Fim de ciclo

64
8397

Já por várias vezes escrevi aqui que gosto de Jorge Jesus, que o acho um excelente treinador, que foi com ele à frente da equipa que vi o Benfica jogar melhor futebol nos últimos 20 anos. Com Jesus, o Benfica joga sempre para ganhar, e ganha muitas vezes, dá espectáculo, marca muitos golos, tem um futebol ofensivo e de qualidade.

Depois de ter perdido o campeonato e a final da Liga Europa, falei do orgulho que senti ao ver o Benfica dominar o campeão europeu, numa final perdida de forma imerecida. Não fui o único. Centenas de adeptos aplaudiram a equipa depois daquela derrota, porque todos sentimos o mesmo, o peso da injustiça, a grandeza do nosso clube, independentemente do resultado.

Hoje, num jogo, muita coisa mudou. E isso nem sequer tem unicamente a ver com o resultado, com mais uma final perdida. Claro que se o Benfica tivesse ganho, mesmo jogando de forma miserável (como jogou), tudo seria diferente, mas a história do futebol também se faz de resultados, e, este ano, já nenhum benfiquista pedia um grande jogo, mas sim uma vitória. E isso voltou a não acontecer. Mas, como disse, o mais grave foi tudo o que se passou depois de terminada a partida.

A forma como Cardozo se dirigiu a Jesus, puxando-o, esticando-lhe um dedo no nariz, culpando-o frontalmente por esta derrota, os insultos do paraguaio a André Almeida, procurando no miúdo outro bode expiatório para este insucesso, os assobios e críticas dos adeptos ao treinador e aos jogadores, tudo isso mostra que o líder perdeu a mão, e quando o líder perde a mão tem de ser substituído. Com esta derrota, Jorge Jesus perdeu o respeito dos adeptos, mas também dos seus próprios jogadores. Deixou de ter força, voz, e, sem isso, não poderá liderar um grupo de homens que não o quer seguir. A derrota contra o Guimarães e tudo o que se seguiu após o final do jogo deixaram Jesus demasiado fragilizado para que possa continuar a treinar o Benfica, independentemente de eu achar que ele é um óptimo treinador. Mourinho também o é, e saiu do Real pelas mesmíssimas razões: foi arrogante o ano todo, e, no final, não ganhou nada. Continua a ser um dos melhores treinadores do mundo, mas perdeu o balneário, e quando se perde o balneário e a confiança dos adeptos só se pode sair do clube.

Independentemente dos erros individuais na final da Taça – os dois de Artur nos golos do Vitória, os de Jesus nas substituições, os de Urreta que fez tudo mal, etc. -, importa olhar para os erros colectivos do Benfica, que foram demasiados. Ao contrário dos jogos com o Chelsea, e até mesmo com o FC Porto, o Benfica foi displicente, jogou sem garra, sem entusiasmo, foi snob, pouco trabalhador, nada humilde. Não teve a grandeza de aplaudir a vitória do adversário, virou costas à entrega da taça, não soube chorar dignamente mais um insucesso. Os jogadores pareciam criancinhas a fazer birra depois de lhes tirarem o chupa-chupa, apontando o dedo para todos os lados, sem terem a humildade de procurar os erros neles próprios. Cardozo devia preocupar-se com os golos que falhou, com os erros que cometeu, com o péssimo jogo que fez, e não em culpar Jesus ou apontar o dedo a André Almeida. Também ele, com esta atitude, poderá ter assinado a carta de saída do Benfica.

Senti. neste jogo, o castelo a ruir de vez, não pelo resultado, mas pela atitude, pela postura indigna.

Neste final da taça, não tive orgulho naqueles jogadores, e, até por isso, não me custou assim tanto a derrota.

Parabéns ao Vitória pela lição que deu ao Benfica, por esta conquista que está a deixar a cidade em festa. É uma equipa com quem simpatizo, tenho um amigo do Guimarães – parabéns, Carlos! – e acho que o clube e a cidade mereciam esta vitória e esta festa.

Quanto ao meu Benfica, espero, sinceramente, que este período de férias seja o necessário para que se repense muita coisa, para que se arrume a casa, por forma a começar a época, em Julho, com a confiança necessária para enfrentar a época de cabeça erguida e com a força que precisamos para nos reerguermos.

64 Comentários

  1. Não deve terceiramente no jamor, agora nem hA Dois anos. A diferença entre adeptos de Porto e Benfica na relação connosco foi incomparavelmente melhor desta vez( e perderam, há dois anos o Porto ganhou!)….

  2. Será que ninguém viu que o 1º golo do VG nasce de um fora de jogo? E se esse fora de jogo tivesse sido assinalado? se calhar o JJ por estas alturas não estaria a servir de saco de pancada como está a servir neste momento pela maior parte dos Benfiquistas, a quem deu tantas alegrias. O VG não fez nada para ganhar o jogo, foi encostado ás cordas durante 80 minutos e foi ajudado pelo árbitro no 1º golo. O Benfica controlou perfeitamente o jogo até ao 1º golo do VG (ilegal) depois ficou naturalmente desconcentrado. Gostava que o JJ continuasse, pois conseguiu meter o Benfica a jogar como eu já não via há 20 anos. Tenho pena que só algumas pessoas vejam isso e pensem que mudando de treinador resolve-se tudo. Sou 100% a favor da continuidade do JJ, e duvido que (se o JJ sair) o próximo treinador do Benfica, seja ele estrangeiro ou português, vá conquistar o que o JJ conquistou e meter o Benfica a jogar como está atualmente.

  3. Arrepiou-me quando falou da minha cidade, do meu clube…e teve a tal humildade que faltou a mts benfiquistas de dar os parabens ao adversário. A cidade ficou mesmo em festa, e a Vitória foi merecida 🙂

  4. Cara Catarina, nesse aspeto eu concordo. É preciso tempo e recursos. Mas na área do Benfica, não foi por falta de tempo que ninguém impediu o Ivanovic de saltar sozinho. E Sr. Arrumadinho, nem foi por azar.

    António Machado

  5. Mas ninguém está a comparar o Braga ao Arsenal, enquanto Clubes/Equipas não tem comparação possível, são de dimensões completamente diferentes, agora o seu enquadramento nos respectivos campeonatos actualmente acho identico, ambos os clubes estão conscientes que uma boa época é conseguir um apuramento para a Champions e sabem que é muito difícil conseguirem lutar pelo titulo, e os adeptos percebem e aceitam isso.. ao contrario de Chelsea/F.C.Porto ou Man United/Benfica que nos seus respectivos campeonatos estão "obrigados" a lutar pelo titulo..e menos que isso não é aceitável!

  6. Caro Anónimo, o Benfica jogou bem contra o Chelsea. Não diria melhor, ams ceito que assim se considere. Talvez até merecesse ganhar. Mas o segundo golo, de canto, com 4 defesas a olhar próTeto, a culpa não foi minha com certeza. Assumam-se os erros.

    E caro, Arrumadinho, o meu texto foi escrito no sentido de explicar o meu não entendimento nesta obcessão pelo Jorge Jesus (por muitos, não por todos, obviamente). Claramente, no fim da época, errou, e muito.

    António Machado

  7. Não é medo pós Jesus, só acho que tem que se dar o mérito que ele teve! E neste momento, acho que faz melhor sair do que ficar, tanto para ele como para o Benfica… por isso não é medo. É reconhecimento! Não acho que conseguissem fazer melhor. Dás o exemplo dos jogadores quando foi campeão, mas alguns desses jogadores foram criados por ele nesse mesmo ano.
    Sinceramente o que o VP fez, acho que qualquer outra teria conseguido no Porto – até porque não o fez só por mérito, mas por demérito do JJ também – conforme diz o teu discurso!
    Agora concordo que não se justifica a ascendência psicológica que o Porto tem sobre o Benfica de JJ (embora não seja só no de JJ).
    E comparar o Arsenal ao Braga… bem, aí não comento!

  8. A Direcção tem dado tudo a todos os treinadores e nenhum foi capaz de tanto. O benfica teve apenas uma derrota no campeonato, por isso não se explica com a queda do Braga

  9. Caro António Machado, eu respondo-lhe com um nome: Alex Ferguson. Veja o seu percurso no Man United e perceba a diferença de mentalidades. Se calhar aquilo de que precisamos e de uma mentalidade mais inglesa. Perceber que construir uma equipa a sério demora tempo. Tal como demorou com o FCP. O mal das pessoas é serem muito ansiosas e só pensarem que têm de ganhar, ganhar, ganhar. Para se construir uma equipa solida e preciso muito mais que isso.

  10. Caro Arrumadinho, mande-se embora o Cardozo. Uma atitude de um jogador não classifica toda a relação de um treinador com o seu balneário. O Cardozo não é nenhum santo, tanto mais que não foi a primeira vez que amuou quando saiu e coisas do género. Se calhar está a precisar de perder a crista, que dois galos na mesma capoeira é demais. Ou então o JJ já precisava de fazer algo à Mourinho e pô-lo na bancada durante uns tempos.

  11. O Vitor Pereira é um mau treinador. Uma equipa como o Porto que nas ultimas duas épocas apenas lutou pelo campeonato diz muito do seu treinador, que mesmo com toda a estrutura montada desde há vários anos para cá não consegue fazer melhor que isto. Penso que ganharam os dois últimos campeonatos mais por demérito do SLB que por mérito próprio, até porque em ambas as épocas estiveram sempre dependentes das nossas falhas. Agora quando uma equipa como a do FCP que gasta milhões em jogadores e não consegue disputar decentemente mais que uma frente, e triste…e sim, neste caso acho mesmo que a culpa e do treinador…qualquer treinador razoável levava o Porto muito mais longe.

  12. Cá para mim, lamento, mas o Jesus não teve culpa da miserável prestação do Benfica este Domingo. Quer dizer… há meia dúzia de dias o Benfica fez um jogo BRILHANTE frente ao Chelsea. Não ganhou mas encheu-me de orgulho. Agora as coisas correm menos bem e é o Jesus que é uma porcaria? Haja paciência.

  13. Bem, para começar não concordo nada contigo quando pintas o VP como tao mau treinador! é verdade que não acho que seja um treinador top, ou seja, gostava de ver um melhor no seu lugar, mas por exemplo comparando com algumas alternativas que se tem falado (dou o exemplo do Domingos) bem, mal por mal, prefiro que fique o VP! pode não ser extraordinário mas potênciou grandes jogadores, como por exemplo Mangala e Maicon, vi o FCP a fazer grandes jogos, como por exemplo contra o PSG, fomos a unica equipa que lhes conseguiu ganhar, nem o Barça conseguiu, este ano fez um bom campeonato, melhor defesa, e 2º mlhr ataque, pouco golos ficou a dever ao SLB, e conseguiu ser campeão, quando a meu ver tinha uma equipa débil! sempre achei que o SLB tinha uma equipa mais forte, basta ver as opções para o ataque! 3 excelentes avançados, nós para alem do Jackson, quem é que temos mais?!! e extremos?! o Varela é mediano, o James é mais 10 do que um extremo..o FCP consegue fazer um bom 11, mas tirando esses o que fica no banco?! um Atsu?! um Defour?! Maicon?!.. a meu ver o Benfica tinha um plantel mais rico, com varias opções, e mesmo assim o VP conseguiu gerir a equipa e fazer do Porto campeão, por isso há mérito dele! tem debilidades grandes, como a comunicação..mas mesmo assim acho que está dentro dos 6 melhores treinadores portugueses.
    Quanto ao JJ, bem se achas que o "quase" é aceitavel, mesmo quando se perde quase sempre para o mesmo(FCP) ok! o que eu acho é que um bom treinador no lugar do JJ conseguia fazer melhor do que ele faz, não tenho duvidas! o JJ fez o que poucos fizeram nos últimos anos no Benfica, é verdade! mas também teve a estabilidade e principalmente o investimento que mais nenhum treinador teve! já viste a equipa do ultimo Benfica campeão?! David Luis, Coentrão, Ramires, DI Maria, Aimar, Saviola, Cardozo…. e mesmo assim consegue ser humilhado na LE, e não consegue ser campeão no Dragão, mas também se ele não foi corrido depois da época do AVB, em que mais humilhante era difícil, acho que também não vai ser agora! Por exemplo, gostaria de ver o que o Fernando Santos faria com todas as condições que são dadas ao JJ!
    Falas de outros campeonatos, mas por exemplo o Fergusson teve lá muitos anos, mas venceu muito também! considero um treinador vencedor, não um "quase ganhou", e conseguiu um estatuto de simbolo do clube, assim como é o Eusebio no Benfica ou o Pinto da Costa no F.C.Porto, o Porto até pode não ganhar durante uns tempos, que nenhum portista vai querer a saída do PdC. O Wenger, realmente é o study case no futebol mundial, mas para mim a sua continuidade é muito devida ao facto de o Arsenal ter uma filosofia diferente dos seus rivais, ou seja, admite não lutar pelo titulo, sabe que não faz os investimentos milionarios dos rivais, aliás, ainda lhes vende jogadores e por isso, não pode esperar muito mais que um 3º ou 4º lugar e isso o Wenger tem conseguido! basicamente cumpre os objectivos do clube, o rácio investimento/sucesso é bom! é como um braga que consegue sempre um 3º lugar e boas participações na Europa, tb irá deixar satisfeitos os adeptos, porque sabem que não podem exigir muito mais face ás suas limitações.
    E concordo, aprendam com os melhores campeonatos, vejam o espanhol, o Real tinha o melhor do mundo e mandou embora, o Barça tinha o Guardiola que também venceu muito, até o dia em que não venceu e foi embora, Jupp Heynckes ganhou mais que muito e mesmo assim a direcção lá achou que era altura de mudar para melhor, que ainda poderiam ser melhores, e mudou! o Chelsea e Man. City também acharam que face ao investimento feito nas equipas os resultados não eram assim tao bons, e por isso vao mudar!
    Não percebo esse medo do pós-JJ! sinceramente acho que facilmente se fará melhor e dificilmente pior, se todo o investimento se mantiver.

    zexnuno

  14. Uma parte à Direcção que não poupou esforços em lhe dar os jogadores que quis e ao contexto desportivo em que fez um scp fraco, um Braga em queda sendo apenas o fcp o único adversário. Mas isso já estava no meu comentário.

  15. Já achava piada na altura e continua a achar que se dê como desculpa a suspensão de 4 meses do "melhor" jogador do campeonato, quando se esquecem que a diferença pontual foi conseguida, essencialmente na primeira parte do campeonato em que o suposto "melhor" jogador jogou sempre.

    Dizer que contra o Chelsea (e já nem falo do Porto) o benfica perdeu por culpa própria, quando fez tudo o que podia para ganhar e foi inclusive superior ao campeão da Europa, o milionário Chelsea, não é ser-se honesto

  16. Na última época em que é campeão, também ganhou ao porto, coisa rara de acontecer!
    O que é verdade é que qualquer treinador no Porto se arrisca a ser campeão, mesmo que não seja grande treinador, como é o caso do actual (talvez seja o mais fraco de toda a 1ª liga). O Jorge Jesus, pelo menos e apesar de poucos títulos, consegui por o benfica a lutar sempre pelo campeonato, a chegar longe nas competições europeias. Conseguiu dar outra consistência ao clube. Claro que é pouco, mas já é mais do que se conseguiu nas últimas décadas.
    Defendo que Jorge Jesus não deve continuar, porque acho que psicologicamente, e depois desta época, se criou um estigma que será difícil de combater, só por isso.
    Já aqui deram o exemplo de Fergusson, posso dar o de Wenger, também.às vezes tem-se mais a ganhar em manter um treinador que não ganha nada, mas consegue lutar por tudo… se pensarmos a longo prazo, claro! Devíamos aprender um pouco com um país que tem dos melhores campeonatos, não?Estabilidade na estrutura, afinal tem sido isso que tem tornado o Porto melhor – tem uma estrutura tão estável, que já nem depende do seu treinador. Mas no Benfica, o homem da estabilidade não é o presidente, tem sido o treinador.

  17. Caro António Machado, o azar não explica todas as derrotas, mas explica algumas. O azar existe, efectivamente, não é uma invenção. E o Benfica, em alguns momentos, teve efectivamente azar. Não explico a derrota de ontem com o azar – nunca referi isso – mas no jogo com o FC Porto, por exemplo, tivemos azar, contra o Chelsea, tivemos azar. Outros, tiveram sorte. A sorte e o azar fazem parte do jogo.

  18. Cara Aaa. Se leres o meu texto verás que em momento algum culpo o Jorge Jesus em relação ao que se passou após o jogo. Digo, sim, que ele perdeu a mão no balneário, foi desrespeitado, e isso é um sinal gravíssimo, que indicia que ele perdeu o balneário, o apoio dos jogadores. E, sem esse apoio, sem a confiança dos homens que lidera, dificilmente poderá fazer um bom trabalho. Nenhum treinador ganha campeonatos sem o apoio dos seus jogadores, nenhum líder se impõe contra as suas tropas.
    Se eu tivesse memória curta, não escreveria tudo o que escrevi no primeiro parágrafo.

  19. Caro anónimo, um blogue pessoa serve para se escrever o que se quiser. Eu quis escrever sobre o Benfica, como fiz nas últimas semanas, após os jogos decisivos. Não escrevo para ser original, escrevo sobre o que me apetece. Não me parece que eu ou o Homem Sem Blogue tenhamos necessidade de copiar o que o outro faz. Agora, podemos ter opiniões parecidas sobre um mesmo assunto, ou não?

  20. Se ontem era bom não faz sentido que hoje não seja. O que Cardozo fez foi o mesmo que Enzo tinha feito em Amesterdão mas aí ninguem ligou muito.

    JJ bom treinador? Dá-me vontade de rir. É, provavelmente, o pior treinador de sempre do SLB. Um treinador que teve tudo, mas TUDO mesmo para ter um ciclo de sucesso ímpar no SLB e ganha ZERO. Milhões à disposição, jogadores de top, estabilidade directiva e técnica, oposição fraca apenas com um adversário de relevo. Resultado? ZERO!!!

    As minhas criticas a JJ vêm desde o primeiro ano onde saltavam à vista as debilidades do seu esquema táctico. Mas tínhamos um Ramires que disfarçava e um super Aimar, Saviola e Di Maria com um Cardozo goleador. E mesmo assim, contra o Braga, só fomos campeões na última jornada. Depois foi mais do mesmo com humilhações atrás de humilhações. Este ano salvou-se um super Matic e super Enzo que esconderam as debilidades da equipa mas quando eles não resolviam nenhuma ajuda vinha do banco. Nunca JJ conseguiu ajudar a equipa a partir do banco. 11 errados, substituições erradas.

    Os jogadores sentem isso e por temos casos como o do Enzo e Cardozo e opiniões como Nolito e Amorim.

    JJ perdeu o balneário no final da primeira temporada quando recebeu o prémio pela conquista do titulo e os jogadores não.

  21. Mais uma vez estou completamente de acordo… fiquei com a mesma ideia depois do jogo de ontem… infelizmente a época acabou muito mal, não só em termos de resultados, mas em termos de conduta e comportamento, foi muito triste o que se passou!

  22. Há uma coisa que me irrita neste Benfica (em alguns adeptos benfiquistas, digo, e na estrutura do clube em si), que é o facto de nunca perderem por culpa própria. Em 3 das "finais" (Estoril, Porto, Chelsea), Jorge Jesus e Luís Filipe de Vieira disseram que o Benfica perdeu porque teve azar. O que não é, de todo, verdade. Eu gostava que não fosse necessário ser de outro clube para se perceber isto. O Benfica perdeu tudo por culpa própria. Acho que está na hora de assumirem os vossos erros e de pararem de culpar a sorte (digo "vossos" porque, infelizmento, o arrumadinho por vezes também comete este erro).
    Por outro lado, é-me incompreensível este amor por Jorge Jesus. É verdade que o Benfica pratica um futebol entusiasmante, ofensivo, bonito. O mais bonito que se pratica em Portugal. Verdade. Mas não ganha nada. Perde tudo no fim. Que espécie de treinador é este, que em dois campeonatos seguidos, a ganhar por meia dúzia de pontos, deixa fugir o campeonato no fim? Não entendo como é que o maior clube do mundo aceita isto com naturalidade e ainda aplaude o treinador no fim. E fazem vénias. Um treinador que em 4 anos no maior clube do mundo ganhou 1 campeonato. Campeonato esse em que o melhor jogador da liga foi suspenso 4 meses. Explique-me.

    António Machado

  23. Oh Arrumadinho, mas vamos lá a ver uma coisa. Se o teu filho se porta mal, castigas-te a ti? Que culpa tem o JJ do comportamento do Cardozo, que agiu de cabeça quente?

    O Cardozo tem é de sofrer as consequências do comportamento dele, que acredito tenha sido o desespero de assistir aquela palhaçada de "fora" sem poder fazer nada, tal como nós adeptos.

    Eu continuo a achar que Roma e pavia não se fizeram num dia e que este ano serviu de estágio para a época brilhante que temos pela frente, 2013/2014. Temos treinador, temos equipa, temos massa associativa, temos arrais de golos, temos estádio cheio em quase todos os jogos. Falta-nos a sorte e a cabeça fria nos jogos decisivos mas isso também se aprende, também se treina.

    As pessoas tem é memória curta, foi esta equipa que nos levou às finais (que perdemos, mas podíamos ter ganho), que nos permitiu sonhar e ir mais longe… Se ontem tivéssemos ganho já estava a época salva e já eram os maiores. Não pode ser assim. Há que continuar.

  24. Vão dar o dito por não dito!! O vosso Presidente já disse que, independentemente dos resultados, o JJ é o trinador dele e que vai ficar. Sempre quero ver se agora o manda embora. O que é certo é que, com JJ ou sem JJ, a crise no benfica stá instalada. É bem feita para deixarem de ser fanfarrões!!!

  25. Este texto vai ao encontro do que escrevi no meu blogue. Tal como tu, mudei de opinião em relação a Jorge Jesus. Aquilo que aconteceu ontem é sinal de que não tem condições para continuar.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  26. Obrigado pelo Fair Play!!!Mas se há equipa que tem uma massa associativa que vibra é o VITÓRIA, e desculpem o meu comentário mas o Cardozo era bem arrumado,faltas de respeito é do pior que há!Não gosto do JJ mas não mereceu saír assim do campo,os benfiquistas não ganharam nada é verdade mas não ficaram mal classificados,não percebo como é que com um 2º lugar mandam-se embora os treinadores,nós ganhamos a Taça mas não ficamos em 2º e somos muuuuuito felizes,o 1º não pode ser para todos…

  27. Eu não sou adepta do Benfica mas torci pelo clube nos seus 2 últimos jogos.
    Se na final da Liga Europa fiquei com imensa pena dos Benfiquistas, porque me pareceu que de fato fizeram um grande jogo e mereciam a vitoria, ontem, mal o Vitoria de Guimarães "marcou" o primeiro golo pensei que o Benfica não merecia ganhar aquele jogo e aquela Taça. O primeiro golo do Vitoria foi assim uma coisa mesmo muito aparvalhada…
    E o que aconteceu depois do final do jogo foi simplesmente vergonhoso…Não percebendo nada de futebol tenho de concordar consigo quando diz que o treinador, perdendo o balneário, não pode continuar.
    Mas espero que o jogador seja igualmente punido de alguma forma! Revelou total falta de profissionalismo. Se ao jogador custou perder a final, ao treinador terá custado talvez mais…
    Tudo aquilo foi muito pouco glorioso.

  28. Curioso que se defenda mais depressa quem desrespeita do que o desrespeitado… JJ errou ao construir uma equipa que "só" sabe atacar, pressionar, jogar "muita forte". Quando não joga assim, não sabe segurar a bola e prefere "controlar" o jogo em vez de o dominar! No início da época, com as saídas de Javi e Witsel, ninguém apostava que a equipa pudesse chegar até onde chegou. Morremos na praia mas pelo menos chegamos lá, em vez de ficarmos a flutuar, muito ao longe, num bote cheio de furos… Impõe-se renovação de equipa, pois recuperar a que temos, depois da dose desta época, é tarefa impossível!

  29. É por tudo isto que o Benfica ainda não domina o futebol português. Estas situações no FCP nunca trasnparecem aconteça o que acontecer. Mesmo quando andam todos "à chapada" dão sempre a imagem de que estão todos unidos. É só esse bocadinho que falta ao SLB. Este~não é o momento para o SLB mudar de caminho. Se a situação do Cardozo fosse no FCP o Pinto da Costa já teria vindo dizer que tudo foi um mal entendido, desvalorizaria tudo e arrumava a casa durante as férias (despachava 1º o jogador com um bom negócio).
    Força SLB

  30. Concordo integralmente com o comentário da S. Já todos sabemos que o Cardozo tem mau feitio quando é substituído. Já não é a primeira vez que amua quando sai. Se achava que conseguia marcar porque não o fez enquanto esteve lá dentro?
    E porque culpamos agora o JJ? Porque não culpamos o Artur, por ter comprometido todo o possível desfecho do jogo? Porque não culpamos a equipa pela displicência mostrada em campo? Todos sabemos que isso não é só culpa do treinador, apesar de ser sempre mais fácil arranjar um bode expiatório.
    A verdade e que aqueles que hoje defendem que o JJ tem de sair são os mesmos que amanhã, quando o Benfica deixar novamente de lutar pelos títulos nacionais, ou deixar de marcar presença nas meias finais ou finais de competições europeias, vão desejar que ele nunca tivesse saído. Talvez se esqueçam que um treinador como o Ferguson esteve várias épocas quando chegou ao Man United sem ganhar nada. A partir daí um quase domínio absoluto na liga inglesa. As coisas boas acabam por chegar. Pode demorar mais tempo que o que os mais ansiosos desejariam, mas acabam por acontecer. Ahh e o Cardozo já pediu desculpa por se ter passado. E nós perdoamos o Cardozo. E porque não havemos de perdoar o JJ? Por mim está perdoado 🙂

  31. Bem, para começar tenho alguma dificuldade em perceber como um treinador que perde 3 campeonatos seguidos, num clube da dimensão do Benfica que faz investimentos de milhões no plantel, e até ao jogo de hoje era defendido pela maioria dos adeptos, no meu clube (F.C.Porto) o nosso treinador conseguiu ser TRI-campeão, sem qualquer derrota esta época, e se juntarmos as 2 ultimas épocas tem apenas 1 derrota para o campeonato! e mesmo assim a maioria dos portistas não querem a sua continuidade, não sei se é a exigencia dos adeptos que é diferente, se é a cultura do próprio clube que é diferente. Mas no F.C.Porto, bastava o primeiro ano que não era campeão que não tenho a menor duvida que era logo corrido.
    Por outro lado até percebo que haja gente que o defenda, é verdade que ele meteu a equipa a jogar bom futebol, muito ofensivo, consegue tirar partido de todo o potencial dos jogadores, mas isso chega? é que este ano nem a taça da cerveja conseguiu ir buscar! E depois tens uma coisa que me custa muito perceber como é que os benfiquistas toleram, que é o homem tem um medo de morte de jogar contra o F.C.Porto, então de ir jogar ao Dragão, é surreal! o registo do Benfica nas ultimas épocas em confrontos directos com o Porto é vergonhoso (felizmente para mim!) mas até na época que foram campeões com uma excelente equipa, saíram do Dragão com 3 batatas no buxo! esta época, se há coisa que sempre tive como certa, é que o Benfica não seria campeão no Porto, até podiam sair de lá com o empate e o titulo praticamente garantido, mas ganharem sabia que isso não aconteceria, era demasiado humilhante para os portistas, nunca seria tolerado pelos adeptos, e mais uma vez a derrota a meu ver devesse muito ao JJ! Na final da LE, realmente a equipa jogou muito bem, mas também a equipa do Benfica tem bons jogadores, num jogo daqueles que estão super motivados é fácil tirar partido do máximo rendimentos de cada um, e o Chelsea deste ano pode ser campeão europeu, mas é uma equipa que não deslumbra e ainda para mais com algumas baixas importantes, de qualquer forma, tive pena! o Benfica aí merecia melhor sorte..
    No jogo de hoje, fiquei admirado pelo desinteresse dos jogadores que sabiam que era a unica coisa de bom que podiam deixar desta época, o Benfica não jogou um cu, fez pouquíssimo para ganhar o jogo e pronto, fiquei muito feliz pelo Vitoria que é uma equipa pela qual simpatizo bastante!
    Posto isto acho que JJ deve ir embora, assim como depois da derrota em Malaga tive a certeza que o tempo do VP acabou no Porto, nem é o ser eliminado pelo Malaga que é mau, é o ser eliminado depois de ter vencido a primeira mão sem ter sofrido golos e a fazer um bom jogo, chega lá e mete aquela equipa a jogar daquela forma??!! não é aceitavel!! da mesma maneira não acho aceitável o JJ perder o campeonato a 2 jornadas do fim! para mim não seria tolerável!
    Agora, se acho que ele vai sair? ahm…sinceramente acho que não! por uma simples razão, o Luis Filipe Vieira tem mais medo de ver o JJ no F.C.Porto, do que repetir da dose das ultimas épocas!

    P.S – Faz mais posts sobre futebol! gosto do escreves, e apesar de "lampião" acho que és bastante racional em grande parte das análises que fazes! 😉

    zexnuno

  32. Quando ganhamos, o discurso é:

    "Eu disse ao X para fazer assim"
    "Eu fiz a substituição"
    "O que era o Benfica antes de mim?"

    Quando perdemos,

    "A culpa é de todos."

  33. O primeiro benfiquista que vi hoje fazer uma comentário correto! Independentemente do apoio que damos ao nosso clube, há que saber criticar quando tal é necessário. As críticas também ajudam a crescer

  34. Não é pelo que refere "a falta de humildade e mau perder", certamente não será caso único, que o clube perde a sua grandeza.

  35. O J.J. tem os seus méritos, ninguém deve esquecer que valorizou imenso jogadores que o Benfica vendeu com muito lucro, também pôs o Benfica, em alguns momentos, a jogar à Benfica. Mas pagar 4 milhões época por um título nacional é excessivo, assim como se percebe há muito que o J.J. não promove um ambiente saudável no balneário ( ex. Nolito, Olá John, Nelson Oliveira, Enzo na final da Champions e agora Cardozo). Para mim também é o fim da linha, mais que não seja porque não gosto de ver o treinador da minha equipa a chorar aos 80 m de jogo!
    Quanto ao Cardozo, não aprovo a forma como expressou a sua frustração ( as maneiras aprendeu, de certeza, com o mestre da táctica) mas é o melhor avançado estrangeiro, de sempre, do Benfica. E prefiro manter o Cardozo do que o J.J., fica mais barato e apesar de tudo o Cardozo apresenta melhores números.

  36. Mais do q JJ perder a mão, mostrou-se a tremenda falta de profissionalismo de alguns jogadores do Benfica. E dos ppos adeptos, a cuspir à passagem do treinador. Comigo, o Cardozo estava na rua.

  37. Se o Benfica tivesse ganho, o JJ teria todas as condições para continuar. Depois do fim do jogo, do episódio Cardozo o JJ não tem condições para continuar, perdeu o balneário. Mesmo que saia o Cardozo e fique o JJ, penso que já não tem condições.

  38. Não se esforce, Arrumadinho.O Miguel é como, infelizmente, muitos dos adeptos do Benfica e não há pior cego do que aquele que não quer ver.

  39. A cidade de Guimaraes está em estado de loucura!!Este feito,o de ganhar a taça nacional,para os vimaranenses,equivale a ganhar uma taça UEFA!!Guimaraes é uma cidade,já ela orgulhosa de si própria, que com esta vitória ainda se torna mais soberba!o vitória nao faz parte dos "grandes",mas o bairrismo vimaranense faz do vitoria um grande clube, sempre com as emoções minhotas à flor da pele, para o bem e para o mal!!
    Arrecadar a taça,enquanto capital europeia do desporto, é por si só simbólico!
    Agarre nas suas sapatilhas e venha dar uma corrida em Guimarães, enquanto a sua Sra. Pipoca vai as compras na "Fátima Mendes"!!!!!;)))

  40. E nenhum comentário sobre a flash interview? Nem uma pergunta sobre a atitude do Cardoso! Afinal não são só os jornalistas do norte que tem medo!

  41. O Jesus não perdeu o meu respeito, se é que isso importa. Tal como disseste, há muitos anos que não via o Benfica jogar tão bem. Se o Cardozo lhe faltou ao respeito, processo disciplinar. Não vou deixar de admirar o trabalho do melhor treinador do Benfica que conheci (é preciso ter em conta que sou jovem) por causa disso.

  42. Caro Miguel, não é "após um jogo". É após uma série de acontecimentos demasiado graves. Há ministros que são muito bons, fazem o seu trabalho, e, um dia, porque dizem uma piada de mau gosto, porque fazem corninhos no parlamento, porque tomam uma má decisão, são obrigados a sair dos Governos porque deixam de ter condições para continuar. Não eram bestiais e passam a bestas. Não. Simplesmente, aconteceu qualquer coisa suficientemente grave que lhe retirou condições para continuar. O que me faz mudar de opinião é tudo o que se passou APÓS o jogo. Foi aí que se tornou evidente que ele perdeu o balneário. E nenhum treinador pode perder o balneário. Parece-me fácil de entender.

  43. O Arrumadinho começou logo por isso e o porquê de hoje ter mudado de opinião…será que leu mesmo o texto??? Eu também apoiei sempre o Jorge Jesus e a sua continuidade e hoje também mudei de opinião…tem muito a ver com o que se passou após o jogo. Simplesmente JJ já não tem a equipa consigo.

  44. Mal é de um clube, em que num dia os adeptos defendem a continuidade de um treinador por "muitos e muitos anos", passado UM JOGO dizem que afinal está "demasiado fragilizado para que possa continuar a treinar"…

  45. Concordo Arrumadinho. Também sempre defendi Jorge Jesus, até ao dia de hoje…acho também que simplesmente já nao tem condições para continuar, não que o ache um mau treinador mas por que também acho que o balneário já não está com ele. Já Enzo, no jogo contra o chelsea também se tinha revoltado com JJ, hoje voltou a acontecer o mesmo com Cardozo, muito pior diga-se…Só acho é que Cardozo não deveria sair, ser alvo de um processo disciplinar obviamente e ser punido pelo que aconteceu, sair é que não sei…

  46. Sigo o seu blog diariamente, mas nunca comentei. Hoje tenho de o fazer. Concordo quando diz que o Jorge Jesus deve sair, mas não concordo quando diz o mesmo de Cardozo. Obviamente que devia olhar primeiro para si, antes de apontar o dedo aos outros, mas não acredito que seja fácil controlar a raiva depois deste jogo. Jesus não quis ganhar e isso ficou provado quando tirou o Cardozo e colocou o Urreta. Jesus errou e, num momento de frustração, Cardozo culpou o treinador pelo que aconteceu. Tal como eu o culpo. E milhares de benfiquistas. Só que nós podemos fazê-lo publicamente, mas não o devia ter feito.

    Helena

  47. Tenho muita pena que o Jesus não tenha condições para ficar. É verdade que são os títulos que contam, mas acho que não pode passar de bestial a besta depois de tudo o que fez pelo Benfica, e a atitude do Cardozo não tem justificação possível. Acho que ele sim foi uma vergonha para o clube.

  48. Considero apenas que de "É por tudo isto que eu defendo que o Jorge Jesus é o treinador certo para o Benfica e que desejo que ele permaneça no clube por muitos e muitos anos. Tenho a certeza de que será campeão e que nos levará novamente a noites gloriosas como a de ontem."
    Para: "Jorge Jesus perdeu o respeito dos adeptos, mas também dos seus próprios jogadores. Deixou de ter força, voz, e, sem isso, não poderá liderar um grupo de homens que não o quer seguir. A derrota contra o Guimarães e tudo o que se seguiu após o final do jogo deixaram Jesus demasiado fragilizado para que possa continuar a treinar o Benfica"

    Após um jogo, é uma mudança extremamente radical…

  49. JJ passou de bestial a besta num instante, mais uma vez. mais uma vez também o benfica mostrou a falta de humildade e mau perder que toda a gente (excepto os adeptos benfiquistas que não querem ver) já percebeu há muito tempo. e ainda falam da "grandeza" do clube, sem quererem perceber que esses tempos há muito que já lá vão. parabéns ao Vitória pela… vitória 😀

  50. Caro Miguel Castro, em vez de procurares excertos de textos que escrevi há dias poderias tentar ler o que escrevi agora. Todo ele explica o que escrevi, e o porquê de defender, agora, que Jesus não tem condições para continuar. Nada tem a ver com o "ser bem". Tem a ver com tudo o resto, que escrevi, e que só não entende quem não quer entender.

  51. Eu hoje também mudei completamente a minha ideia em relação a esta equipa e ao treinador. Não pela derrota mas sim pela maneira como jogaram.

  52. Li neste Blog aqui há uns dias :"O Benfica, este ano, teve estofo de campeão.";"É por tudo isto que eu defendo que o Jorge Jesus é o treinador certo para o Benfica e que desejo que ele permaneça no clube por muitos e muitos anos. Tenho a certeza de que será campeão e que nos levará novamente a noites gloriosas como a de ontem."
    Enfim…é sempre fácil dizer o que é "bem", dependndo das alturas.

DEIXE UMA RESPOSTA