A SÁBADO faz hoje capa com um excelente artigo da jornalista Rita Garcia sobre o fenómeno das corridas. É um trabalho muito completo de leitura obrigatória para quem é um corredor experiente, mas também para todos os curiosos que só agora começam a querer dar os primeiros passos nesta aventura.
O artigo centra-se nas explicações científicas de todas aquelas dúvidas que muita gente tem: afinal, porque é que correr nos faz sentir tão bem? Que benefícios reais é que traz à minha vida? As respostas estão lá todas, e completadas com exemplos de experiências de pessoas que mudaram a sua vida depois de terem começado a correr.
Uma dessas pessoas é minha amiga, a Sandra Ramos Claro, a mulher que dá o litro, ao lado do marido, o Bruno Claro, para que a Correr Lisboa e a Secret Run sejam o sucesso que já são. A Sandra conta como sempre foi a gordinha da turma, daquelas que levavam um atestado para não fazerem educação física, recorda que chegou a pesar 93 quilos durante a gravidez e revela como, com uma dieta rigorosa e a ajuda das corridas conseguiu emagrecer, pôr-se em forma e chegar à mulher bonita e elegante que é hoje. Um exemplo de determinação que deve ser inspirador para muita gente.
O trabalho da SÁBADO explica de forma mais científica, com exemplos de vários estudos internacionais, como se atinge a sensação de bem-estar no pós-corrida, uma coisa que todos os que correm conhecem bem. Ao ler o artigo ficamos também a saber que correr diminui o stresse, melhora a qualidade do sono, aumenta a capacidade de concentração, traz benefícios para o coração e para a circulação, diminui o colestrol, reduz a incidência de vários cancros, aumenta o número de anos de vida, atrasa o envelhecimento e ainda aumenta a qualidade da vida sexual em casos de parceiros que correm juntos.
A minha pergunta é simples: depois de tudo isto, o que é que estão todos à espera para começar a correr?
Podem dar um primeiro passo e correr até ao próximo quiosque para comprarem a SÁBADO. Vale muito a pena.
E para quem quer começar, o que recomendas de treino??
Olá Ricardo 🙂 gostava que me tirasses uma dúvida, quando tu falas em correr, estás-te só a referir à corrida de resistência, ou também ao sprint? É que vi um método de exercicio com sprint que gostava de experimentar, já que não tenho muito tempo para as corridas de resistência, como anoitece cedo, e eu sendo uma medrosa de primeira, não gosto de correr sozinha em Lisboa.
Cumprimentos
Rute,
Pratico exercício físico regular há cerca de 19 anos. Da musculação às artes marciais, dos BTS à hidroginástica. Em 2009 descobri um das minhas grandes paixões – a bicicleta, incluindo o Indoor Cycling.
Curiosamente, dizia sempre que não gostava de correr!
Por incentivo da minha mulher (adepta das corridas de longa data) comecei a acompanhar-lhe numas corridas à hora de almoço…
Hoje, para além das aulas de cycling, da musculação e da volta semanal de bicicleta, corro 2 a 3 vezes por semana!
Correr é simples, acessível, económico e eficaz. Mas claro, como qualquer outra atividade física, exige esforço e um mínimo de dedicação.
Sabe porque é que dizia que não gostava de correr?!
Não queria sujeitar-me às “dificuldades” de uma modalidade que não conhecia/dominava…
Sim, puro comodismo!
Pois claro que n tem nada de mal, nunca disse isso. Mas irrita de repente sermos inundados por corridas, corridas, corridas, e mais corridas…E também não disse que foi no seu blogue que vi comentários desses…foi um comentário geral, n a si. Eu pessoalmente acho correr horrível, mas ao mesmo tempo depois de andar um bocado o corpo quase “pede”para passar à corrida. Mas n gosto e por isso n corro muito. Acho que há muita gente que corre há muito tempo, claro, já conheci alguns que fazem das maratonas o seu hobbie, e ainda bem, ao menos fazem alguma coisa boa para a saúde. Mas acho que no fim das contas, daqui a um ano, há-de ter havido muita gente que ganhou o bichinho da corrida, e isso é bom, até porque hoje em dia há muitas infraestruturas nas cidades para a prática, mas há-de haver muita muita gente a ter-se “fartado”. Só acho que em muitas vezes pecam pelo exagero nos comentários, nos blogues, nos fóruns, enfim… Boas corridas! 🙂
Tenho ali para ler amanhã 🙂
Cara Rute ninguém diz que se é obrigado a gostar de correr, e claro que ninguém é obrigado a correr e pode fazer qualquer outro exercício. Ou pode até não fazer exercício algum, é uma opção de cada um. Agora, quem gosta de correr ou de fazer exercício gosta de partilhar isso com quem o rodeia. Da mesma forma que quem gosta de uma série gosta de falar dela, ou quem gosta de um filme gosta de o debater. Nunca me viu aqui a criticar quem não o faz. O que digo é que muita gente nunca o fez e, possivelmente, depois de começar a correr irá gostar, e irá ter inúmeros benefícios, a todos os níveis, com isso.
Quanto à tal moda de que fala, bom, admito que existe, aliás, escrevi sobre isso mesmo no texto para a Viver Bem, que partilhei no blogue. Agora, eu não sou um escravo dessa moda. Corro há mais de 20 anos, fiz a minha primeira meia-maratona em 1992, altura em que não me parece que corrida fosse moda. E desde então nunca mais parei. Agora, fico feliz por ver que milhares de pessoas descobriram as maravilhas do meu vício. E isso dá-me vontade de trazer mais gente para o núcleo dos que correm. Quem mal é que isso tem?
A minha pergunta é simples: depois de tudo isto, o que é que estão todos à espera para começar a correr? É fácil: nem toda a gente gosta de correr e não é obrigada a isso só porque correr agora está na moda. Porque também é muito disso que se trata, quer vocês queiram encarar o facto ou não. Podem é estar a fazer a vossa parte para que não seja assim, mas eu, quanto a mim, não acredito.
Há tantos desportos que chega a ser injusto para as outras modalidades a pressão que fazem agora para que todos corram, e quem não corre é porque é preguiçoso e sei lá que mais que se vê pelo FB…Ainda bem que nem todos gostam do mesmo…
Eu e o meu marido agora andamos imparáveis com as corridas!! 🙂
Vou espreitar!
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
e digo mais:
correr dói mas sentimo-nos bem a seguir, ao contrário de beber copos, que sabe muito bem, mas que é horrível na manhã seguinte.
cumps.
ps: olha que com tantos posts nos habituas mal, como vai ser quando te acabar a licença? LOL
Depois disto será que tudo é verdade?
Porquê o individualismo pelo “jogging”? Há muitos outros desportos que proporciona o que diz e com menos riscos por exemplo, para as costas e joelhos.