Jesus, Vitória, o Ferrari e o medo

57
8348

Jorge Jesus tem tanto de bom treinador como de mau caráter. Já o dizia quando treinava o Benfica. Mas também sempre achei que essas coisas só ganham importância quando a equipa não ganha. É mais ou menos a mesma coisa que acontece com José Mourinho. Adora vangloriar-se, vende-se como ninguém, só que depois há épocas em que as coisas correm mal e toda a personagem construída por ele parece apenas caricatura, uma coisa meio ridícula. Mourinho tem, no entanto, uma coisa que Jesus não tem: um historial imenso de conquistas em vários países diferentes, títulos nacionais, europeus, mundiais com equipas portuguesas, espanholas, italianas e inglesas. Mourinho pode dizer o que quiser porque está escudado por um passado de doze anos de muitas e muitas vitórias. Jesus não. Jesus tem três títulos nacionais, verdade, conquistados nos últimos seis anos com alguns dos plantéis mais fortes da história do Benfica. E é só. Não tem mais nada. Mas há mais. Tem também, nos últimos seis anos, momentos muito maus, com três títulos perdidos para o FC Porto em condições dramáticas, épocas inteiras em branco e muitas, muitas, muitas opções discutíveis e incompreensíveis por qualquer um (deixo só três nomes: Roberto, Emerson, Bernardo Silva).

O que se passou ontem no Estádio do Bonfim, depois do jogo entre o Sporting e o Vitória, é vergonhoso. O que Jorge Jesus disse de Rui Vitória é inqualificável (podem ver o vídeo mais abaixo). Dizer que não considera Rui Vitória um treinador é apenas absurdo, é um ataque só por atacar, sem qualquer fundamento, é o insulto de uma pessoa estúpida que não sabe onde atacar, então diz só qualquer coisa que acha que pode magoar ou irritar a outra pessoa. Por que raio é que Jesus não há-de considerar Rui Vitória treinador? Não tem habilitações para isso? Tem. Não tem um passado na profissão? Tem. Não fez o seu percurso desde as divisões inferiores até um grande? Fez. Não está a treinar um Benfica com metade das estrelas que Jorge Jesus teve nos plantéis que encontrou na Luz e, mesmo assim, qualificou a equipa para os oitavos-de-final da Champions e continua na luta pelo título de campeão? Sim. Então qual é mesmo o fundamento deste ataque? Nenhum. É insultar por insultar, típico dos estúpidos.

Outra coisa diferente é dizer que, na opinião dele, Rui Vitória tem ou não “habilitações” para conduzir um Ferrari. Pois, eu próprio não sei se tem. Já houve momentos em que achei que não, neste momento tenho dúvidas. A equipa não está a jogar grande coisa, mas já teve momentos muito bons, não tem a consistência que tinha nos últimos anos, mas também não tem os jogadores que teve nos últimos anos, não me dá garantias de chegar a qualquer campo e ganhar, mas também já não acontece, como no início da época, ficar cheio de medo de qualquer jogo, em casa ou fora, com o Arouca ou o Tondela. Ou seja, o Benfica de hoje é diferente do Benfica de agosto ou setembro, o Benfica de hoje já não é a equipa que levou três em casa do Sporting ou perdeu em Arouca, e Jorge Jesus também sabe isso. É verdade que há um mês e pouco o Sporting (este super Sporting do super Jesus) eliminou o Benfica (este miserável Benfica, do miserável Vitória) da Taça de Portugal, mas no final dos 90 minutos, em Alvalade, o resultado foi de 1-1.

Sinceramente, acho que esta obsessão de Jorge Jesus pelo Benfica, e sobretudo esta tentativa de desestabilizar Rui Vitória, tem só uma razão: medo. Jesus sabe que tem de chegar a abril ou maio com oito ou nove pontos de avanço do Benfica e do FC Porto se quiser ser campeão. E neste momento tem quatro. Já teve sete, agora só tem quatro. Historicamente, as equipas de Jesus quebram nas últimas jornadas, precisamente porque ele não roda o plantel, mesmo que ele seja de grande qualidade. Joga quase sempre com os mesmos, em todas as competições, e em Abril isso pesa muito nas pernas. No Benfica, Jesus perdeu dois campeonatos quando entrou nas últimas jornadas com quatro e cinco pontos de avanço do FC Porto. No Sporting, e sobretudo este ano, ele sabe que tem de chegar a essa fase com muito mais do que isso. É que nas quatro últimas jornadas o Sporting vai a Braga e vai ao Dragão. São seis pontos que pode perder. E se é verdade que este Benfica não é o Benfica dos anos dele, também é verdade que, agora, já é mais sólido e regular do que era há uns meses, e está ali muito perto do primeiro lugar.

Também acho que bocas destas, como as que Jesus mandou ontem em Setúbal, servem como fator de união nos plantéis rivais. Se Rui Vitória for esperto vai usar isto a seu favor, espicaçar os jogadores do Benfica, e isso pode ser decisivo. A melhor resposta que todos, treinador e jogadores, podem dar é no campo. No final fazem-se as contas.

“Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino”. Manuel Machado nunca falou tão bem.

57 Comentários

  1. Típicos benfiquistas hipócritas! Então lembro-te a ti dos comentários do tipo eu tenho uma equipa, os outros são 11 jogadores em campo! Não sejam bananas e vejam que o espétaculo do futebol tem sido condicionado por todos os envolvidos. E só para referir, quando o JJ estava no benfica era o maior!

  2. Sinceramente acho ridículo este post. Se lesse os livros completos e não apenas os resumos da Europa-America saberia que foi o jornalista que disse que o Rui Vitória insultou o Jorge Jesus, que disse que este era mau colega. Antes de dizer disparates arrume melhor a informação, porque ela está disponível

  3. Muito bem “arrumadinho”este texto.E estou plenamente de acordo ,JJ passou das marcas , exagerou como é costume , ganhou muito peito no Benfica e agora ainda não percebeu que não tem esse escudo que muito encobria as suas constantes aberrações .Rui Vitoria nunca baixa o nível , e fez muito bem em responder , só pecou por tardio.
    A prova que é um “cagão”com medo de tudo até da sua própria sombra foi a forma como se apresentou no dragão e caiu de joelhos!

  4. Como é possível dizer tanta asneira em tão poucas palavras? Cá está, de um rastejante espera-se de tudo! E de um com palas ainda mais!
    Essa da frase que tanto vos ofendeu de Rui Vitória, ainda estou para perceber onde está a ofensa, no entanto e segundo a vossa perspectiva, as baboseiras do quarteto fantástico lagarto equivalem a bênçãos para os vossos ouvidos.
    Em relação aos árbitros… achas mesmo que vale a pena? Arouca, Tondela, Estoril, Nacional, até o meu Benfica quando levou os tais três secos foi roubado.
    O suposto nojo de que falas, não virá dos lados de Alvalade?? Nada tem a ver com parecer uma retrete… Mas sim com a hipocrisia do Badocha, do anão e companhia!

  5. Sou sportinguista, daqueles que tinha uma opinião do JJ quando estava no Benfica e que a mantêm agora que treina o grande SCP, ou seja:
    É de fato o melhor treinador a treinar em Portugal, falm do que ele perdeu mas o fato é que o Benfica estava arreadado de titulos consecutivos á muitos anos assim como o SCP e nos ultimos 6 anos ate finais europeias teve… mas também parece ser um homem de pouco nivel… mas atenção já o era no Benfica… só que antigamente os post eram sobre como o Benfica era avassalador, uma máquina… agora passam a ser sobre a pobreza de espirito do treinador…
    Ele está exatamente o mesmo a camisola é que mudou… com as mesmas virtudes e defeitos… é para vocês Benfiquistas uma feria aberta que dificilmente irá sarar mesmo que o SLB seja campeão o que se duvida muito…
    Há que tambem referir que o jornalista que fez a pergunta ao JJ não foi serio dizendo coisas que o RV não disse espicaçando ainda mais…

  6. Sou adepto do Benfica e pertenco ao grupo que quando JJ fazia asneira eu defendia que nao devia sair e na altura o presidente tomou a mesma decisao que se revelou acertada na altura… Também defendo que ele pos o Benfica a jogar como há muito eu já nao via e nao queria que ele tivesse saído.
    Saiu por ganancia e mediatismo (com a mudanca) e muita ingratidao que se LFV tem cedido ao que os adeptos e a SAD queriam ele tinha ido embora ao fim de 4 anos apenas com 1 campeonato ganho e muito provavelmente agora nem o Braga o queria. Desde aí, no ano passado, LFV dá 3 entrevistas e em todas admitiu que se JJ quisesse assinava com ele um contrato vitalício e que ele (JJ) sabia que era só uma questao de falar com ele que renovavam… é o negócio do futebol infelizmente mas dizer que saiu porque ninguém do Benfica falou com ele é estar a atirar areia para os olhos das pessoas como todas as declaracoes que o agora seu actual presidente faz cada vez que abre a boca.
    Ainda assim, nao sou cego e mesmo nao querendo que ele saisse conseguia ver que nao tinha nem nível nem carácter e só assim de repente salta-me a memória o jogo em Londres com o Tottenham em que goza com um colega rival e ainda empurra e manda calar o Shéu que é um funcionário do Benfica com 30 anos de casa… Respeito nunca teve e só pensava nele mas enquanto isso continuasse a resultar para o Benfica toda a gente o ia “aturando”.
    Agora como se auto vangloria que é o mlhor (apenas ganhou 3 títulos nacionais em Portugal de maior importancia) e viu que o Benfica nao falou com ele ficou ressabiado e daí sempre a atacar.
    Eu percebo a tentativa de “mind games” mas para quem tem pouco cérebro para falar portugues para isso também nao tem o nível para o fazer e muito menos o CV ao contrário do mencionado Mourinho que JJ já considerou inferior a ele (deve ter sido dos anos e títulos que ganhou no estrangeiro porque com mais 10 ou 15 anos de experiencia em cima só ganhou mais um campeonato que o outro cá).
    Nao concordo que RV deva ter respondido porque gente ignorante deve ser deixada a falar sozinha que de outra forma dexe-mos ao nível deles e perdemos pela experiencia que eles tem que foi o caso apesar de RV nao ter faltado ao respeito a ninguém como este “sr.” fez.
    Percebo que a preocupacao do scp seja atingir o rival maior porque sabem que nao tem nem dimensao nem estrutura para se igualarem mas isto é passar das marcas e apenas possível por ser incitado com a baixa de nível de um chefe de claque que chegou a uma direcao de um clube… algo baixo em todos os angulos para um clube que se auto considera elitista…
    Agr vamos ver se o cérebro consegue manter o lugar que caso contrário vai ser uma época demasiado dispendiosa para o scp. Se ganhar pode ser que no fim do ano o rival que já está a procura de treinador o leve que ele é bem capaz disso…

  7. “Amanhã vai jogar uma equipa que somos nós, contra 11 jogadores, não sei se será uma equipa ou não, mas serão 11 jogadores do Sporting.”
    Aqui o mister Vitória desrespeitou não uma pessoas mas várias… ninguém se insurgiu contra a peça porquê??? Vão dar banho ao cão….

  8. Que azia….uuuiii…
    Aconselho te kompensam ou Renim..
    Mas com uma dosegem fortezita..senão isso não vai lá.
    Preocupem se em olhar para dentro e não para fora…
    Eu sei que qdo se fala de Jesus devemos todos ouvir com mta atenção. mas isso é qdo se fala do Nosso Senhor Jesus.
    Que obsessao..chiça..deixem a casa dos outros e limpem a vossa.
    Ah, e cuidados que o Renim tem alguns efeitos secundarios perigosos. Inclusivé alucinaçoes e visoes estranhas perto da zona da grande área.

  9. Caro Arrumadinho, há muito tempo que não lia uma crítica tão bem escrita e adequada ao visado.
    Dou-lhe os meus mais sinceros parabéns pela forma como a escreveu, mantendo-se dentro de padrões éticos e dignos, sem recorrer a insulto fácil, e fundamentando todos os seus comentários.
    Este texto só não agradará àqueles que apenas são movidos pela torpe clubite, como é o caso de alguns comentadores que por aqui já rabiscaram as suas bacoquices.
    Eu entendo que se houvesse realmente disciplina no futebol português, Jorge Jesus seria banido definitivamente do mesmo, e poderia assim ir treinar uma equipa qualquer do mundo para poder vencer a Champions.
    Este homem é um ceboleiro, um chunga, e é dar-lhe importância a mais lê-lo e ouvi-lo…! Esqueçam-no que ficará reduzido à sua insignificância, apesar dos milhões que ganhou no Benfica, que lhe permitem agora cuspir em tudo em todos impunemente, até ao dia em que alguém resolva fazer justiça à moda de Fafe, e lhe dê uma valente sova, que é o que merecia e anda mesmo a pedir.
    E mais não digo, porque só falar do homem me dá vómitos…

  10. Pois é se bem me lembro quem começou a guerra estúpida de palavras foi o Sr Rui Vitória, ou já se esqueceram da frase que o Benfica é uma equipa que vai defrontar 11 (onze ) jogadores do Sporting e no fim levaram 3 ( três ) sem espinhas e não levaram mais porque os santinhos estiveram convosco . E outra em Guimarães o que aconteceu com os favores do sr Xistra? se não iam a 4 (quatro) pontos iam a sete (sete) têm uma memória muito curta .Só mais esta se não fossem um clube de arruaceiros não permetião que um grande ESTÚPIDO de nome Pedro Guerra vos defendesse só com tretas que mete nojo SAUDAÇÕES LEONINAS…

  11. Algumas imprecisões na informação contida no texto. Mourinho nunca ganhou um titulo mundial, Jesus não teve épocas em branco no Benfica…teve uma época em branco apenas…e já agora o Benfica perdeu apenas 2 titulares em relação a temporada passada e gastou mais de 30M em reforços para esta época…u plantel de RV não é inferior ao que tinha JJ, isso é um mito…quanto ao texto concordo na critica ao carácter de JJ,discordo na avaliação ao seu trajecto desportivo…JJ é um treinador fantástico e o facto de ter “apenas” 3 campeonatos ganhos e em Portugal não fazem dele pior treinador, nem o o facto de RV ter ido ao 18 da Champions fazem dele melhor treinador (se fôssemos por ai Di Matteo era fantástico)…

  12. Aquele de quem Jorge Jesus disse não reconhecer o cargo de treinador venceu-o no Jamor, numa final (das várias que Jorge Jesus perdeu) da Taça de Portugal.
    Jorge Jesus fica para a história como o treinador que perdeu 2 finais europeias consecutivas, que perdeu o acesso a uma final europeia contra o Braga, que perdeu um campeonato no minuto 92 de uma partida contra o FC Porto e que (este, um feito impossível de igualar) fez de Vítor Pereira um treinador bicampeão. É obra! É, de facto, um treinador único. Faço minhas as palavras d Manuel Machado: um vintém é um vintém, um cretino é um cretino.

  13. Para mim isso tudo chama-me cotovelo, dói não dói…
    Mas podem levar JJ. Pois eu conheço o de gingeira, levamo lo em ombros em Setúbal (qd nos subiu de divisão, foi homenegeado, etc. dp fez que não nos conhecia) é arrogante, mal formado por isso é que se encaixava no benfica. Metam gelo que passa…

  14. Ricardo,
    Não desculpando o que disse o Jesus, que esteve muito mal e que foi realmente absurdo como dizes, gostava de saber qual a tua opinião, ainda para mais na condição de jornalista, sobre a adulteração que este jornalista fez das palavras do Rui Vitória e que me parece terem sido o que acabou por gerar a resposta, assim como o facto do Jesus ter perguntado “mas disse?” e ninguém na sala ter desmentido.
    http://youtu.be/cJX6juPfv18
    Mais uma vez digo que não serve de justificação, só queria mesmo saber a tua opinião.

  15. Pelo que ouvi no inicio do vidio,serviu o carapoço a jesus.Quando Rui vitoria disse que havia dois treinadores obsecados pelo benfica apenas mencionou o nome dele.Esse analfabeto que se diz ser treinador jorge jesus que a meu ver é um palhaço analfabeto diz que esta obsecado pelo benfica.sou benfiquista,gostei dele enquanto la esteve.mas ele esta n’outro clube.que deixe o slb em paz.Quero ver o sporting em todas as finais e perderem todas…slb para sempre..

  16. Jorge Jesus está claramente ressabiado por ter saído do Benfica. E vai daí, desata a atacar Rui Vitória que o substituiu no cargo que ele acha que era seu. Jorge Jesus é um narcisista que acha que foi ele que fez grande o Benfica. Ora, foi o Benfica que fez de Jorge Jesus um grande treinador por enquanto apenas para consumo doméstico. Jorge Jesus enche a boca dizendo que ganhou seis "títalos" no Benfica, mas não diz que em apenas um ano perdeu três. Jorge Jesus diz que é campeão, mas não diz que esses campeonatos moram na Luz: são do Benfica. Um treinador é um funcionário do clube, e para ganhar campeonatos é preciso muita gente. Se Rui Vitória está no Benfica e citando-o, são assuntos do "forno interno" Benfica. Jorge Jesus que se preocupe com a sua casa e não se meta na vida alheia. Se estivesse feliz onde está,talvez não cuspisse tanto azedume.

  17. Só seriam 5 se já tivessem jogado os 2 jogos!
    Que eu saiba a 2ª Volta ainda não se iniciou…
    E quando se realizar o 2º. jogo, o SLB provavelmente vai a Alvalade e dá 3 ou 4 aos lagartitos….
    O JJ está a seguir a linha da provocação e da ofensa que é a linha que os acólitos que são os chefes seguem… ele não sabe o que é RESPEITO nem NUNCA irá saber, porque este tipo de individuos não dão mais que isto…

  18. Portanto, o homem anda seis anos a dizer barbaridades – são dois mil dias a esbanjar ‘estupidezes’ e faltas de educação – mas como era vestido de águia ao peito e gravata vermelha, os benfiquistas, crentes na sua ressurreição como intelectual da estirpe do Pedro Guerra ou Rui Gomes da Silva, deram-lhe o benefício da dúvida. Quem põe o essélbê a jogar o melhor futebol de Portugal, à altura do epíteto dos ’15 minutos à Benfica’, tem de ter costela lampiã, mesmo que seja uma das flutuantes. E, na dúvida, a ascendência rival até ajuda a justificar a baixa eloquência e tendência para neologismos duvidosos…

    Não fosse a fonte de tamanha benevolência, na melhor das leituras, de uma certa hipocrisia interesseira, até seria respeitável. O desporto, como a vida, é para ser enaltecido pela hombridade dos seus intervenientes, nas vitórias, nas derrotas e principalmente no relacionamento entre adversários. Jorge Jesus não é, de todo e nesse sentido, um exemplo. Mas quem aceita a dádiva não olhando a fonte – e que agora chega ao ponto de diminuir os feitos desportivos de um dos melhores treinadores da história do Clube, empolando-lhe as derrotas e sujando as vitórias outrora limpinhas! – terá moral para o fazer? Acho sinceramente que não. Aliás, dar eco às palavras proferidas por Manuel Machado, com quem se gozou quando as proferiu, é de uma pobreza de espiríto… ‘jesuíta’.

    Se ao JJ interessa continuar a espicaçar os seus adversários, ou a segurá-los tanto tempo quanto possível como ao Lopetegui, usando todos os trunfos que tem na manga? Pois parece que sim e não ficará na história pelo seu desportivismo. Mas a única diferença nos métodos é que agora o faz defendendo outras cores. Quando a mentira é curta, ou tapa os pés ou a cabeça: o problema é que o não reconhecimento dos processos é o reconhecimento do peso de Jesus na Estrutura que deu estes últimos anos de glória ao Benfica. E isto é óbvio que não pode acontecer, por quanto seria o assumir que se deixou sair o treinador porque assim se quis…

    Na minha opinião fizeram bem. No mínimo porque ninguém, no desporto nacional, merece ganhar o salário que JJ aufere para ser campeão nacional. Agora, se eu tivesse o bónus que ele tem/tinha por essa vitória também era capaz de fazer coisas que agora me parecem mais desprezíveis. Mas esse já é um problema da gestão, que define mal os objectivos. Ao colaborador cabe casar o melhor possível os seus interesses individuais com os da instituição e Jesus, não haja qualquer dúvida, não perde por um segundo esse foco.

    O que nos traz ao Rui Vitória e ao Mourinho: não tenho muitas dúvidas que o J.J. baixou a bola com o Mourinho essencialmente pelo currículo do happy one. Engoliu em seco, meteu a viola no saco, e manteve o foco onde ele acha que tem de estar. É que nestas coisas práticas do Futebol, o desportivismo acaba nos nomes que ficam inscritos nas bases dos troféus. E é aqui que está a questão primordial com o Rui Vitória. No jogo de póker que são as declarações dos treinadores e mesmo com uma Taça de Portugal para lhe encher o peito, parece-me que RV está a apostar naquilo que os mercados definem como “Futuros”. Ter por garantido que terá o mesmo currículo de Jesus daqui a 6 anos ou menos, é no mínimo ambicioso. E depois de três derrotas no confronto directo (a terceira é no prolongamento, certo…) ainda mais. Mas se calhar, mesmo correndo o risco de cair no ridículo do comparativo de bases de troféus, é o que alguém quer passar para a massa adepta, que enche o estádio e os bolsos da(s) estrutura(s). É como a aposta na formação do Guedes e do Semedo. Se lá estivessem para as curvas o Sálvio e o Maxi…

    Jesus faltou ao respeito profissional a um colega de profissão com estas declarações de Setúbal. É um facto definidor da personalidade e mais uma confirmação do que os adeptos dos outros clubes já sabiam, não embevecidos e magnânimos como os do Benfica, onde ele o fez também. A reacção dos benfiquistas é por isso algo a ‘destempo’, fazendo lembrar aqueles maridos de estrangeiras que se casam para obter nacionalidade ou visto residência. Enquanto elas precisam deles e fazem tudo o que eles querem, são umas senhoras; quando deixam de precisar e já não são tão solícitas…

    Mas é isso mesmo. As contas fazem-se no fim.

  19. «Eu pergunto-lhe, Rui Vitória pretendia o quê quando falou da forma que falou e sobretudo sobre os anos de 2011,2012 e 2013!??»

    Pretendia responder-lhe à letra. Quem começou esta trata toda foi o Jesus. E quem não se sente, não é filho de boa gente.

    «E o comportamento que o slb tem tido para com o Jorge desde que ele mudou de esquina??? É correcto?? É consentâneo com a grandeza do clube??»

    Para mim tem sido. Jesus enquanto era treinador do SLB andou a negociar a sua vinculação com outro clube sem o conhecimento e a autorização do SLB , isso demonstra deslealdade e falta de respeito para com o SLB . Num tribunal de trabalho Jesus será facilmente condenado.

    «Tal como o comportamento de alguns dos seus dirigentes!??»

    Os dirigentes do SLB ao pé do Jesus e do Bruno de Carvalho são uns senhores e mais não digo.

  20. Subscrevo inteiramente o seu texto.
    Estas declarações de Jesus, sobretudo depois de ter goleado um adversário complicado num campo difícil, só mostram nervosismo e medo. Jesus sabe que se não for campeão, não continuará no SCP, simples!

    Jesus além do que já foi dito no texto, é uma pessoa rancorosa,
    vingativa e que não perdoa. No passado portou-se assim com o Marco Silva. Na época 2013/14, depois do SLB ter ganho na Luz
    ao Estoril por 2:0, tendo feito um jogo razoavelmente bom, veio dizer completamente a despropósito que o Estoril podia ter saído goleado e humilhado da Luz. Porque disse isto? Porque nunca perdoou ao Marco Silva o facto do Estoril na época anterior ter empatado na Luz 1:1 e ter assim quase «roubado» o título ao SLB.

    Estas tricas com o Rui Vitória, além de serem uma tentativa grosseira de destabilização do SLB, e de ciúmes por ver um treinador mais novo, culto e já agora mais educado que ele, estar a orientar com sucesso o SLB. São também uma vingança por Rui Vitória ter ganho a final da taça da época 2012/13 ao SLB.

    Jesus apesar de ter uma escassa educação/instrução e de ter nascido quase nas barracas, tornou-se o melhor treinador nacional em Portugal, carregado de milhões, mas esses milhões pelos vistos não compram (nem comprarão) o chá de educação que se bebe no berço.
    Jesus passou uma linha vermelha, humildade e respeito para um colega de profissão era o mínimo que se pedia. Se ele nem isto sabe, além de inculto é estúpido.

  21. «Querido Jorge,

    Até agora, desde que vi em Maio o meu Benfica a ser campeão graças ao teu trabalho, não disse uma palavra relativamente a futebol.
    Ontem, contudo, a tua podridão atingiu o seu auge, pelo que devo apenas comentar os teus argumentos contra o meu treinador, com 2 factos.

    Facto: Em 2001/2002 tinhas 45 anos, a mesma idade do Rui agora, e foste “de saco” do Vitória F.C. à 19ª jornada depois de os deixares em penúltimo lugar do campeonato.
    Acabaste essa época a falhar mais um objectivo (desta vez no Estrela), no 4º lugar da II Liga depois de 3 derrotas nas últimas 3 jornadas (algo que caracteriza o teu trabalho) e a levares um banho de bola na última jornada, na Reboleira, contra um treinador mais novo que tu, o Manuel Machado.

    Facto: Com 45 anos, o Rui é treinador do maior clube português e como podes ver na fotografia, ganhou-te uma Taça de Portugal aos 44.

    Isto interessa sempre como acaba e não como começa.
    E tu, com 61 anos e a seres um profissional de topo, ainda não percebeste isso.

    Não passas de um triste. Para não dizer que te considero um monte de esterco. Enquanto pessoa, claro.

    Felicidades.

    F. De Azevedo»
    faço minhas as palavras do meu amigo

  22. Foi muito boa, essa!
    JJ esquece-se que durante anos Rui Vitória foi professor (deve estar habituado a lidar com falta de educação), é uma pessoa com uma formação e atitudes impolutos e que todo o seu percurso é sólido e feito com educação e cortesia. A meu ver, Vitória até peca por ser excessivamente cortês. Infelizmente, no universo do futebol, quase sempre sai a vencer aquele que agride, ofende e enfrenta sem escrúpulos, razão pela qual tantos fazem uso desses trunfos. JJ e Bruno de Carvalho dão-me náuseas. Oxalá Rui Vitória contrarie esta tendência…

  23. Um bronco é um bronco e JJ não passa disso mesmo, dum bronco! Responder-lhe é baixar ao nível. Que se deixe pois a besta a falar sozinho!

  24. Todos os ex são ressabiados quando vêm a ex ou o ex acompanhado de alguém mais bonito e interessante. O jj é só mais um desses ressabiados que olha para o ex com alguém que pura e simplesmente está-se a marimbar para ele… São ciumes mas isso com o decorrer dos séculos passa-lhe

  25. Curiosamente, esta sua intervenção, quando comparada com outras, do mesmo blog, escritas quando Jorge Jesus era treinador do Benfica, ilustra na perfeição o verbo orwelliano “duplopensar”…

  26. Olá Hirota. Nunca neste blogue foi eliminado um comentário por ser contrário à minha opinião. Os que não são publicados são, unicamente, os que são ofensivos, ataques pessoais, desrespeitosos, ou que falam de assuntos que nada têm a ver com o post em causa. Os seus comentários estão online, como poderá verificar.

  27. O senhor deve ser da elite, da nobreza…
    pense é que ainda está a 4 pontos (que na realidade são 5), ainda têm muito que suar para apanhar a rapaziada que vá à frente!!

  28. “Curioso” como o meu comentário de há pouco se perdeu nas malhas da sua moderação… enquanto que, neste entretanto, já entrou o comentário do Rui F, porque é alinhado com a sua opinião. Enfim, nada que já não tivesse sido bem topado pelo outro user, quando disse “a sua opiniao é muito parcial e toldada pelo facto de o arrumadinho ser benfiquista”.

  29. Este é o problema de sempre. Um fez mal, MAS (há sempre um mas) o outro fez primeiro, ou fez depois, etc. etc. Assim não vamos lá. O post é sobre o JJ, é das atitudes dele que se fala aqui e não vale a pena “esconder para debaixo do tapete” e vir buscar declarações de terceiros.
    É só.
    Abraço

  30. Acha que é boa ideia ir pelo caminho que seguiu na passagem que cito abaixo?

    « É verdade que há um mês e pouco o Sporting (este super Sporting do super Jesus) eliminou o Benfica (este miserável Benfica, do miserável Vitória) da Taça de Portugal, mas no final dos 90 minutos, em Alvalade, o resultado foi de 1-1. »

    Não foi nesses mesmos 90 minutos que, se bem me lembro, o SLB conseguiu a proeza de efectuar 2 remates à baliza?

  31. O seu ponto de vista é válido como qualquer outro, mas dizer que o Rui Vitória é incorrecto é no mínimo cómico. Mas pronto são opiniões. Eu, benfiquista desde que me conheço, estou apreensivo, na dúvida se o Rui é ou não treinador capaz de por este Benfica a jogar à bola, mas no final se farão as contas. Quanto ao Lopetegui, este ano coitado até o JJ brinca com a cara dele, mas ninguém esquece a época transata onde estes dois Srs. do Futebol andaram a trocar galhardetes jornada após jornada.
    Saudações de mais um Benfiquista que acredita que o JJ vai-se ajoelhar novamente e engolir todos os sapos (coincidência: são verdes e andam maioritariamente do tempo inchados) no final de mais uma época.

  32. Se há pessoa a quem tenho aversão é a Jorge Jesus, quando alguns portistas dizem que gostavam de vê-lo no FCP até me saltam os olhos.
    Para além de não o achar grande treinador, conseguiu perder 3 campeonatos para o FCP tendo o FCP na altura um dos piores treinadores de sempre, passa a vida a vangloriar-se e a dizer parvoíces e tem ar de arrumador de carro armado em vedeta.
    Agora no Sporting está pior do que nunca, mas com aquele presidente não seria de esperar outra coisa.
    Mas, não que a carapuça te sirva, a culpa é os milhões de benfiquistas que andaram os últimos anos a enaltecer-lhe o ego.
    Eu tenho sérias dúvidas que a equipa do Sporting vá aguentar até ao fim da época e aí o Benfica irá aproveitar toda as falhas do Sporting para vencer, infelizmente o FCP se não mudar de treinador duvido que as consiga aproveitar.
    Mas por mim o campeonato até pode ser ganho pelo Moreirense desde que não seja a equipa de Jorge Jesus a ganhar.

  33. Mas você está bêbado, ou veio trollar em modo Anónimo?
    Rui Vitória desrespeitoso? Isso é cera nos ouvidos ou ramelas nos olhos? Há quem o crítique por ser demasiado educado e respeitoso… e você vem aqui mandar postas de pescada destas?

    Rui Vitória subiu a pulso, por mérito próprio, com altos e baixos, e passando por diversas experiências diferentes. E melhor…chegou a treinador do Benfica numa idade que o supra-sumo da táctica JJ ainda andava a treinar equipas da 2ª Liga…
    Diga uma vez que ele faltou ao respeito a quem quer que seja…eu vou esperar sentado…

  34. Esqueceu-se de mencionar duas finais europeias!! Que perdeu é certo mas…chegou lá!! Todos sabemos que jorge jesus não é um gentleman, tal como mourinho também não é, mas a esse tudo é desculpado pela nossa comunicação social desportiva!! É só escolher o argumento!! Depois, argumentação para “cascar” na casaca do jorge qualquer um de nós pode arranjar, é fácil…!! Eu pergunto-lhe, Rui Vitória pretendia o quê quando falou da forma que falou e sobretudo sobre os anos de 2011,2012 e 2013!?? E o comportamento que o slb tem tido para com o jorge desde que ele mudou de esquina??? É correto?? É consentâneo com a grandeza do clube?? Tal como o comportamento de alguns dos seus dirigentes!?? Mas como dizem os brazucas, pimenta no cu dos outros, pra mim é refresco…!!

  35. Concordo com tudo o que disseste e é extraordinário como alguém da área da comunicação como tu (e eu) não consegue ver com olhos de profissional este número de circo mediático mesmo conhecendo o “behind the scenes” destas acções de comunicação. A paixão pelo nosso Benfica cega.

    O objectivo do sporting, e do seu agora funcionário JJ, é destabilizar o principal adversário que continua a ser o Benfica. Uma das armas do departamento de comunicação são estas “farpas” preparadas para o JJ lançar nas conferências de imprensa. Na de ontem ele até fez uma pausa para pensar no que lhe tinham dito para dizer. Isto porque o seu presidente já mostrou que está disposto a ganhar o campeonato na base do vale tudo (secretaria, ataques pessoais a dirigentes e árbitros, bocas do JJ…), mesmo com prejuízos para o seu clube no médio e longo prazo.

    Assim, acho que o Rui Vitória se deve manter “na toca” e deixar o JJ e o seu presidente se vão enterrando (com estas acções) e responder apenas em campo com categóricas vitórias como a de ontem. Ou seja, ganhar a batalha em campo e deixar as respostas a estas provocações para segundas linhas, lideradas pelo departamento de comunicação, do nosso Benfica mantendo o Rui Vitória e presidente fora destas batalhas.

    Tudo isto é o racional mas para quem sente o Benfica é impossível ficar indiferente a qualquer ataque ao nosso enorme clube e eles sabem disso. Por isso, quanto menos lhe dermos importância melhor. Se vires bem, hoje fala-se menos da categórica vitória de ontem por 6-0 do que das farpas do JJ que se tornaram a notícia do dia, diminuindo essa vitória e não permitindo que os jogadores e treinador se galvanizem totalmente com ela. Assim quanto menos ligarmos a estas “farpas” melhor será para o nosso Benfica.

    Unidos Venceremos!!

  36. Totalmente de acordo.

    O jj sempre foi um ordinário, um bacoco. Não é de agora. Contudo, agora existe uma diferença: Agora está no clube adequado para ele. Está num clube à sua imagem ….de ordinarice. Enfim…

  37. Jorge Jesus demorou vinte anos para chegar a um grande. Teve mérito em alguns clubes, teve problemas noutros e arranjou inimigos, um deles aparentemente é agora amigo – Inácio. Durante este percurso de duas décadas conquistou apenas uma taça Intertoto pelo Braga. Uma competição modesta que garantia a presença na taça UEFA. Nada mais ganhou. A sua expressão vem com os seis anos no Benfica onde, como dizes, deixou muito a desejar em alguns momentos (sendo brilhante noutros).

    Rui Vitória precisou de mais ou menos metade deste tempo para chegar a um clube grande. Pelo meio conquistou uma Taça de Portugal à uma equipa treinada por Jorge Jesus.

    Se seguir a lógica de JJ, tenho de assumir que perdeu uma Taça para um clube sem treinador, o que será algo inédito na história do futebol.

    Jorge Jesus é muito bom treinador mas cada vez mais se revela um homem sem qualquer carácter. E não tem necessidade nehuma de fazer coisas como aconteceu ontem.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  38. Não que apoie de alguma maneira o que o jj disse, ou fez, ate porque nem sou sportinguista, nem concordo com 99% do que ele diz/faz. No entanto, posso dizer o mesmo de qualquer outro treinador ou dirigente do mundo do futebol. Rui Vitória é tambem ele um treinador muito mal educado e com um grande ego, tem-se tambem ele na melhor das contas e faz tambem ele declarações extremamente criticaveis, em que insulta quer jesus, quer varios outros clubes e treinadores com os quais perdeu! O único treinador dos ditos 3 grandes neste momento que tem sido minimamente respeitador e o lopetegui….
    Já nem vou comentar as atitudes de pessoas como o Luis Filipe Vieira ou o chefao da comunicação do Benfica, cujo nome nao me recordo, mas que desde há muito cometem faltas de respeito contra qualquer pessoa no mundo do futebol, que nunca li o arrumadinho comentar!
    Tem toda a razão no que disse sobre jj, mas a sua opiniao é muito parcial e toldada pelo facto de o arrumadinho ser benfiquista

  39. JJ tem três títulos. Poucochinho. E tinha ao seu dispor grandes jogadores, o tal Ferrari. Ontem disse o que disse de um colega seu de profissão. Não é de agora, sempre disse barbaridades. E fugiu ao fisco. As minhas tiradas preferidas são estas duas: ele considerar-se “o melhor treinador do mundo” e “se fosse para um clube estrangeiro, ganhava logo a Champions”. Resta dizer que no dia seguinte o Sporting perdeu 3-0 com um clube albanês quase amador.

  40. Como concordo consigo!!

    Manuel Machado está muito longe daquilo que também considero ser alguém que tenha uma postura correta no futebol, mas essa frase… essa frase ontem surgiu na minha cabeça várias vezes…

    Rui Vitória merece o respeito de qualquer colega de profissão, é um homem educado, com postura… sim isso não o faz ganhar campeonatos, mas ele tem seis meses de trabalho num Benfica, em que alguns dos jogadores titulares da equipa, foram treinados pelo Jesus, e como tal o processo de motivação é bem diferente…

    Jesus é um homem de pouca memória, o seu ego não lhe deixa espaço para mais… esqueceu a forma como se ajoelhou no Dragão… e como é fácil perder tudo… ele até poderá vir a ser campeão pelo Sporting, mas também poderá vir a ajoelhar e aí… terá que rezar!!!

DEIXE UMA RESPOSTA