O Team O Arrumadinho na Corrida do Benfica

6
4473
O team o Arrumadinho: Pedro Martins, Pedro Bravo, Soraia Vitoriano e Marline Furtado.

Ontem, tal como havia dito aqui no blogue, juntei o meu Team de leitores na 9.ª Corrida do Benfica. A ideia era a de, juntos, derrotarmos o Team A Pipoca Mais Doce. também ele composto por leitores. O ponto de encontro foi junto à estátua do Eusébio, uma hora antes da partida, quando já caíam umas gotinhas pouco simpáticas (ahaha!, quem me dera que tivessem continuado até final da prova – mas já lá vamos).

Juntámos as duas equipas, fomos até ao Colombo, distribuímos equipamentos, preparámos estratégias e lá fomos nós. Recordo que, por decisão minha, e para equilibrar as equipas, decidi fazer a prova ao mesmo ritmo que a minha mulher, puxando por ela. Assim, a vitória nesta mini-competição seria decidida unicamente pelos leitores dos dois blogues: dois meninos e duas meninas de cada lado.

Pelas conversas antes de começar a corrida percebi logo que, do lado dela, havia pelo menos três craques, malta para fazer a prova abaixo dos 50 minutos. Ainda assim, acreditei sempre nos meus meus.

Partimos cá bem de trás e lá fui eu a dar a estratégia à minha mulher, que ia correr pela segunda vez na vida uma prova de 10 km. Connosco foi a nossa amiga Andreia Vale, uma adepta de corridas que faz mais provas do que treino, mas que tem boas pernas e bom coração.

Sabia que para baixar dos 60 minutos teria de impor um ritmo a rondar os 6’00, muito mais rápido que ela habitualmente corre (7’00/7’15”). Começámos devagar e fui explicando que, idealmente, as corridas fazem-se sempre de trás para a frente, como dizem os corredores, o que, na prática, quer dizer que o início deve ser mais lento e a segunda metade da prova mais rápida. Foi isso que tentei fazer. Fui dando dicas de corrida, para abrirem um pouco a passada, reduzirem a oscilação vertical (impulsionar o corpo para a frente e não para cima), controlarem bem a respiração, reduzirem o ritmo nas subidas e compensarem nas descidas, relaxarem os ombros e o pescoço, entre outras coisas. Não fosse a chuva que passou de ligeira a torrencial e a coisa até se tinha feito muito bem. O passeio foi giro e gostei de, pela primeira vez, ter corrida sem qualquer tipo de preocupação de tempo, unicamente como acompanhante (se bem que a pressão do tempo, a adrenalina de ir nos limites é mais a minha onda).

A meio da prova percebi que não conseguiriamos baixar dos 60 minutos, mas terminaríamos a prova tranquilamente. Embora eu fosse tentando puxar pelas miúdas elas não me obedeciam, com medo de rebentarem uns metros mais à frente. Mesmo quando tentava aumentar ligeiramente o ritmo elas não respondiam e começavam a ficar para trás. Já depois da corrida expliquei-lhes que se elas nunca quiserem aventurar-se para lá dos limites delas nunca irão conseguir evoluir, e irão sempre fazer mais ou menos os mesmos tempos, já que só puxando pelo corpo para lá daquilo que achamos que é o nosso máximo alcançamos a superação. E uma coisa é verdade: o nosso corpo aguenta muito mais do que aquilo que nós achamos. O bloqueio, muitas vezes, está apenas na cabeça, e esse é o maior obstáculo.

Passámos aos 10 km em 1h05m, e chegámos à meta (nos 10,3 km) com 1h07m. Não foi brilhante, mas mesmo assim consegui que a minha mulher baixasse 5 minutos ao seu recorde na distância, que é de 1h12m.

Terminei a prova com um ritmo cardíaco médio de 136 batidas por minuto, quando normalmente ando pelas 180, ou seja, o meu nível de esforço foi quase nulo. Mas também com uma maratona a uma semana de distância não podia puxar muito por mim.

Agora, a grande pergunta é: mas quem é que ganhou o desafio de blogues? Pois, ainda não sabemos. Mas pelas informações não oficiais que fomos recebendo tenho cá a impressão que a vitória foi para o blogue da Pipoca. É o que dá eu armar-me em bom samaritano.

Logo que haja resultados oficiais anuncio o vencedor.

 A todos os meus colegas de equipa, muito obrigado pelo esforço. Até haver resultados oficiais, não vamos deixar de acreditar, ouviram?

6 Comentários

  1. Arrumadinho: a sua sorte foi ter chovido.

    Aqui em Bruxelas tem feito um tempo maravilhoso: pior para mim, que já ando a azedar com as alergias primaveris…

    ST

  2. Eu também fiz em ritmo de passeio, acabei com 57min, domingo lá estaremos em Paris! Vamos ver se o joelho direito não me atraiçoa!
    Cps

DEIXE UMA RESPOSTA