O encosto do Luisão

0
3304

Bom, parece que tem mesmo de se falar do tema do momento: a “agressão” do Luisão ao árbitro alemão no jogo entre o Fortuna e o Benfica.

Como benfiquista que sou, começo por dizer que acho tudo isto lamentável. Acho que a imagem do clube é prejudicada e este episódio não nos traz nada de positivo. Para mim, mais grave ainda do que a cena entre o Luisão e o árbitro são as imagens que passaram dos jogadores e do treinador a rirem de tudo isto. Não nos dignificam em nada, por mais ridículo que tudo isto possa parecer – e parece.

Mas vamos aos factos. Primeiro, o Luisão.

O que ele fez é inaceitável. Como capitão de equipa, como o estrangeiro com mais jogos na história do clube, como internacional brasileiro, com grande jogador que é devia ter mais cabecinha e não podia ter uma reacção daquelas, para mais num jogo particular. Uma coisa seria estar com os nervos à flor da pele numa meia-final da Liga dos Campeões, outra é reagir assim num amigável, em que nada está em jogo. Mesmo que  não tivesse tocado no árbitro, não poderia ter reacções deste nível.

Pelas imagens, é óbvio que o Luisão dá um encontrão ao árbitro. E, por isso, deveria ter sido expulso. E, por isso, deveria ser castigado na Liga dos Campeões, até como exemplo.

Agora vamos ao outro lado, o árbitro.

O que o árbitro fez está ao mesmo nível da atitude do Luisão. É tão óbvio nas imagens que o Luisão lhe dá um toque com o peito como é óbvio que a queda dele é teatral. Aqueles segundos em que fica no chão a fingir-se de desmaiado são absolutamente patéticos e retiram-lhe toda a credibilidade. Para que é que foi aquilo? Mas alguém cai assim depois de levar um encosto? Alguém fica de braços e pernas estendidos durante alguns segundos como se tivesse desmaiado? O teatro é óbvio, desnecessário e torna uma situação que poderia ser grave num episódio apenas patético. Se o árbitro se tivesse limitado a cair, se levantasse e expulsasse o Luisão, ninguém falaria disto, toda a gente acharia normal, e um eventual castigo ao capitão do Benfica seria uma consequência óbvia. Agora, a simulação do árbitro torna isto tudo numa palhaçada, e passa a gerar um efeito contrário: se o Luisão levar um castigo exemplar isso será resultado não de um encosto abusivo e inaceitável a um árbitro mas de uma simulação ridícula e pateta de um homem que se sentiu ofendidinho só porque alguém se encostou a ele.

1 Comentário

  1. Só tenho uma coisa a dizer: ninguém desmaia e se levanta de seguida como se nada fosse…
    (E sou sportinguista, por isso imparcial)

  2. Chama-se a isto "uma no cravo e outra na ferradura" !

    Para amaciar a selvejaria do Luisão: o arbito é um ator !

    O que o Luisão fez não tem perdão, e deve ser severamente castigado (será que vai ser? Duvido … coitadinho do Luisão o arbito é um ator).

    Quanto ao arbito, no seu artigo nem sequer lhe dá o beneficio da duvida, é um ator e ponto final.

  3. O pior foi mesmo ver o treinador a rir e gozar com a situação. Que time sem moral. Ok,se o querem defender,que o façam,mais não desta maneira tão fraca.
    Os dirigentes tinha que por mais disciplina nos seus jogadores e não estar a dar este tipo de exemplo.

  4. O árbitro não caiu com o encontrão… foi com o susto por ver um gajo tão grande vir direito a ele…
    Não foi correcta a atitude do Luisão, mas esta já não é novidade, no entanto o árbitro também tinha dado um encontrão no Garcia, e desse ninguém quer saber, o Garcia não caiu redondo no chão. Mas pronto o Luisão é que é grande e, é como alguns cães que eu conheço, enorme, amigo, nas sem noção da força que tem, e aquilo era um encosto amigável.
    A risada da malta é que fcou mal na fotografia, guardavam para rir depois, que até sabia melhor.
    Estes episódios são de facto lamentáveis e não ficam bem em nenhuma situação, com nenhum clube, nem mesmo com os clubes rasteiros do Inatel.
    Mas lá por isso, continuo a ser do Benfica.

  5. Caro amigo, se percebesses um pouco mais de saúde e um pouco menos de escrita fácil, irias entender que o arbitro ficou KO porque levou com um selo no queixo.

    Tipo, a sério…. Vergonha de clube.

  6. Lamento discordar em relação ao suposto teatro! Uma vez levei um encontrão (que parecia inofensivo) e fui projectado para o chão… Agora poder-nos-á levar a pensar… Nas leis da física, a queda, a pancada do corpo no chão, a pancada da cabeça no chão, não poderá ter afectado de alguma maneira o "bem-estar", o equilíbrio do corpo do árbitro, e momentaneamente perder os sentidos?! É sempre uma questão em aberto.

  7. Ricardo concordo inteiramente com os primeiros 2 parágrafos. É inaceitável que um qualquer jogador agrida um árbitro mas ainda pior ver os seus companheiros e treinador a rir do sucedido.
    Agora acharem mal que o árbitro faça teatro? Não se tornou o futebol o teatro mais visto dos tempos modernos? Não fazem teatro TODOS os jogadores, em TODOS os jogos? Não é pratica comum que qualquer toque ou quase toque no futebol dê origem a uma queda aparatosa? Não andam a ensinar isto tudo aos árbitros? Então não se admirem de eles também aprenderem e aplicarem.
    Nota: Não tenho nenhum familiar árbitro, nem sou amiga de nenhum árbitro, nem tenho qualquer motivo para defender esta classe, que não me suscita muita simpatia.
    vidademulheraos40.blogspot.com (http://vidademulheraos40.blogspot.com/)

  8. Anónimo das 16:38,

    É muito simples, nota-se pela queda que ele não apagou completamente. Ficou "a ver estrelas".

    Espero que isso nunca te aconteça, nem a ti nem a todos os que duvidam da situação e continuam a alimentar a teoria da conspiração que o árbitro simulou tudo para prejudicar o SLB.

  9. Se é mau para a imagem do Benfica? Sem sombra de dúvidas, mas só tenho uma simples pergunta… Será que ninguém vê futebol?
    Vamos chamar as coisas pelos nomes!
    Este tipo de coisas acontece em quase todos os jogos, e para mim, isto trata-se como alguém já disse, uma cabala ao benfica…
    O meu marido já jogou futebol federado e garanto-vos, que acontece sempre, pode é não ser tão evidente.
    Que o arbitro possa ter desmaiado, acredito…
    Mas não acho que seja caso para castigo ao Luisão.
    Castigo a acontecer teria de ser a toda a equipa pela risada geral que se seguiu.
    Porque gozar com a situação, já não acho muito certo…
    Se isto tivesse sido um ataque fulminante, ninguem ria e até choravam, e o Luisão iria estar de rastos…
    Eu que me recordo tão bem do caso Feher, imagino o que seria se o arbitro não se tivesse levantado, mas também penso que se pelo que aconteceu o Luisão deveria ser castigado por um encontrão, nessa altura teria de ser julgado por homicidio?

  10. Jedi, então como praticante de defesa pessoal, explica-me uma coisa, por favor. Como é que alguém pode levantar os braços durante a queda se estiver inanimado? Cumprimentos a todos

  11. o Luisão costuma ser sensato?? lolol Luisão e Javi, os dois maiores caceteiros alguma vez vistos num clube. e fico curiosa sobre qual seria a motivação do árbitro para "fingir" que desmaiou… tudo é uma cabala contra o benfica!

    achei esta situação realmente lamentável e espero que o Luisão seja castigado (aliás, todo o clube devia ser pela atitude ridícula), mas infelizmente duvido

  12. Afinal é um encontrão, um toque ou um encosto? São coisas diferentes e como jornalista devias ser mais coerente na exposição dos teus argumentos.

  13. estamos perante uma mistura de ridiculo com patético!

    Infelizmente, o grande prejudicado é o Benfica.

    O árbitro? Ninguém sabe quem é.

    O fortuna? Ninguém sabe quem é este clube que agora regressa ao principal campeonato alemão.

    O Luisão? Ninguém sabe quem ele é sem ser no Brasil, em Portugal.

    O Benfica? Todo o mundo sabe quem é o Benfica. Todos conhecem o Eusébio. E a notícia que corre o mundo é que um jogador do Benfica "agrediu" um árbitro.

    A imagem do Benfica fica danificada e Luisão arrisca-se (não acredito muito) a ser castigado nas competições europeias.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  14. Também acho que o Luisão teve um péssimo comportamento (nem parece dele, é quase sempre tão sensato), mas sinceramente a atitude do árbitro ainda me parece mais grave – nem tanto pela farsa – mais por ter empurrado segundos antes Maxi Pereira (e penso que a atitude do Luisão vem nesse seguimento, o que, contudo, não o desculpa).

    http://www.youtube.com/​watch?v=dGPc80p1IuU

    Sucede que os meios de comunicação social têm ignorado esse primeiro incidente, o que leva a que muitos vejam as coisas pelo lado da mera agressão do Luisão…

  15. Ninguém consegue provar que foi teatro, tal como ninguém consegue provar que foi real, no entanto quero responder a esta tua pergunta:

    "Mas alguém cai assim depois de levar um encosto?"

    Como praticante de defessa pessoal digo-te o seguinte: é muito dificil (mas não impossivel) alguém ficar KO depois dum encontrão. No entanto se vires bem a imagem do youtube, no encontrão, o Luisão atinge o queixo do árbitro com o corpo (ou ombro, não percebo bem) e aí também te digo com 100% de certeza, que levares uma pancada no queixo ou no maxilar perto do queixo deixa-te KO num instantinho e nem precisa de ser muito forte (embora tenha sido).

    Aquilo é o suficiente para te deixar estendido no chão uns segundos se não for a dormir, pelo menos a perguntares-te onde é que estás e se já chegaste ao céu. loool

  16. Foi de rir mesmo a teatralidade, no entanto estou contigo quando dizes que o mais grave e vergonhoso foi a palhaçada toda do clube a rir-se… e eu sou benfiquista.

DEIXE UMA RESPOSTA