu acho que o Boyhood ganha o melhor filme, mas sinceramente não achei nada de especial. nem o Birdman. os que mais gostei foram o Teoria de Tudo, o Grand Budapest Hotel e o Imitation Game. acho que os Óscares de atores vão para o Eddie Redmayne, a Julianne Moore, a Patricia Arquette e o JK Simmons. e espero que o Ida ganhe melhor filme estrangeiro
Eu pessoalmente não consegui gostar de Birdman apesar de ter quase a certeza que irá ganhar a categoria “Melhor Filme”. Fiquei foi apaixonada pelo Selma e pelo O Jogo da Imitação mas, infelizmente, não têm hipóteses.