I’ll be back (e ele voltou mesmo)

0
20058

Sou a favor de segundas oportunidades, acho mal que uma pessoa fique marcada por algo de errado que fez e que isso seja impeditivo de voltar a ter uma oportunidade de vida digna e sem julgamentos. Mas há limites. Há excepções. E deve haver alguma vergonha na cara.

José Sócrates vai voltar à RTP, onde terá um espaço semanal de 25 minutos de comentário político. Isto é conhecido um dia depois de a mesma RTP ter procedido ao despedimento com justa causa de um director, o Nuno Santos, acusando-o de falta de lealdade porque ele disse o que pensava no Parlamento, supostamente a casa da democracia.

E porque é que eu acho que José Sócrates não deveria ter o direito a esta segunda oportunidade? Porque acho que um dos principais responsáveis pelo estado actual do país não tem qualquer moral para opinar seja do que for sobre actualidade nacional. Uma pessoa que deixou o País de pantanas, na bancarrota, e se pirou para Paris para estudar, deveria ser obrigado a estar longe da vista do povo por um período mínimo de dez anos. É verdade que temos memória curta, mas não é assim tão curta. É verdade que muita gente está, hoje, disposta a votar PS, mas a imagem de Sócrates ainda causa pesadelos, a voz dele ainda nos mexe com as entranhas. Até por isso, este regresso não deveria acontecer.

Em Portugal, não há criminalização por actos de gestão política – e deveria haver. Ministros que cometem atrocidades na gestão de bens e dinheiros públicos passam impunemente para o mercado privado sem quaisquer consequências. Se fosse ao contrário, se, enquanto gestores privados, cometessem esses mesmos erros seriam despedidos com justa causa e ficariam marcados por esses erros.

Mas em Portugal deveria existir, ao menos, condenação moral. E é um crime moral este regresso de José Sócrates.

1 Comentário

  1. "José Sócrates não foi assim tão mau"! (facepalm) Por amor da santa, não houve vigarice em que o homem não andasse metido. Ele há com cada cego! Enfim!!!

  2. Os políticos do PS e PSD já lá estiverem e mostraram que não valem a pena, os outros até podem ser malucos, não sei, não os conheço, mas merecem o benefício da dúvida!

  3. Dois comentários:
    O Sócrates não se pirou para Paris, perdeu as eleições e foi à vida dele…
    Os unicos que se piraram foram o Guterres e o Durão Barroso…
    A culpa da nossa situação atual é tanto do Sócrates como do Cavaco Silva ( na minha opinião mais deste do que do primeiro) que engordou de forma absurda e impossível de manter a administração pública em Portugal (para além de ter permitido que se estoirassem os apoios europeus em mamarrachos, ferraris e afins..) como de todos os outros que exerceram altas funções nestes ultimos 25/30 anos.
    Se o Cavaco voltou (para fazer esta linda figura que faz) pq é que o Sócrates não há-de fazer o mesmo??
    É ridiculo atribuir as culpas apenas a uma pessoa pelo estado do país. Ridiculo..

  4. Olá!
    Acho que na Constituição Portuguesa, nunca deveria ter saido dois artigos… Mas em 1976, pós 25/4 retiraram e a partir daí foi o colapso deste pais, sendo que os Portugueses esquecem que e 1984 o FMI teve que emprestar dinheiro senão era a bancarrota.

    Os artigos são estes, e deveriam voltar para a Constituição actual. Metade desta corja chamados "políticos" estariam na prisão e/ou nunca mais poderiam exercer cargos de Governo.

    Constituição Portuguesa de 1933

    Art.113 Cada Ministro é responsável política, civil e criminalmente pelos actos que legalizar ou praticar. Os Ministros são julgados nos tribunais ordinários pelos actos que importem responsabilidade civil ou criminal.
    Único – Se algum Ministro for processado criminalmente, chegado o processo até a pronuncia, inclusive, o Supremos Tribunal de Justiça, em sessão plena e com a assistência do procurador-geral da Republica, decidirá se o Ministro deve ser imediatamente julgado, ficando em tal caso suspenso, ou se o julgamento deve realizar-se depois de terminadas as suas funções.

    Art.114 São crimes de responsabilidade os actos dos Ministros e Sub-Secretários de Estado e dos agentes do Governo que atentarem:
    1º Contra a existência política da Nação
    2º Contra a constituição e o regime político estabelecido
    3º Contra o livre exercício dos órgão da Soberania
    4º Contra o gozo e o exercício dos direitos políticos e individuais
    5º Contra a Segurança interna do Pais
    6º Contra a probidade da administração
    7º Contra a guarda e emprego constitucional dos dinheiros públicos
    8º Contra as leis da contabilidade pública
    Único – A condenação por qualquer destes crimes envolve a perda do cargo e a incapacidade para exercer funções públicas.

    http://dre.pt/pdf1sdip/1933/02/04301/02270236.pdf

  5. José Sócrates não foi assim tão mau, mas infelizmente o povo, e pelos vistos os bloggers também, vão em cantinas. Sócrates é um animal político, como poucos há em Portugal, e quer se goste ou não dele, não se deve entrar neste populismo idiota. Eu acho que ele não deveria aparecer agora, acho que os políticos em geral não merecem segundas oportunidades, mas aceito a liberdade dos outros e, por isso mesmo, aceito com naturalidade que alguém como Sócrates volte à esfera pública.

    O que os tugas querem é personalizar a crise, como se a crise fosse culpa de um só homem. Tão típico dos tugas ignorantes. É o Sebastianismo ao contrário como disse o Daniel Oliveira. Enfim.

  6. Os tugas realmente têm os políticos que merecem… Foram roubados por essa espécie de senhor e ainda o defendem! Este governo apanhou apenas os estilhaços da porcaria toda que o Socas fez e está a safar-se como pode, que quem manda é a UE e não nós, ainda não repararam? O Socas afundou o país e é engraçado que a tugolândia já fala em votar PS que o Coelho não presta… Burrice!!! Tontice! Então e onde é que houve tempo para concertar o que

  7. Acho incrível como há portugueses aqui a defender esse ladrão… Não se trata de ser PS ou PSD, trata-se de ver alguém sem vergonha na cara que nos afundou com a sua estupidez e que agora regressa com aquele sorriso ridículo para dizer o que os outros devem fazer, do alto da sua sapiência… Este arrasado deveria ser incriminado, vejam a casa onde mora a mamã e olhem para o que ela recebe mensalmente. Chulo, é o que ele é! E vamos pagar para ele se exibir! Se ainda fosse no zoo, agora na tv publica… Não e não!

  8. Ahaha! O Cavaco teve 10 anos no poder na altura das vacas gordas, dos dinheiros da UE, está envolvido no escândalo do BPN, tem a sua reforminha douradae não sai do palácio…o Relvas e o Passos têm um histórico de troca de favores…o Passos é o filhinho de médico que não sabe o que é trabalhar…mas é moda é cascar no Sócrates! Os humanos são uma espécie de carneirada, há muita ignorância.

  9. Caro anónimo, o seu comentário só vem provar que o povo tem mesmo memória curta. Escrevi um comentário no meu anterior blogue a elogiar as capacidades políticas de Sócrates, e mantenho tudo o que disse. Sócrates é 10 vezes mais animal político do que Passos Coelho ou seguro, percebe mais de política do que os outros dois juntos, é um marketeer, como, hoje, um político deve ser, e, efectivamente, houve um momento em que achei que a governação dele estava a ser boa, ou a melhor possível tendo em conta a conjuntura da altura.
    Mais tarde, perante as evidências, perante o descalabro das contas, os sucessivos PECs e a quase bancarrota nacional, mudei de opinião. E assumi-o num outro post – não apaguei o anterior, como está a dizer.
    E, para mim, mudar de opinião é um sinal de inteligência. Eu não procuro agradar à maioria, eu procuro entender as realidades e pensar pela minha cabeça, e não pela dos partidos. Se hoje alguém faz uma coisa bem posso elogiar, se amanhã faz algo de errado posso criticar. A isso chama-se liberdade. Não mudar de opinião porque se está agarrado às ideias dos outros, criadas pelos partidos, para mim, é uma limitação e um sinal de pouca inteligência.

  10. Efectivamente, os portugueses – em geral (avaliando as opiniões aqui expressas)- são muito burros!
    Crucificam o Sócrates como se fosse o Grande Responsável pelos males de Portugal (e do mundo, claro!), o Grande Mentiroso, Vigarista, Ladrão, etc. etc. Os membros do actual Governo, esquecendo aqueles que lá estiveram antes do Sócrates, são um poço de virtudes, de competências e honestidade, não é?
    E agora com a perspectiva de ele voltar à ribalta, estão todos acagaçados ? Pelo menos, sempre mostrou que tinha "tomates", o que não acontece com os queques actuais!
    Espero que volte e ponha a boca no trombone! Que lhes dê o troco que merecem!
    mozart

  11. Acima de tudo, e mais do que qualquer outra coisa, é humilhação pública e semanal. É um achincalhar barato, é gozar com aqueles que ficaram a viver nesta miséria enquanto essa pessoa foi para Paris viver à custa dos que defraudou. É a hipocrisia triste de um país que, ainda assim, de certeza que vai dar uma hiper audiência à RTP no dia de estreia, quanto mais não seja para ouvir as justificações do homem. Felizmente ainda tenho a possibilidade de pagar mais canais… Porque, para mim, a ditadura já acabou há muitos anos e a minha liberdade já ninguém me tira…

    Qualquer dia temos o quê? A Fátima Felgueiras e o Isaltino com um especial semanal sobre direito fiscal moderado pelo Alberto João?

    Poupem-me…

  12. Se bem me lembro, o Sócrates não "deixou o país de pantanas e se pirou para Paris". Sócrates demitiu-se na sequeência das pressões para pedir um empréstimo ao FMI (com o qual ele discordava) e deixou o Povo decidir se queria voltar a elegê-lo ou mudar de Governo, recandidatando-se.
    O Povo votou noutro Governo, e então aí sim Sócrates partiu para Paris. Tal como podia ter partido para qualquer outro lado visto que passou a ser um homem livre e desimpedido. (já agora, numa nota pessoal, parece-me mais coerente este tipo de atitude do que a do actual Primeiro, que apesar de toda a contestação não se atreve a demitir-se e voltar a candidatar-se pondo à prova a vontade do Povo.)
    Sócrates não fez propriamente um "abandalhar o país e pirar-se para Paris", como quem foge.
    "Pirar-se", deixando atrás de si o País, fez por exemplo o senhor Durão Barroso que deixou o mandato como primeiro ministro a meio para ir ocupar um tacho maior, sem se preocupar com as implicações que isso podia ter para a Nação (e viu-se o lindas que foram…)
    Independentemente do passado político de cada um e das suas opiniões pessoais, Sócrates tem tanto direito a comentar na televisão como Marcelo Rebelo de Sousa, por exemplo, ou outro ex-político qualquer.
    Por esta ordem de ideias, ter o Cavaco como Presidente da Republica, depois do estado em que deixou o país quando foi Primeiro Ministro, devia dar direito a cadeira eleéctrica.
    Enfim…

  13. Mas eles poem lá quem quiserem . Ou agora somos nós a escolher os comentadores? Sendo assim…Não gosto de um que tá lá fachabor de tirarem que eu é que pago –'

  14. É por estas e por outras que, quando chega a altura de eleições, chego ao boletim e nem olho, dobro-o em quatro partes e já está. Não consigo votar em quer quer que seja tal é a descredibilidade que tenho na classe política.

  15. Então vejamos, a culpa é do Mário Soares que nos fez entrar para a União Europeia. Estivesse estado quieto e não estávamos metidos em tanta merda. Nunca os dinheiros tinham para cá vindo, tínhamos de ter sobrevivido com o que tínhamos, não havia euro, não havia pressões externas. Era o paraíso, portanto…

  16. Deve estar esquecido de todos os rolos (embora nunca provados, porque tcharam, há sempre qualquer coisa que desaparece ou é mandado destruir), em que o Sr. Engenheiro (dobre a lingua) José Socrates esteve metido! E em todas as obras megalomanas que ele nos queria meter!

  17. Se calhar porque muitos dos que se queixam na altura do Cavaco como 1º ministro, eram uns bebés de fraldas.
    Mas deixem que diga, que o melhor que aconteceu ao Socrates foi o chumbo do PEC4…porque ele só queria um motivo para desaparecer daqui (obvio que ele não acreditava na reeleição!)!

  18. Só um á parte porque não se pode dizer disparates, temos que ser justos .. ele não se pirou para Paris, ele quis ficar para continuar o trabalho mas perdeu as eleições, nós é que escolhemos que ele se fosse embora.

  19. Mas o Sócrates agora tem de viver EXILADO? Escondido? Se o Cavaco voltou como presidente porque é que este não há-de fazer comentários políticos!? Acabem com o argumento de que o Sócrates é o GRANDE culpado porque isso já chateia. Quem está no governo é o Passos e já há 2 anos e as coisas vão de mal a pior. Daqui a 10 anos, se estivermos todos a mendigar, vão continuar a dizer que a culpa é do Sócrates! Haja pachorra (ou paxorra, sei lá)!!!

  20. Mas não se pode dar o contrário? Não irá descer nas audiências!

    Quem é que quer ouvir o Socrates, se calhar estou enganada e lá está o povinho todo que o elegeu 2 x a ouvi-lo.

  21. Pois tentam limpar tentam. E a forma de limpeza é extraordinária. Antes de serem eleitos nunca iam "limpar" com austeridade, despedimentos, aumentos de imposto etc etc etc… Depois de eleitos é "limpeza" que se vê! Priceless!

  22. Não, não é só ter ou não ter tempo de antena. É esse tempo de antena ser pago por si, por mim e, já agora, pelos outros portugueses. Pelo menos por aqueles portugueses que pagam impostos.
    É esse pequeno pormenor que faz toda a diferença

  23. Totalmente de acordo quanto á parte do uso do nosso dinheiro.
    Já não posso concordar com a parte da fome de audiências porque é muito obvio que quem manda ali se está nas tintas para as audiências. Há ali uma jogada de bastidores, que, obviamente, vai beneficiar e muito alguém (ou alguéns), mas não tem nada a ver com audiências e resultados, que com isso podem eles bem…

  24. E por acaso o "Caro Ricardo" disse que o estado em que o país está se deve SÓ [e sublinho: SÓ] ao governo liderado por José Sócrates?

  25. Sandra, o Arrumadinho não disse que ele é "exclusivamente" responsável pelo estado do país, disse que é um dos que mais contribuiu, o que é absolutamente verdade.

    ANÓNIMO DAS 19:04: TEM TODA A RAZÃO.

  26. AH AH AH AH!
    Acredita mesmo nisso? E vai comentar pró-bono? A troco de… deixa cá ver… de nada?
    AH AH AH AH AH!
    Olha que menino tão altruista, esse seu Sócrates.
    AH AH AH AH AH!

  27. O Sr. Cavaco Silva "só" fez parte do escândalo BPN. E como "só" utilizou dinheiros públicos para a satisfação de interesse privados, está tudo muito bem. Ninguém se apoquenta que seja "só" o Presidente da República. O Sr. Pedro Passos Coelho,foi administrador de uma certa empresa que… tcharam… utilizava dinheiros públicos para fins privados. Também é tranquilo. Pode ser Primeiro Ministro à vontadinha, e idoneidade, pode perfeitamente ser o seu nome do meio. E por aí fora… O tempo não chegaria para desfiar todo o rosário. Mas, para chegar ao cerne da questão. O drama, o horror passa por o Sr. José Sócrates ser o novo comentador da RTP. Está certinho… Consigo igual este "escândalo", à mala da Pepa, ao vestido da miúda dos oscares, etc e tal. Crucificar e fazer sangue, sem peso e sem medida. Enfim é a minha opinião, vale o que vale.
    A. S.

  28. Devia era estar preso.
    E penhorarem-lhe os bens (como fazem ao comum dos mortais), a ele e aos seus ministros, até saldarem a dívida que deixaram…

  29. ahahahahaha exacto o Socrátes é o Deus da crise mundial…Mss pronto fiquem muito indignados e achar que "o povo português é muito estúpido de permitir isto", porque de facto o Sócrates ir comentar politica para a RTP é que é um assunto deveras importante, o estado do Pais não. De facto os portugueses estão casa vez mais estúpidos…O Relvas deve ter dito lá para os "amigos" manda ai a bojarda que o Socrates vem para a RTP para os palhacinhos ficarem muito indignados e fazerem petições, porque enquanto estão ocupados com isso nós vamos aqui fazendo mais uns "cortezinhos"….Ah e o dinheiro dos contribuinte enfiado no BPN isso já é na boa, já não nos maça agora para o Sócrates na RTP é que não

    Su

  30. Também fiquei incrédua quando vi a notícia. Partilho da mesma opinião que tu. Excepto na parte das segundas oportunidades. Não acho que se devam dar a toda a gente. Apenas os que assumem os seus erros, os que pagam por eles e se mostram arrependidos do que fizeram merecem segundas oportunidades. A arrogância e prepotência deste senhor jamais lhe darão espaço para arrependimentos.

  31. Parece terorias da conspiração, mas é uma realidadezinha coiso.

    Vejo que existem mais gente indignada com o Sócas na RTP do que indignados com quem nos Governa.

    É muito mais Grave termos um Relvas no Governo e um Ministro das finanças que errou todas as previsões que fez, do que ter o Sócrates a comentar politica.

  32. hum, não concordo com o Post.
    Mas já vi diversos pontos de vista aqui por cima, que estão de acordo com o que penso e sei.

    Pior que ter o Sócrates, é ter o Marcelo, Marques Mendes e o Santa Lopes por exemplo. Todos meninos do PSD, que contribuiram e bem para o que temos hoje.

  33. "Em Portugal, não há criminalização por actos de gestão política – e deveria haver." – Totalmente de acordo.
    Cristina

  34. Consigo compreender a tua posição, mas não concordo totalmente. Se ele fosse para algum posto público, aí não poderia concordar mais, ter tempo de antena é me indiferente. Quem quiser saber o que ele tem a dizer vê, quem não quiser, muda de canal ou desliga a tv.

    O Sócrates errou? Errou. Muito? Bastante. Mas não podemos pensar que estamos onde estamos apenas por causa dele. A economia portuguesa tem problemas estruturais à já muitos anos. Basta olhar para trás, e ver, por exemplo, as medidas tomadas quando o FMI cá esteve. Grande parte delas foram apenas remendos. E a primeira vez foi nos anos 70. Por isso, não devemos dizer que a culpa é de fulano ou sicrano. A culpa é de muitas pessoas, ao longo de muitos anos.
    Além disso, não podemos pensar que as coisas se resolvem do dia para a noite, e de forma permanente. A economia é um bichinho delicado. Vão sempre existir alturas de crise, o ciclo económico é mesmo assim. O que podíamos ter era uma economia mais resiliente, estarmos melhor preparados para que cada vez que se espirre do outro lado do oceano, ou coisa que o valha, não nos desmoronemos como um castelo de cartas.

    A verdade é que, as coisas estão mesmo desesperantes e como disseste a classe política não incorre quaisquer consequências dos seus actos, o que para mim é absolutamente inacreditável (Paulo Portas, who? 3,5 milhôes de quê?). E ainda há aqueles que não têm vergonha na cara, mesmo depois da trafulhice comprovada (Miguel Relvas, anyone?) e lá continuam com o seu tachinho. Confesso que, às vezes, nem consigo ver o noticiário. Cada medida é mais inacreditável que a anterior.
    Com 24 anos, é triste ver o meu país assim, mas é mais triste ainda, saber que nele não tenho futuro.

  35. opá, vá ver os números do défice e não diga asneiras, o descalabro começou com o Guterres, o Sócrates foi roubar até não poder mais. Haja olhos na cara

  36. Qual estado do país? O estado do país neste momento é o de desgoverno total em termos de política financeira, orquestrado pelo ministro Gaspar, que já vai na 3ª previsão errada, and counting. A resposta ao despesismo do Sócrates é isto? Quer me fazer crer que não há alternativa a isto? As coisas não são o que eram na altura em que o Sócrates se demitiu, neste momento são muito piores, e já lá vão quase 2 anos de tentativa e erro, sempre a lixar os mesmos e a classe política a continuar a mamar.

  37. Será que chegaríamos a este dia sem o FMI? Lembro que estávamos a entrar em bancarrota e que precisavamos então de capital estrangeiro para conseguir sustentar o país por mais uns tempos! A mim também não me agrada ter a Troika aqui e, como jovem de 17 anos que sou, sei perfeitamente que se por aqui ficar vou ter de pagar esta dívida em que estamos todos enterrados até ao fim dos meus dias (tal como o resto da minha geração) mas não quero pensar no que aconteceria se realmente entrássemos em bancarrota na altura ou por agora ou mais para a frente! O que seria de mim, dos meus amigos, da minha família e de todos os portugueses se o Estado se visse obrigado a engolir as poupanças de todos nós para sobreviver?

  38. Sim porque o Relvas, Coelho e companhia estão a fazer um óptimo trabalho…político é político, seja PS, PSD ou outra tanga qualquer é igual, não presta.

  39. Estou inteiramente de acordo! Como é possível a fome de audiências e resultados ser tão grande na estação pública que os leve a utilizar o nosso dinheiro para colocar José Sócrates a comentar uma situação para a qual tanto contribuiu? É inacreditável!

    ndnan.blogspot.pt

  40. Eu vou-me recusar a ver tal programa! Já que não é preso, que não me chateie, não quero nem olhar, quanto mais ouvir-lhe aquela voz (e o seu famoso "sabe" … "oiça").
    Comigo a RTP não contará como espectador (ainda bem que há tv por cabo) e isto cheira-me a uma sondagem a Portugal, para um avanço para as presidenciais por parte do Soquinhas! Oh yeah!

  41. Acha mesmo? Teriamos um novo aeroporto, uma nova ponte, mais auto-estradas, um TGV e estariamos num buraco ainda maior. Não diga disparates! Acha mesmo que não teriamos de ter pedido ajuda na mesma?

  42. E vão escolher o quê? Os malucos do BE? Os agarrados contra o capital (para os outros, porque se for para o seu bolso já serve) do PCP?
    Quando caem lá no poleiro, são todos iguais…

  43. Quem tem uma mãe com uma reforma milionária, tendo descontado toda a vida como costureira, deve ser uma pessoa muito séria.
    E passem de Lisboa para baixo para verem a zona em que algumas terras a caminho do Alentejo ficaram, só porque o senhor Engenheiro achou que tínhamos de ter um TGV (sem dinheiro para tal).

  44. Anónimo para presidente. Eu não diria melhor. A falta de lembrança das pessoas é o que me irrita neste momento, dizerem que este é o pior governo deste país, não me cabe na cabeça.
    Estes apanharam e descobriram ainda mais merda do que se sabia e agora têm de fazer o que os outros (aqueles senhores que têm o dinheiro) querem!
    Em vez de trabalharmos (quem tem trabalho) andamos a fazer greves intermináveis, em que quem se lixa é sempre o mexilhão!

  45. Olá Ricardo, subscrevo completamente a opinião que tem do legado de Sócrates e também concordo com as opiniões expressas acima que referem falta de bom senso e de decoro (por o convidarem e dele, por aceitar). O que não concordo é com proibições e petições para impedirem as pessoas de falarem. A melhor forma de demonstrar que não se concorda com Sócrates e com a decisão da RTP é pura e simplesmente não ver e não comentar o programa. É a diferença entre um eleitor abster-se ou ir votar em branco. A segunda dá mais trabalho mas também demonstra melhor o que sentimos. Cumprimentos,
    Filipa

  46. Toda a gente tem direito a opinar, mas um país não tem de levar com as trombas do homem que ajudou (e muito) a atirar-nos à lama. Ainda por cima no canal público, pago por todos nós.

  47. Também fiquei surpresa com a noticia, mas a culpa do estado em que estamos, como alguns já comentaram não é só dele. conheço alguns empresários, que no tempo do cavaco, meteram muitos milhares de contos ao bolso, porque ainda não tinhamos o euro, construindo grandes moradias com piscina, uma delas coberta com agua quente para poderem usufruir durante o inverno. quando este dinheiro era destinado para modernizar as empresas e para melhorar a qualificação dos funcionários, mas fizeram desvios porque não havia fiscalização. Hoje ou deram falência ou estão com muitas dificuldades. Ps e PSD são farinha do mesmo saco, venha o diabo e escolha

  48. Eu mal posso acreditar… Esse homem devia estar preso, e uma vez que não está pede-se pelo menos a decência de andar escondido. Mas não, volta agora que nem uma estrela depois de ter levado este país ao abismo.
    Não acho isto normal, já escrevi que estou revoltada e parece mesmo que isto tudo é um circo, que é a gozar e que já não existe decência em nada deste mundo.

  49. – Sócrates não se 'pirou' para Paris. Sócrates, em democracia, perdeu nas eleições e decidiu ir para Paris como qualquer pessoa pode fazer.

    – Sócrates não é um dos principais responsáveis pelo estado do país, recordo que quem nos obrigou a recorrer à Troika foi justamente o partido que agora nos governa (tão mal quanto seria de esperar já na altura).

    – "Memória [muito] curta" têm de facto os portugueses que não se recordam (ou fingem não se recordar) dos milhões perdidos em auto-estradas desnecessárias, em obras de suposto interesse público que hoje não passam de edificios vazios (de cultura e de gente), já do tempo de Cavaco Silva (e esse não só cometeu "atrocidades na gestão de bens e dinheiros públicos" como ainda teve uma "segunda oportunidade" e eleito Presidente da Republica).

    – O despedimento de Nuno Santos e contratação do (sempre crucificado) José Sócrates não passam de mais uma campanha de propaganda em prol deste governo, que ainda tem esperança viva numa reeleição (e que a julgar por posts como este não será dificil).

    – Se o Arrumadinho tem "moral" para escrever posts como este, porque não há-de ter José Sócrates "moral" para regressar ao seu país? (sim porque que eu saiba o país ainda é nosso, de todos os portugueses).

    Custa-me saber que a maioria dos portugueses não percebe isto, e não percebe, no fundo, quase nada do que passa neste país.

  50. Ah que bem. como os outros fizeram já não tem mal, é isso???? A sério que há quem pense assim? que medo do país onde vivo!

    Ah pois é bebé. Tinhamos o PEC 34, ese calhar como não tinhamos o FMI os mercados não olhavam para nós da mesma forma e não confiavam nos nossos maravilhosos planos internos – visto que demos uma imagem de saber gerir tão bem a nosso casa – e esta forma estávamos todos a passar fominha, porque, guess what: não somos subsistentes nem em comida. e não havia €€€ para salários dos funcionários públicos. e petróleo. e gás natural. and so on.

    Era bom que os mercados nos deixassem à nossa sorte, não era, bebé?

    Sério… há coisas que me ultrapassam.

  51. Não seja ignorante… Acha que o Sócrates não fez nada ? Que tal gastar dinheiro como um megalómano? Avançando com o TGV ( que nos é completamente inútil, Ah desculpem, poupa-nos 20min de Lisboa ao Porto, para quem não sabe), fiz o estudo de um dos troços e meu deus, é enterrar milhões literalmente por NADA! E o aeroporto de Alcochete? E as centenas de autoestradas desertas que temos que se alinham ao lado umas das outras? Enterrou todo o dinheiro que sobrava em bem não transaccionáveis! E agora esse FDP ainda vem ganhar mais uns trocos à custa dos otários ! Que nojo de RTP, de justiça, de desigualdade, de irresponsabilidade, de CRIMINALIDADE!

  52. É isto que me lixa no povinho. Acharem que lá porque achamos que é uma filha da putice que estão a fazer, a dar tempo de antena a um CRIMINOSO como o Sócrates, estamos AUTOMATICAMENTE a defender o coelho ou o PSD.

    SEPAREM ÁGUAS CARAÇAS! O (mau) governo do coelho não tira um pintelho de culpa na má gestão do seu antecessor! Capisce???? Estar a dizer que esse senhor devia procurar no lixo a comida para a boca, não é defender os seus opositores, ok? A questão aqui não é o actual governo. É que esse senhor, que agora quer ir mandar postas de pescada para os outros, TEM MUITA CULPA da situação em que nos encontramos.
    A memória do povo é realmente curta, MAS NÃO EXAGEREMOS!

    Informe-se sobre, por exemplo, o caso das estradas de portugal. E logo a seguir olhe para o seu recibo de vencimento. Saiba que uma boa parte do que lhe é descontado é para pagar negócios desses! E depois venha cá defender ALGUM POLÍTICO!

  53. Concordo com tudo o que dizes excepto com esta frase:
    "Em Portugal, não há criminalização por actos de gestão política – e deveria haver"

    Levar a política para os tribunais e trazer os tribunais para a política (veja-se agora a saga das providências cautelares nas eleições autárquicas) não augura nada de bom para ninguém.
    A política é exactamente isso, a arte de fazer escolhas, as quais devem ser mais livres possível. Se são boas ou más cabe ao Parlamento sancioná-las (e, sinceramente, não vejo ninguém a revoltar-se – o deveria ocorrer – quando os deputados, os quais deveriam representar o povo e não uma qualquer corporação política, se escusam em intervir como travão do Governo) – ou resta-nos decidir o seu destino nas eleições seguintes. Outra questão é a memória: se as pessoas não se esquecessem das más gestões, sancionavam nas urnas.

    BTW, parabéns pelo puto.

  54. Pois, a diferença é que, gostemos dele ou não, o Cavaco foi eleito pelo povo, logo o povo, quer goste dele ou não, merece levar com ele.
    Mas o Socas, foi afastado pelo voto do mesmo povo, logo não tem o povo que pagar com os seus impostos os disparates que ele possa vir a debitar na estação publica.

  55. Ó Asinhas de Frango, essa opinião é muito gira, mas pressupõe que o Socas estaria disposto a fazer um mero papel de palhaço (um frete, vá, se preferir assim…) que não me parece que lhe convenha. É que além do ego gigante do fulano, ainda tem que contar com os (altos) planos que ele tem para o seu proprio futuro, que não me parece que se adequem a esse papel de pateta que a Asinhas de Frango lhe está a querer atribuir.

  56. O Sócrates já está fora há quantos anos? Como é que está o défice, os índices da economia, a nossa vida? Muito pior!
    No tempo do Sócrates já havia crise internacional,o governo dele não tinha maioria e sempre que tentava tomar medidas para diminuir despesa,retirar privilégios á função publica( professores, juízes, médicos, farmácias) era um Deus nos acuda nos jornais e TV.
    Agora temos medidas (de miséria!) aplicadas(com alguns imunes claro) e os índices económicos continuam a descer e o défice não melhora!!!

  57. É preciso ter uma lata enorme e não ter vergonha nenhuma na cara, para preparar o seu regresso ao país e à política desta maneira!! Ainda o lugar não arrefeceu depois de ser demitido e já está a preparar-se para voltar para lá.
    Eu não o quero no meu país como comentador, a dar palpites, principalmente na televisão pública que todos pagamos! Eu não quero que o dinheiro da minha contribuição audiovisual lhe pague seja o que for, nem sequer um café!!
    Que volte a este país para ser julgado e bem por todos os escândalos em que está envolvido, pela gestão danosa, pela tentativa de manipular a comunicação social.

  58. Das duas uma: ou chegámos de facto a um ponto em que já nem ninguém tem honra nem vergonha na cara, e estamos todo numa espécie de jogo de vale tudo ou; vão "dar-lhe" esta oportunidade para ele se enterrar definitivamente e nunca fazer mais nada na vida. Como jornalista, acho que esta é uma daquelas coisas mais vergonhosas que se podia ter. Será o mesmo que perguntar a assassino em série o que pensa dos crimes de outro assassino. Está tudo louco?

  59. Li algures que isto é uma manobra de diversão do próprio governo para desviar as atenções. Anda tudo a ver conspirações loucas. O mundo conspiração, mas há limites. Sócrates exerceu pressões sobre a RTP (como nas outras televisões). É um dos culpados – um dos – da situação de hoje e volta para comentar a situação de hoje na televisão publica. A remuneração é o que menos me interessa. O que interessa é ser na televisão publica. Se os privados o quisessem era lá com eles, agora na publica dizer que o Governo faz bem ou mal!

    É o chamado: pode mas nao deve. A moral ainda devia contar.

  60. Caro Ricardo não concordo que o estado em que o país está se deve só ao governo liderado por José Socrates.
    Já se esqueceu que quando o atual presidente da républica ,foi 1º ministro deu cabo da nossa agricultura e das pescas!!! e o Srº Durão Barroso(Cherne) que quando o país estava de tanga (segundo palavras do mesmo) abandonou o barco tal qual rato abandona o navio…… Gostava de saber porque não critica o Passos Coelho ,não foi ele e a sua corja que não aprovaram o PEC 4 porque era desastroso para o país e agora é o roubo e o desemprego que se vê….Se o José Socrates foi convidado pela RTP e aceitou,está no seu direito,já que temos o Profº Marcelo e agora o Marques Mendes porque não o Sócrates……….

  61. O iluminado Sócrates e a escumalha de políticos só querem é taxo!!!Não querem saber dos portugueses, nem do país..o que lhes interessa é encher o próprio bolso…Ter de "levar" com este senhor,q contribuiu bastante para a nossa ruína, é uma afronta!!Se esta louca ideia for para a frente,é fazer boicote à RTP1, baixar-lhes a audiência!!!!Os portugueses,se permitirem uma coisa destas,sao uns BANANAS….

  62. 100% de acordo com a sua opinião! Acredito sim que é o Governo que vai beneficiar com este tiro no pé do Sócrates, não tenho nada contra o facto dele ser comentador na RTP, só acho que no lugar dele me deixava ficar longe desta porcaria toda!
    E vai-me desculpar Arrumadinho mas o estado deste país não pode atribuir exclusivamente ao governo Sócrates, eu diria que começou com o Cavaquismo e a linha foi seguida pelos governos seguintes (de direita e de esquerda).

  63. Arrumadinho!

    Sobescrevo na integra o que dizes e o que sentes…é inacreditável, imoral, inadmissível…não tenho palavras, ainda estou incrédula!
    Que país este e que povo este…a partir daqui tudo, mas tudo mesmo pode acontecer!
    Ana Paula

  64. É inacreditável a coincidência entre os dois casos! Infelizmente só nos leva a acreditar que sejam manobras políticas… O que ainda se torna mais preocupante!
    Como é que é possível alguém que devia estar a ser julgado, ter fugido para Paris e agora voltar para a televisão pública, para a qual todos contribuimos!!!

  65. É inacreditável a coincidência entre os dois casos! Infelizmente só nos leva a acreditar que sejam manobras políticas… O que ainda se torna mais preocupante!
    Como é que é possível alguém que devia estar a ser julgado, ter fugido para Paris e agora voltar para a televisão pública, para a qual todos contribuimos!!!

  66. Quando discordo discordo, quando concordo concordo.
    Não foi só o Sócrates a colocar o país de pantanas, esta foi uma história que começou muuuito tempo antes.
    Agora… na minha modesta opinião, é um pouco falta de vergonha na cara – de quem o convidou -, falta de tacto, falta de tudo, convidar uma figura que até há pouco tempo governava o país, que contribuiu – com os estádios, as PPP, etc etc – para o CAOS em que estamos, para vir falar de política em horário nobre na RTP.
    A não se que seja estratégia, como disse um comentador acima… e mesmo assim, daquela arquitectadas por mentes muito muito distorcidas.
    Já não há vergonha. Não mesmo.

    E é pena.

    Ana Maria

  67. Não acredito que com o Sócas na TV o Seguro ganhe pontos. Ou o homem é um génio de comunicação e limpa a imagem e o PS ganha com isso ou então sempre q ele falar e o país sentir que é a causa de tudo isto o PS perde. O Seguro não tem carisma e nunca irá conseguir isolar-se da opinião que se tenha do Sócrates e por conseguinte do PS.

  68. Eu só espero que à conta disso a RTP não deixe de passar o futebol. O resto nem me interessa nem sei do que estão a falar.

  69. Lembro que José Sócrates não fugiu do país,não, ele foi a votos e perdeu.
    Retirou-se democraticamente.
    Lembro também que o país anda a funcionar mal desde a chegada dos primeiros dinheiros da U.E.que tão mal foram geridos.
    Bom regresso José Sócrates.
    Prefiro animais políticos a megéras politicas.

  70. José Sócrates não se "pirou" para Paris para estudar depois da sua governação. José Sócrates deu a cara com a mesma determinação de sempre, candidatou-se, percorreu o país em campanha, sem se esconder, foi a votos e perdeu. Chama-se Democracia.

    Se cometeu erros? Evidentemente. Como tantos outros, antes e depois, a começar pelo pai de tudo isto e que ainda assim é hoje Presidente da República. Mas por isso devia permanecer exilado sem direito a aparecer ou a comentar política? Haja bom-senso no que se defende.

  71. José Sócrates não se "pirou" para Paris para estudar depois da sua governação. José Sócrates deu a cara com a mesma determinação de sempre, candidatou-se, percorreu o país em campanha, sem se esconder, foi a votos e perdeu. Chama-se Democracia.

    Se cometeu erros? Evidentemente. Como tantos outros, antes e depois, a começar pelo pai de tudo isto e que ainda assim é hoje Presidente da República. Mas por isso devia permanecer exilado sem direito a aparecer ou a comentar política? Haja bom-senso no que se defende.

  72. Conclusões precipitadas e uma não-indignação:

    Arrumadinho, li a tua primeira linha do post mas desviei logo o olhar para nome do "he-who-must-not-be-named", que saltou-me à vista. Ia imediatamente fazer um comentário indignado quando continuei a ler o post e respirei de alívio: afinal a sensatez continua a estar contigo.
    Concordo com o teu ponto de vista e espero que os cidadãos não se esqueçam do mal que "you-know-who" fez ao nosso país e que nas próximas manifs coloquem ao lado dos coelhos enforcados desta vida, uma imagem do indivíduo em questão.
    só espero um dia não ver esse ser na corrida a presidente da república…

    Maria Martins

  73. Acho que o tema da crise, não foi, nem será tão cedo bem compreendido pelos Portugueses em geral. Espero que um dia o venha a ser.

    Não acho, que José Sócrates seja o principal responsável pela crise que atravessamos, embora tenha algumas culpas.

    É a lenga, lenga do costume, a crise deve-se a Governos despesistas, uns atrás dos outros. Além disso, em 2008, ano de inicio da crise, era inevitável não passarmos por dificuldades. Sócrates, não era, não é, nem nunca iria ser um mago. Todos os países da zona euro, passaram por dificuldades, Portugal não iria safar-se.

    Memoria curta, é não saberem porque motivo se chamou a TROIKA a Portugal. Na realidade não foi bem porque o Governo socialista o queria mas sim porque, o PSD chumbou o PEC IV sem apresentar alternativas, levamos um rombo pelas agencias de rating e chegamos onde estamos agora.

    Não esquecer que:

    1 – Sócrates tinha conseguido o apoio da Alemanha para não termos a troika e termos algo parecido com o q a Espanha tem agora
    2 – que PPC de manhã concordou e de tarde puxou o tapete ao Governo num postura de sofreguidão pelo poder
    3 – a ideia que não existia euros p pagar salários é falsa, n existia era euros para pagar JUROS!

    Isto é factual.

  74. Acho que estás a ser ingénuo, Ricardo. Muito ingénuo… E isto não é nenhuma teoria da conspiração, trata-se de ter uma visão mais realista e cínica da coisa. Deixo o posto que escrevi sobre o assunto (http://asinhasdefrango.blogspot.pt/2013/03/socrates-na-rtp-vejamos.html)

    Hoje todos os jornais noticiaram a quase certa vinda de Sócrates para a RTP, enquanto comentador político em horário nobre. Imediatamente rebentou uma onda de protestos, posts, mensagens, petições, tudo gente revoltada com a "contratação" do antigo Primeiro-Ministro para a RTP, a estação pública!

    Confesso que quando li a notícia não tive reacção, mas não foram precisos mais de cinco minutos para perceber uma coisa, e desenganem-se os ingénuos: isto não é por acaso.

    A meu ver, isto foi uma brilhante jogada política, uma muito inteligente manobra de diversão por parte do Governo que, ao colocar em horário nobre o bode expiatório do país e da sua situação, afasta de si os holofotes. Enquanto a malta anda entretida a assinar petições e a indignar-se com o tema, o Governo entretém-se a cortar aqui e ali, a despedir este e aquele e ninguém liga grande coisa porque o monstro Sócrates está na televisão e agora isso é que importa, agora há novo alvo para a revolta.

    Afinal, esta decisão não pode mesmo passar despercebida, até porque a RTP está sob a tutela do Governo e decide convidar para comentador político aquele que foi em tempos duramente criticado pela oposição (aumentar mais os impostos? Que atrevimento!). Aliás, a tutela da RTP faz parte da pasta de um Ministro cuja popularidade também já viu melhores dias… Assim, sempre nos vamos distraindo. Pelo caminho o povo relembra-se do que é o PS no Governo…

    Mas para mim isto não fica por aqui, claro. Porque nestas coisas há sempre dois lados e não há almoços grátis. Porque carga de água viria o Sócrates, de Paris, expor-se aos milhões de portugueses revoltados sabendo que é uma persona non grata? Ainda para mais, até à data nunca o ouvimos tecer nenhum comentário sobre coisa nenhuma desde que saiu do Governo. Bem, talvez haja duas respostas possíveis a este enigma: uma delas prende-se com a vontade de limpar a imagem que deixou, coisa que me parece descabida e, em segundo lugar, a aceitação do convite tem que ver com outra jogada, mas desta feita do PS.

    Com o Sócrates na televisão e tendo em conta o baixo nível de popularidade que tem, o Seguro rapidamente ascende a pequeno deus. As pessoas ao verem um na televisão e o outro como Secretário-Geral do partido, apercebem-se das diferenças entre eles e até podem pensar que este PS é diferente.

    Entretanto, o Governo, discretamente, continua a fazer das suas…

  75. Olha Arrumadinho é certo que Sócrates nos deixou em maus lençóis mas os que vieram e nos governam acabaram o resto! Jotinhas da treta!

  76. Sim foi o homem que se demitiu porque foi chumbado um PEC IV pelo nosso actual primeiro ministro porque as medidas do PEC IV eram muito duras….e as medidas que temos actualmente apliocadas no nosso pais são fruto do governo PSD/CDS em que se cortou onde era mais fácial e se pos as pessoas sem qualidade de vida, sem empregos, sem dinheiro sem nada….e isso é culpa da actual governação e politicas de direita e não do José Socrates

  77. Também não me agrada a ideia da volta dele, mas não concordo quando diz que a culpa pela situação é dele. Claramente não é só dele, mas de todos os governos anteriores. O pedido do resgate teria de ser feito por ele ou por outros, a questão está na falta de coragem em ir ao bolso dos mais ricos, ou seja, dos "amigalhaços", tanto dele como de Passos Coelho!

  78. ainda me lembro do post que escreveste há uns anos atrás a elogiar o josé socrates e que depois retiraste. pois é….deste lado ainda há quem se lembre e, por isso mesmo, as tuas palavras mais que óbvias neste post soam a falsidade já que este blog serve para agradar à maioria que o lê. depois de teres escrito o que escreveste sobre ele, num momento em que já era óbvio o que ele fazia, a tua opiniã sobre falsa moralidade de nada serve. para aqueles que, como eu, se lembram….

  79. Acreditam mesmo que a "crise" deste país foi provocada pelo que os políticos ou nós fizemos?E únicamente pelo Sócrates, o António ou o João? O que só sei é que Espanha, França, Itália, etc, ainda não têm a Troika lá dentro, nem terão. Assim como há 3 semanas ninguém falava do Chipre, e "ao que parece" agora também estão na bancarrota, mas afinal não estão assim tanto pois fizeram frente ao Eurogrupo (apadrinhados pelso Russos), e como o Eurogrupo é chatinho e nazi, já veio ironizar a perguntar qual a saída que o Chipre tem afinal, como se fosse um grande problema o Chipre sair da União Europeia, e seguir a vidinha dele.
    Toda esta crise (só para alguns países, os mais feios vá…) começou há uns anos atrás, quando nos obrigaram a entrar para a União Europeia, e hoje em dia, estamos a pagar a confiança dada durante anos, aos nazis.
    Lembrem-se: por cada família que vai a falência em Portugal, uma outra na Alemanha vai gozar férias luxuosas para o Mediterrâneo e afins. Sei do que falo, pois tenho olhos na testa.

  80. A RTP soma e segue com estes dois episódios!
    O efeito negativo que esta notícia está a ter nas redes sociais é claro e ainda vamos a meio do dia. Espero que voltem atrás com a decisão, porque há limites para a falta de bom senso e isto passa todos os limites aceitáveis.
    Já é suficiente o facto de o Jorge Coelho ter voltado à política…

  81. eu cá aposto que foi uma boa estratégia por parte da RTP, ora vamos lá ver se as audiências não vão subir em flecha! com o português é sempre assim ..não gosta, não gosta mas "deixa-me cá ver o que é que o sacana vai dizer".

  82. A questão aqui nem é tanto a de má gestão. A incompetência na gestão pública deveria ser punida, sim – mas e a criminalidade? O que Sócrates fez ao País não foram erros de gestão, FOI SAQUE!!!!

    Juro por Deus, que se esse filho da puta mete os pés na RTP, eu nunca mais ligo nesse canal até ao resto da minha vida!!!!!

    Anónimo: Visão retorcida a SUA! Os erros de gestão podemos seguir-lhes o rasto até '74! Ou se quiser até à 1ª República! Mas O PRINCIPAL responsável pelo estado do País É JOSÉ SÓCRATES E É MÁRIO LINO!!!! E AGORA UM FAZ MUSICAIS E O OUTRO VEM À TV!!!! MAS EM QUE PAÍS É QUE EU VIVO CARALHO????

  83. Se temos Cavaco a presidente porque não podemos ter Sócrates a comentador. Este só ouve quem quer o outro temos que o aturar e ouvir mesmo sem querermos.

  84. Caro Ricardo,

    O seu post espelha "sem tirar nem pôr" aquilo que eu (e várias outras pessoas com quem já falei hoje)penso sobre o assunto.
    É uma total falta de respeito, de decoro, de bom senso.
    É claro que a "culpa" do estado a que as coisas chegaram não é exclusiva do Sr. Sócrates mas as memórias das (des)obras dele são as mais frescas, as mais recentes e as que, creio eu muito humildemente, mais nos repugnam neste momento.
    Ainda por cima vai, como é óbvio, ter de comentar a aplicação do memorando com a Troika..e, aposto, a falta de vergonha vai ser tal que vai falar mal daquilo que ele próprio assinou!
    E tudo isto a ser pago com o NOSSO DINHEIRO. Porque o Sr. Sócrates vai ser (bem) pago e com dinheiros públicos!
    Numa palavra: vergonhoso; e a RTP deveria voltar atrás com esta ideia peregrina.
    Raquel

  85. E o Governo agradece, ó Arrumadinho! Então não vês que assim as atenções vão-se virar todas para o Sócrates (o Diabo) e o governo vai continuar a sua caminhada (para o descalabro total)! Isto é para entreter o Zé Povinho,pra centrar as atenções no Sócrates e assim esquecem-se por uns tempos do Passos Coelho!

  86. O Arrumadinho sabe aquilo que qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe… que sim, que o Sócrates é um dos grandes culpados por esta situação.
    Patrícia

  87. Gostaria que alguém me dissesse que "merda" ele fez que antes outros não tivessem feito. Vamos a isso, por favor.

    Ainda ontem ouvi uma coisa muito interessante dita por um político: que se não tivesse sido chumbado o PEC 4, que se calhar hoje íamos no PEC 34 mas não tínhamos cá o FMI. Ah pois é, bebé.

  88. Acabei de ouvir isso no noticiário e nem queria acreditar! Como é que é possível????
    Este país é uma anedota. O mesmo homem que foi (TAMBÉM) um dos grandes responsáveis pelo estado atual do país, vai ser agora pago por nós para mandar uns "bitaites" na televisão?! Sim, porque acredito que vá ser pago! Estou mesmo boquiaberta com isto!

  89. O Sócrates sempre teve um ego muito exarcerbado e uma sede de protagonismo doentia por isso a vontade de voltar a uma forma de ribalta não me espanta. O problema é que pode detrás daquela aparência que vende bastante em PT, está um indíviduo incompetente que como a maioria dos "políticos" portugueses passou a vida a fazer atalhos facilitados por conhecimentos do meio, ou direi do lodo. E pronto, é esta a escola deste senhor, é como ele vê o mundo.

    Nem conseguiu promover a sua carreira para a arena política internacional, comprovando ptt que a sua incompetência é internacionalmente reconhecida. Agora vai voltar a receber do erário público, voltar a ser incompetente na sua função, voltar a ser odiado pelas pessoas, etc.

    Pessoalmente estou me a cagar. Acho que os portugueses vivem numa obsessão de analisar tudo em linhas gerais, da politiquices e do 'temos que salvar Portugal'. Eu quero é fazer o que eu consigo para mim e se conseguir afectar os outros (à boa moda da mão invisível) ainda melhor.

  90. Exactamente, começou tudo com o Cavaco, ou os gajos que estão metidos no caso do BPN não são quase todos do PSD e do governo do Cavaco??? Este governo de facto está a governar lindamente, "está de mãos atadas" como alguém, diz, mas para ir para lá fez tudo e mais alguma coisa, como mentir a torto e a direito e a prometer tudo aquilo que fez ao contrário!!! Ah e tal o pais não aguenta mais austeridade e o PEC 4 é demais…onde já estamos nós agora? No pec 50 para ai…Este governo não tem vergonha na cara é o mais anti-democracia possivel, dado os imensos protestos q tem havido só tinha era de se demitir e ir outras vez a eleições e se o povo assim o quisesse voltava, mas não é daqui ninguém me tira, podem andar ai a sair para a rua todos os dias que quem manda sou eu! Ao menos o Socrates pediu a demissão e "fugiu" para Paris…já com o Coelho não temos essa sorte

  91. Não poderia concordar mais. Também eu sou a favor de segundas oportunidades, afinal somos todos humanos e consequentemente imperfeitos. Mas neste caso, mutatis mutandis, é como colocarmos um homicida a discutir alterações ao código penal.
    O que me arrelia mais é o facto de não existir uma responsabilização pelo que ele (e outros políticos) fizeram ao país. É que no fundo, ser político parece ser o único emprego em que se faz o que se quer, sai-se de mansinho e pelo meio ainda se vai recheando a conta com milhões.
    http://www.letirose.com

  92. Vergonhoso.principalmente numa televisão do estado (não que isto signifique ausência de politiquices, bem pelo contrário, mas deveria obrigar a um ainda maior dito bom senso!). Ser trafulha neste país compensa… Que pena que é termos tanto e continuarmos a querer ser tão pouco.

  93. O principal causador da desgraça chama-sa Cavaco Silva! Todos os seus ministros andam com a justiça à perna – uma vergonha – e ele próprio não anda pq ocupa o cargo que ocupa! A esse (e à anormal da mulher) dão tempo de antena em demasia, aliás, ainda querem é q ele fale mais! Para dizer o quê??? Talvez: desculpem pelo mal q vos fiz/faço!!!!!!!!! E q tal falar do Durão Barroso??? Acho uma graça virem com o Sócrates! Memória curta?? Deve haver, pq só conseguem ver problemas de há dez anos atrás, não conseguem regredir mais no tempo!!!!!!

  94. Subscrevo por completo…
    Como é que uma televisão pública dá crédito a alguém para vir comentar a calamidade política que o Sr. Sócrates ajudou a criar!!!
    Neste caso, acho que dava jeito haver censura e sobretudo justiça!!!
    É preciso muita cara de pau mesmo… para ter coragem de vir falar aos portugueses…

  95. Pode ser que com a memória viva do que o PS do Sócrates fez a este país as pessoas pensem duas vezes antes de meter lá o Seguro ..

  96. Concordo com o que disse sobre Sócrates e a culpa dele acerca do estado de Portugal. Até vou mais longe, o facto da Espanha, Irlanda, Grécia, Islândia e agora o Chipre estarem nas condições em que estão, também é culpa do Sócrates! Aliás, toda a economia má que agora temos, incluindo os EUA, é culpa do Sócrates!

  97. Que pena não ter escrito um texto com a mesma agressividade a respeito do Relvas, porque com esse ainda vamos a tempo de o correr com ele da casa da democracia!

  98. Espero que haja bom senso e nestes 25 minutos de antena façam como eu (caso veja o focinho deste gajo na TV), mudem de canal imediatamente.

  99. Ainda por cima o regresso desse senhor vai ser pago pelos contribuintes! Não sei de quem terá sido a ideia mas parece-me que ninguém, na direção da RTP, tem o menor pingo de decência.

  100. Concordo contigo no facto de que é uma barbaridade o Sócrates regressar à televisão para opinar sobre o que quer que seja.

    Mas, não considero que seja o único grande culpado do estado em que vivemos. É preciso recuar muito tempo, à altura em que o Cavaco era primeiro ministro.

    Numa altura em que se esbanjou os milhões que nos eram dados pela União Europeia. Esse dinheiro nunca foi aplicado naquilo que deveria ter sido e agora pagamos por isso.

    Infelizmente, a política (pelo menos aos meus olhos) servirá para alguém enriquecer à custa do povo. Sinceramente, não acredito que os políticos cheguem a casa e pensem: "Que merda! O país está de pantanas e os jovens não têm futuro. O que posso fazer para resolver isto?" Pelo menos, em Portugal não vejo ninguém a pensar nisto.

    Posso dar-te um exemplo. Tinha uma boa imagem (apesar de não ser dado a grandes políticas) do Paulo Portas. Mostrava estar do lado do povo. Defendia que não se podia exigir mais a quem já tem pouco. Até que chegou o momento da verdade e comeu e calou. Não teve coragem para manter aquilo que defendia.

    Para mim, a nossa política é isto. Infelizmente.

    Desculpa o longo desabafo.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  101. Esta de facto é anedótica! Não poderia estar mais de acordo com este texto. Mas o que me surpreende mais não é facto de ele voltar ainda que como comentador, é haver pessoas que acham que ele governou bem e que deveria voltar ao governo. Parece piada, mas já ouvi isto da boca de muito boa gente que julgava eu ser bem informada.

  102. Caro Miguel, na sequência do caso das imagens, foi aberto um inquérito, no qual o Nuno Santos não foi, sequer, ouvido. Na altura, foi dito pelo presidente do conselho da administração que nenhum funcionário da RTP sofreria consequências na sequência do mesmo. Muitos dias depois, Nuno Santos foi ao Parlamento responder às perguntas dos deputados. Na sequência das respostas, foi suspenso de funções, e na sequência da suspensação, foi despedido. Não é "uma visão". São os factos. E leia a argumentação do conselho de administração para o despedimento. Não tem a ver com o facto de ter exibido as imagens, mas com uma quebra do "dever de lealdade" ao ter falado no Parlamento.

  103. como eu já disse: ele fez merda, os outros, os do actual Governo, ainda que mal e porcamente tentam limpá-la e para cúmulo o gajo agora vem mandar bitaites como limpar a porcaria… Priceless

  104. Não percebo porque é que as pessoas continuam a considerar o PS e o PSD como unicas alternativas… não sei se as pessoas tem a memória curta ou se gostam de ser enganadas.

  105. O Nuno Santos foi despedido porque mostrou imagens que não poderia ter mostrado, não porque disse o que pensava no Parlamento. Visão retorcida a sua, hem?

  106. Mas o que sabe o senhor para para dizer que foi o José Sócrates que deixou o país assim? Sabe que eu acho que começou a culpa no Cavaco quando foi primeiro-ministro? Ora essa!
    E vivemos em democracia, certo?

  107. O país é o espelho da sua justiça. Que não existe. Devia estar mais que preso! E o pior é mesmo isso, é que provavelmente como as coisas estão más agora, acham que a culpa é do Coelho e é provável que votem no Ps. A culpa É do PS! Mas não só, a culpa é da má gestão europeia que está a ser feita pelos grandes, e era sim contra esses que devíamos manifestar e revoltar, porque quem nos governa actualmente está de mãos atadas. Devia ter caído um raio na cabeça de quem inventou o euro! Fdp! Ainda vamos voltar às nossas moedinhas, mas muito mais pobres!

  108. Esses 25 minutos de antena deviam ser o fiasco em termos de audiência.

    Quem é que a uma altura destas o quer ouvir? Para mim é um, a par de outros tantos, super responsável por o caos em que estamos. Nem o posso ver, quanto mais parar para o ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA