Eu e a TV, novos melhores amigos

1
1462

Isto de passar muito tempo em casa leva-nos a consumir muito mais televisão do que habitualmente, o que até é bom, porque eu gosto muito de ver televisão, de perceber o que está a funcionar ou não, e o que, em geral, se vai fazendo de produção nacional nos cada vez mais canais portugueses – CMTV, A Bola TV, Benfica TV, Económico TV, Canal Q, para lá dos canais temáticos da RTP, SIC e TVI. E já se vai vendo coisas muito interessantes (e outras bastante más, evidentemente).

A que mais me tem surpreendido é a CMTV, sobretudo na área da informação. É importante dizer que sou parte interessada, e que a minha opinião pode estar um bocadinho viciada, já que sou funcionário da Cofina, vizinho de trabalho da CMTV e muitos dos que fazem o canal cruzam-se comigo diariamente no elevador. Mas até por isso o nível de exigência é maior. O canal começou como quase todos começam, com problemas técnicos, acertos que tiveram de ser feitos já com emissões em directo, gente que teve de ir sendo formada ao mesmo tempo que ia para o ar, mas na actual conjuntura não me parece possível que se esteja durante anos a afinar tudo fora de antena, para só se arrancar quando estiver tudo a 100 por cento – isso não existe. Os acertos vão-se fazendo aos poucos e as coisas vão correndo cada vez melhor.

Confesso que tenho estado particularmente atento à informação, e procuro cruzar os diversos canais – sobretudo a SIC Notícias, TVI 24 e RTP Informação – em simultâneo para ver o alinhamento escolhido, para analisar qualidades de directos, para perceber se a CMTV está alinhada com os outros, em vantagem ou desvantagem. E estou surpreendido com a rapidez com que o canal tem conseguido chegar aos acontecimentos, muitas vezes bastante primeiro que os outros. Sabendo eu das dificuldades de meios técnicos que existem, precisamente porque o canal ainda está a começar, ainda se está a equipar, ainda está a consolidar equipa e meios, mais surpreendido fico pela agilidade dos repórteres da CMTV.

Depois, há o outro lado, o da inexperiência que alguns ainda revelam, das dificuldades de transição do papel para a televisão, que se nota, sobretudo, nos directos. Mas isso vai-se afinando com o tempo. No essencial, o canal está a cumprir e a superar metas todos os dias. Até em audiências. Na passada sexta-feira (só por acaso, no dia em que eu participo como comentador no programa “Despertar” – coincidência, hã), a CMTV bateu pela primeira vez a SIC Notícias no share diário, o que demonstra que o caminho escolhido é o correcto.

Estamos a falar de um canal que é ainda exclusivo MEO, que se bate com todos os outros que estão nas mais variadas plataformas de cabo. Por isso, a todos os profissionais da CMTV, os meus parabéns.

Mas não posso falar de TV sem abordar a noite de ontem, não é? As cantorias nojentas vs as danças pavoneantes. É já a seguir, noutro post.

1 Comentário

  1. Olá 🙂
    Não posso estar mais de acordo com isso!!
    Na realidade não sou fã do CM (jornal) e quando surgiu o CMTV pensei que seguiria a corrente demasiado sensionalista e com pouco sumo (que considero ser o jornal em papel), mas não! Comecei a ver quando "não havia mais nada" e tornei-me seguidora imediatamente!
    Para começar:
    – Maior variedade de notícias (não se limitam a replicar o que está a passar nos outros canais)
    – Maior cobertura nacional (tem notícias de várioooos locais e não apenas resumido a Lisboa e Porto).
    – Maior informação nas notícias que são transmitidas (vão aos locais, falam com as pessoas, correm atrás! Trazem especialistas para falar das matérias em que se enquadram)
    – Maior seguimento das próprias notícias transmitidas (Há sempre um end!! e esse nem sempre é transmitido pelos outros canais). Nos primeiros tempos, grandes planos, primeiras páginas, grandes reportagens, depois os julgamentos demoram e nem uma linha sobre o resultado, acham que toda a gente já esqueceu.

    Para já o meu programa preferido é Rua Segura 😛 Bastante abrangente no que toca a temas e dentro da minha área de interesse!!
    Voto Positivo!!

DEIXE UMA RESPOSTA