Pois que ontem lá me armei em Jamie Oliver e fui para casa decidido a preparar uma refeiçãozinha bem simpática. Como ando a ver se alargo o meu leque de experiências culinárias, resolvi inovar e fazer três pratos que nunca tinha testado antes.
A entrada foi simples, uns tomates recheados com alheira. E foi o melhor da noite. Os tomates estavam no ponto certo – nem muito maduros, nem muito verdes -, a alheira era boa e retirei-os do forno na altura certa, deixando-os tostados sem estarem secos.
Problema: a minha mulher não gosta de alheira (a bem dizer, é uma esquisitinha de primeira e é muito difícil cozinhar qualquer coisa boa quando não se podem utilizar ingredientes como cebola, nem sequer na confeção dos pratos). Ou seja, o que poderia ter sido uma bela entrada, acabou por ser, para ela, um tomate tostado sem graça nenhuma. A alheira ficou toda no prato.
Para prato principal preparei um risotto de gambas com queijo da ilha. Nunca tinha feito um risotto, e o meu grande medo era o de que o arroz ficasse todo colado ao fundo do tacho. Usei, por isso, a bimby para o cozer. Quando o tempo da receita chegou ao fim, abri a tampa e o arroz já tinha aquela consistência de risotto, mas estava ainda com demasiada goma, e pareceu-me mal cozido. Armei-me em esperto e resolvi dar-lhe mais 2 minutos de cozedura. E pronto, estraguei tudo. O arroz ficou meio espapaçado e demasiado seco, apesar de saboroso. Eu ainda comi um prato inteiro, ela deu duas garfadas e usou a desculpa do “estou um bocadinho mal-disposta” para não comer mais.
A sobremesa foi simples: um crumble de maçã com gelado de baunilha. Faz-se em 5 minutos, mas também não ficou 5 estrelas. O crumble sabia demasiado a farinha e manteiga – tenho de cortar nas porções. Ela não gostou, porque “as maçãs eram demasiado ácidas”.
E pronto, assim terminou esta muito agradável experiência gastronómica.
Eu não a vejo como uma derrota, mas como um passo necessário até me tornar num cozinheiro decente. É ir tentando.
jesus christ, q esquisitinha…
ela por acaso teria feito melhor? pelo menos tentaste, ja levas imensos pontos! parabens
Deixo aqui duas sugestões para as próximas tentativas.
O meu risotto favorito, de farinheira e castanhas: 1/ritsotto-de-farinheira-e-castanhas.htm l
http://nosoup-foryou.blogspot.com/2011/0
E um crumble de fruta com uma crosta bem crocante: 8/crumble-de-maca-e-ameixa.html
http://nosoup-foryou.blogspot.com/2011/0
Pa com os comentarios que fizeste a reaccao da tua mulher quase que parecia que esperavas determinado tipo de comentarios por parte dos leitores :p foi de proposito para criar um movimento anti-pipoca? Por mim levavas dois pares de estalos por me difamares no blogue! 😀 ou entao e porque rende… Ou porque da momentos de muita diversao ai em casa! Da-lhe pipoca!
Sugestões para ajudar numa próxima vez:
http://paracozinhar.blogspot.com/2008/04/r isotto-de-camaro-alho-francs-e.html
http://paracozinhar.blogspot.com/2007/12/c rumble-de-ma-com-nozes.html
Porque muitas vezes não são precisas Bimbys, nem outras complicações. Bastam receitas simples, bem explicadas e que realmente funcionam.
E nada como a prática para chegarmos lá.
Porra, que é esquisitinha! Olha para o ano podes vir-me fazer o jantarinho a mim. Não gosto de alheira mas com uma boa vontade dessas fazia o esforço.
Ela podia ter fingido gostar de qualquer coisinha, pelo menos, e apreciado o gesto.
As reações dela eram o suficiente para me fazer desistir de qualquer iniciativa romântica daqui para a frente.
Sei lá!
As farófias não vão ao forno?
Suspiros ou não acredita que é muito bom.
Prova e regala-te.
pássario viajante, isso não são suspiros, são farófias.
Olá!
É um grande prazer conhecer seu blog e poder ler o que escreves.
Acredito que quando escrevemos com prazer conquistamos amigos e fiéis amantes das palavras. Sabemos o quanto é difícil levar a nossa voz, as nossas angustias os nossos sonhos às pessoas. Mas o mais importante é saber que você e eu gostamos daquilo que fazemos.E acreditamos que o mundo pode se tornar bem melhor através de nossos escritos.
Grande abraço
Se cuida
Rita, vou dizer-lhe como faço os meus suspiros.
Bato as claras com uma pintinha de sal e duas colheres de açúcar, isto para seis claras.
Num tacho largo levo ao lume meio litro de leite gordo com seis colheres de açúcar. Quando começa a ferver reduzo o fogo para o mínimo e com uma colher grande corto porções das claras, agora em castelo bem consistente, e deito lá para dentro. Ficam a flutuar e a cozer uns dois minutos de cada lado, retiro e guardo numa vasilha de loiça.
Quando as claras já foram todas cozidas, também já o leite está pela metade. Ajunto-lhe duas gemas diluídas e mexo tudo muito bem até se misturarem ao leite e acaba por ficar uma espécie de creme. Vazo isso para a loiça onde estão as claras cozidas, estas vêm ao de cima e cubro com canela.
Depois é só regalar-me, ou melhor; regalar a minha mais que tudo porque eu até nem gosto de coisas com açúcar.
Pois o que é facto objectivo e concreto é que a sua mulher é uma daquelas chatas do caraças, tipo menina mimada que não merece o esforço.
Eu também cozinho para a minha mulher, sobretudo quando ela está de banco no hospital, e nem sempre sai comida aprimorada e ela não me faz essa desfeita, que, a meu ver, para lá de tudo o mais é falta de educação.
A minha mulher come e se alguma coisa está mais queimada, simplesmente deixa de lado e come o resto.
E, sobretudo, sabe sempre apreciar o meu esforço.
É o que penso.
Suspiros???!!!
Como eram felizes os pré históricos, s/quase nada……,nem complicações, nem frustações, nem atenções, nem "cabrões"(dissimulados), etc.
Durmam bem e acordem melhor…c/
Kisses
Hahahahahaha podia ter ido ao meu blog Spiagge lá tem uma receitinha de lombo assado no forno super fácil. lol boa sorte pra próxima tentativa.
Bia.
oh pá…adoro Alheira…
E é isso mesmo como dizes no fim: é ir tentando, aprender com os erros (?), diria antes pequenas falhas, e ir sempre melhorando.
Como em tudo, a regra é "Não desistir". Como por exemplo também… na corrida.
pequenos nada para ajudar:
– risotto: faz-se refogado normal junta-se arroz próprio de risotto depois cozendo com água + caldo knorr desfeito, e é ir deitando conchas de sopa de caldo e deixando o arroz assimilar a água até ficar cozido. no fim junta-se 1 ou 2 colheres de manteiga e queijo parmesão ralado.
-crumble: as proporções é o mesmo peso de farinha e açucar e um bocadinho menos de manteiga. deve ser feito com maçã reineta e deitar-se um fio de água por cima da maçã antes de deitar a cobertura.
sem prática não se faz nada na cozinha.
e eu que ando há anos para conseguir fazer suspiros! algum truque, anyone?
Bon apétit!
O QUE TE OFERECEU A PIPOCA??
Lol!, só pelo facto de te aventurares na cozinha e fazeres novos pratos já é de louvar. Nada como ir tentando, com a vontade que mostras-te em ser um bom chef, um dia consegues:)
Boa semana:)
cozinhar risotto é um daqueles desafios que nos dão luta… eu como não tenho bimby ja me aventurei duas vezes, da primeira, sendo que fiz com uns vulgares cogumelos e salsichas, ficou excelente, da segunda parecendo que fiz exactamente da mesma maneira não consegui fazer com que acabasse de cozer devidamente… remexia e nada de ficar no ponto… mistérios…
sa
O Jamie é uma fraude e a Bimby, que é muito boa para triturar, sopas, limonada e bolo de chocolate, quanto ao resto … é bem melhor o método tradicional!
Não desistas 🙂
É uma pena. Tu com tanto esforço e carinho e agora desiludido. Lógico que ela não iria gostar do que tu lhe fizesses: quer é boa vida e frequentar restaurantes caros. Se fosse num restaurante de renome comia, calava e achava maravilhoso…
Também não gosto de cebola, nem de alho. Por isso a picadora é a minha melhor amiga. Tritura-se tudo bem trituradinho e pronto, já não se nota.
Olá!
Mamã de Salto Alto, parece-me sexy, calçar esse tipo de calçado, mas todavia os "pikolinos" também possuem K.
Relato o caso de uma amiga cujo maridão,ocupou-lhe a cozinha o que ela, ama e considera im prescindível a fim de dispôr de tempo para se manter sexy e em poucos anos de casados já ter dado à luz três vezes.
A citada amiga não sabe cozinhar e o cujo adora "GOURmet",e tem a teoria que prefere ter um "BIMBO" do que a Bimby, devido à sua orientação sexual e eu considero-a maravilhosa.
sejamos felizes…..
Kisses
Se é tão esquisita nem sei como é que gostou daquilo tudo que comeram em Óbidos 😛
Quer-me parecer que o problema não foi a refeição mas sim a choquinha da mulher… Eu comia tudo de bom grado, ou pelo menos ficava radiante com a intenção!
Diana
Parabéns arrumadinho!!!! Fizeste o jantar com amor, isso é o mais importante. Para a próxima vai correr bem melhor, é preciso é ir praticando.
Há uma regra que uso (e outros claro…não fui eu que inventei…), em risottos com bicharada do mar (gambas, peixe, etc) nunca se adiciona queijo, nunca.
Para a próxima, nós damos as dicas….melhor, podemos cozinhar para vocês …só precisam de se sentar à mesa!
A refeição pareceu-me maravilhosa. É pena que ela não tenha gostado.
Onde posso encontrar as receitas? São todas do Jamie Oliver? Os tomates recheados com alheira parecem-me deliciosos e queria comparar a receita do crumble (a que eu tenho veio da Barefoot Contessa (do Food Network, não do filme) mas como tudo americano, acho que leva manteiga a mais).
Arumadinho:
Fod#%&-Se a gaja é esquisita!!!
Ass.
João Mendes
Já somos dois…o que vale é a Bimby e no meu caso o maridão que salva muitas vezes a situação…
Eu pessalmente acho uma delicia um homem que se esforça para cozinhar, quando não percebe asolutamente nada do assunto.
Torna-se automaticamente num homem muito atraente.
Diria mesmo, tremendamente sexy.
Portanto, a parte da culinária pode não funcionar da melhor maneira, mas a noite tem todos os ingredientes necessários para se tornar fabulosa:)
CA
A tua mulher tb poderia esforçar-se um pouco mais e dizer que, apesar de não estar perfeito, ao menos valeu pelo esforço… 🙁
Ohh que pena… se bem que me parece louvável esse esforço…
É terrivél quando não temos gostos semelhantes, sejam em que aspecto forem…
A isso se chamam relações…
bjnhs a "M"
Bem, valeu o esforço!
Ri-me taaanto xD
Valeu a intenção .
As receitas, as receitas!!
ahahaha, os desastres fazem parte das experiências culinárias… e não há nada como ir tentando e aperfeiçoando.
O que eu gostei mesmo foi desta tua descrição e de ir imaginando cada uma das cenas descritas! heheeh, muito bom!
Bjs
O que conta é a intenção!
Mas é muito chato quando andamos armados em cozinheiros e o acompanhante da refeição é assim um tanto ao quanto esquisitito, eu também sei o que isso é 🙂
És um desastre!
Eu acho fabuloso teres tentado. Parabéns, a pipoca é uma sortuda.
Olá bom dia!
Assim percebe-se e sente-se que já acordou. BONBOM.
Nada pior que depois de um desastre culinário, "Ela" não deixar-se comer.
Não encontro melhor forma de mostrar a minha solidariedade com tamanha frustação do que dirigir umas palavras de consolação.
Insista e persista até conseguir superar esse seu ojectivo(s), que lê-se nas entrelinhas, sorrateiramente, chegar à "melhor sobremesa", com uma óptima digestão.
Estou disponível para servir de cobaia e degustar uma especialidade à escolha do Master Chef, impundo no entanto um pressuposto, que a refeição não inclua lacticínios.
Já estou a salivar!!!
Inspiração para a escolha….
Beij.K:).
É difícil agradar à pipoca, caramba!
De qualquer forma, o que conta é a intenção! Acho que só o tentar e querer melhorar já é óptimo 🙂
Telma
O crumble de maçã é o meu mais recente sucesso culinário. O segredo é bem simples: cortar sempre (um nadinha) nas porções apresentadas na receita. Já adaptei a "minha" receita de crumble e fica sempre excelente 🙂
ir tentando mesmo… o risoto devia de estar já no ponto, é mesmo assim com a goma, e fica um pouco encruado ;-), é uma maravilha… o meu maridinho faz um petacular ;-)…
quem dera eu ter um jantarito assim, com direito a tanta coisas… fiquei com agua na boca… uau mesmo…
eu aqui fiz folhados de salmão, com arroz 😉
força, continua, para a proxima vai sair no ponto 😉
Arrumadinho, por acaso não fizeram mais uns exemplares da tua pessoa? É que dava jeito ter um amor assim 🙂 Saiu-te mal, mas pelo menos tentaste, inovaste, da próxima vez sai-te perfeito!
Joana M.
Pelo menos tentaste e empenhaste-te 🙂 Isso já vale de muito!
O risotto tem dois truques, um é não parar de mexer e o outro é adicionar os líquidos ( água, cerveja ou vinho )quentes e não frios para não haver um choque térmico na cozedura. Boa sorte para a próxima 🙂
Joana
peitos de frango com crosta de pistachios, puré de maçã e vinho branco, legumes salteados. vinho tinto. crepe de frutos vermelhos e gelado de noz. a refeição que me esperava ontem quando cheguei a casa. ah e um pedacinho do chocotelegrama que lhe enviei de manhã para o trabalho. não era suposto ele estar em casa. mas estava e foi bom 🙂
Ó que pena, mas aposto que deu para rir 😉 elebra-tres-mais-nao.html
Por estes lados a coisa correu bem melhor… 😀
http://ostressado.blogspot.com/2012/02/c
Liberta o Gordon Ramsay que há em ti.
Resolves o assunto.
Para o ano neste dia a pipoca disser algo " Esta ano vamos jantar fora" ou " este ano eu trato do jantar" ja sabes o que lhe passou pela cabeça este ano Xd
Tenho a certeza que ainda com todos esses "senãos" ela adorou a intenção.
Porque nestes dias dias o que conta mesmo são os gestos 😉
Olha a esquisita. ahahah Depois de teres preparado TRÊS pratos, a Pipoca podia ter mentido um bocado. 😀
O desastre começou na escolha dos pratos. Parece-me que há aí gordura a mais – como alheira, queijo da ilha, e depois a manteiga outra vez na sobremesa. É conveniente pensar em equilíbrios nos ingredientes. Digo eu (que não sou chef, mas sou quem come e não me imagino a ingerir tanta gordura).
O risotto na Bimby é realmente complicado, fica sempre com goma, mas não se pode dar mais tempo.. também já me aconteceu!