Olha, vai-se a ver e no Porto é igual

0
4542

O Benfica sagrou-se ontem campeão nacional de basquetebol, ao derrotar o FC Porto, no pavilhão do Dragão. Claro que houve confusão. Claro que houve insultos, objectos a chover para dentro do recinto, ameaças de pancadaria, polícia a entrar pelas bancadas e a pôr ordem nos Super Dragões com bastonadas. Como sempre acontece nestas coisas, levou quem estava por ali, fosse ou não provocador.

Os jogadores do Benfica tiveram de fugir para o balneário e fazer a festa por lá – chegou ao ponto de a taça de campeão ter sido entregue no balneário.

E agora é a história do ovo e da galinha. Isto aconteceu porque no ano passado o Benfica ligou os regadores de relva e apagou as luzes do estádio quando o FC Porto se sagrou campeão de futebol na luz, ou o ano passado o Benfica apagou as luzes no estádio porque estas coisas também acontecem no Porto?

Como escrevi na altura, sempre que se metem claques ao barulho, ninguém tem razão.

Fui um dos primeiros a criticarem a direcção do Benfica pela falta de fair-play. Como agora critico os adeptos do FC Porto pelo que fizeram. Adeptos esses que agora estão calados, mas na altura não se calaram e vieram armar-se em vítimas. Estão a ver? Quando é ao contrário, também acontece.

1 Comentário

  1. Claro que cantarolar durante o jogo : "FDP SLB" não é ofensivo, só é ofensivo uns gestos apalermados do treinador durante os festejos…a diferença é que apagando a luz só prejudicou a EDP que ficou durante umas horas sem aquela fonte de rendimento, mas não houve um único jogador de futebol do porto que possa dizer que foi agredido, enquanto que o que se passou no pavilhão do porto foi pura e simples AGRESSÃO.

  2. Quando o tema é o Benfica ou FCP não escreves nada de jeito arrumadinho. Parece que perdes o bom senso, a sensatez…

  3. *longo bocejo*… é o tempo de antena que se dá a estas coisas que as fomenta, aos joguinhos, às trocas de palavras diárias…era punir quem merece, sem alaridos, sem empurra daqui para ali, quem começou primeiro, quem isto, quem aquilo.

  4. E as provocações do treinador benfiquista para a claque, jogadores e todos os demais do FCPorto? Se calhar foi essa FALTA DE FAIR PLAY que originou o que originou.

    Uma vergonha, como disse o excelentíssimo presidente do Benfica. Ora não podia concordar mais!

  5. Isto aconteceu porque o treinador do Benfica se virou para a bancada fazendo um gesto, de forma repetida, em que metia o braço no rabo como quem diz (e esta é uma interpretação possível) "levaram no cu seus filhos de uma …

    Um adepto fazer isso é irrelevante. Mas foi um treinador e um treinador tem responsabilidades a que não pode fugir.

    Por isso Arrumadinho o teu texto não tem qualquer razão de ser. Não é bonito que os adeptos atirem objectos para o recinto de jogo. Mas foram insultados por um senhor que, apesar de tudo o resto, é um cobardolas. Pensava ele, estupidamente, que podia insultar um conjunto de pessoas sem que elas reagissem agressivamente só porque ele estava "protegido" por meia dúzia de PSP e seguranças. Ainda mais estúpido é pensar que o poderia fazer num dragão caixa cheio de super dragões.

    Infeliz.

  6. Já existe imagens disponíveis onde mostrao técnico do Benfica a insultar os adeptos.. Ou seja alguém começou e parece me que não foi os adeptos.

  7. Boa tarde.
    Quando o FCPorto foi campeão de futebol este ano, não te vi a mencionares nada do assunto, nem no blog, nem no facebook.
    Neste jogo de basquetebol, quem provocou os adeptos do porto foi o treinador do slb, sabendo bem como se comportam as claques de TODOS os clubes quando são provocadas.
    E já agora, parabéns pela vitória (sou portista mas dou os parabéns aos outros clubes quando ganham).
    Catarina.

  8. Como é óbvio, repugno todas as acções praticadas pelos adeptos do FC Porto. Mas há que ter atenção que os adeptos foram altamente incendiados pelo treinador Carlos Lisboa. Depois de terminado o jogo, o Carlos Lisboa fez o gesto para as bancadas de "enviem-no no rabo", como se pode ver nas imagens que a RTP Informação passou.

  9. O vídeo que o André refere, ajuda a perceber um pouco do que se passou.
    Os adeptos do FCP erraram é certo, mas se no apagão o Benfica não soube perder, ontem não soube ganhar e as provocações do treinador são inqualificavéis.
    É bom saber perder mas também é bom saber ganhar.

    Su

  10. Eu concordo com o que escreveu sobre as claques e ninguém ter razão é a pura verdade, mas também não foi nada bonito o que o treinador do Benfica fez durante o jogo e no fim, sim foram campeões, mas os gestos que o senhor fez no final, ajudou e muito ao desenrolar dos acontecimentos, não é desculpa não que para isso não a hã. Mas se falo disso é porque estive lá e sou uma das pessoas presentes que as houveram que no final aplaudiram quem ganhou mesmo sendo portista.

  11. é sempre a mesma coisa:
    no jogo de ontem foi um dos clubes que comecou, amanha será o outro clube, enfim, quem perde é o desporto.
    soluções: nao tenho.
    mas sei o que poderia ajudar:
    há confusão nas bancadas? a federação respectiva aplica uma multa pecuniária pesada e interdita o estádio;
    um dirigente ou treinador falou de mais? suspenso e nova multa pecuniária;
    casos mais graves? perda de pontos.
    é o que se passa lá fora, sei que não resolve a violência, mas pode ajudar.
    é só.

  12. pois é, os benfiquistas começaram ontem os insultos e agora vêm-se fazer de coitadinhos… e o melhor é pessoas que nunca viram um jogo de basquete na vida agora virem comemorar o campeonato como se fossem os maiores adeptos, porque não conseguem ganhar mais nada. que triste.

  13. Já agora, não te esqueças de uma coisa. Quem armou confusão foram os adeptos do Porto. Alegadamente por resposta a "provocações" do Carlos Lisboa.

    Que eu saiba, o Pinto da Costa não mandou apagar as luzes do pavilhão.

    É obvio que os adeptos prejudicaram o clube, mas não foi o clube que lançou a confusão por si mesmo.

  14. O Benfica ganhou no Dragão Caixa.
    Ninguém contesta a vitória.
    Ganhou bem.

    Seria uma bofetada de luva branca se o jogo tivesse acabado em bem. Mas não. Temos algumas pessoas do Porto que não pensam.

    E eu sou muitissimo Portista. E não gostei do que aconteceu.

    Como podes ver (também) eu não me calo. Para o ano há mais. 🙂

  15. Tal como já foi dito! Uma coisa é a falta de fair-play por parte dos adeptos já se sabe que existe e por vezes dá origem a incidentes desagradáveis… O mal no caso da Luz foi que os responsáveis for a direção isso sim é vergonhoso!

  16. Desculpa lá mas tu não podes comparar o apagão na Luz, que é completa responsabilidade da direcção, com o comportamento agressivo dos adeptos. São coisas completamente diferentes. Se por um lado ambas demonstram falta de desportivismo, por outro lado, o "apagão" do ano passado ridicularizou o Benfica enquanto clube!

  17. O ambiente estava calmo até o treinador do Benfica ter começado a insultar e provocar os adeptos do Porto.
    Sou portista mas consigo ser imparcial o suficiente para criticar o FCP quando agem incorrectamente. Não foi o caso de ontem.

  18. A questão é que há SEMPRE isto nos jogos entre SLB e FCP, seja em que situação for. Para parar isto só há 2 soluções:
    – ou a policia de intervenção varre as claques todas à pancada;
    – ou uma das claques toma a iniciativa e não responde às provocações (muito dificil)

  19. Só apontam o dedo, mas se virassem os dedos para si viam as respostas nos próprios defeitos… E agr estão caladinhos, pois estão!!! E O BENFICAAAAA FOIIIII CAMPEÃO NO DRAGÃO… SALÃO DE FESTAS 2011/2012… FAÇA-SE FESTA …. eheheh

  20. Há uma grande diferença entre os atos selvagens serem praticados por adeptos ou serem praticados por quem responsáveis dos clubes…

  21. Não estão calados. Eu sou portista (muitoo portista) e não acho bem o que fizeram.

    Não é só o benfica que tem falta de fair-play. Somos todos (os clubes), quando a dor é nossa. É mau, mas é verdade…

DEIXE UMA RESPOSTA