É sempre a mesma coisa

24
5758

Chega o Maio e pimbas! começa a pieira, a respiração pesada, os olhos vermelhos e a lacrimejar, as putas das alergias que me deitam abaixo.

Muitas vezes sinto-me uma espécie de super-homem, sempre saudável, sempre pronto para o exercício, sempre dinâmico, mesmo com poucas horas dormidas e muitas horas acumuladas de trabalho, mas depois chega a Primavera e é como se enfrentasse uma pedra de kriptonite, que me deixa sem forças para nada.

Há praticamente um mês que não consigo correr, que durmo mal, que quase nem me consigo rir à vontade, porque fico logo cheio de pieira. Normalmente, o Zyrtek era a solução imediata, mas este ano nem com isso me consegui endireitar. Tive de recorrer a medidas mais drásticas e recuperar as duas bombas da asma que já usei em tempos receitadas pela médica, o Seretaide Diskus, que uso preventivamente, e o Ventilan, para emergências e quando me sinto mesmo aflito. Ontem, depois de uma noite sem dormir, lá fui à farmácia aviar as duas bombas. Claro que não levei receita médica, por isso, toma lá a continha de 63 euros só para ver se tenho juízo.

Sim, é mesmo caso para dizer que eu mereço isto. Ando há anos e anos para fazer um tratamento sério que me livre de vez destas alergias ao pólen, mas passo a vida a adiar. Acho sempre que é um tratamento que vai demorar três anos, que nunca mais tem fim, e, por isso, deixo para o ano seguinte. Já podia ter isto resolvido sei lá há quanto tempo, mas nada.

O que me custa mesmo, mesmo, mesmo é não poder fazer desporto. Sou daquelas pessoas que passam o Inverno todo a correr, a jogar futebol, a meter-me em tudo o que são provas desportivas à chuva, ao frio, mas depois quando chega a altura em que apetece mesmo ir para a rua fazer desporto eu estou encostado às boxes com falta de ar. É injusto. Hoje, quando voltava para casa, passei por dezenas e dezenas de pessoas a correr. E senti uma inveja desgraçada. Tenho saudades. É por estas e por outras que tenho uma relação de amor-ódio com a Primavera. Por um lado, adoro-a, mas por outro, sempre que ela chega traz com ela nuvens de pólen, a minha kriptonite.

24 Comentários

  1. Comigo foram vacinas e resolveu o problemas durante 20 e poucos anos. Valeram a pena! Agora faço manutenção com lergonix e tudo bem!

  2. Eu sou beneficiária de SSCGD então escolhi uma médica em Coimbra que fizesse parte. Mas qualquer médico alergologista facilmente lhe faz o diagnóstico, encomenda as vacinas e organiza a sua toma 🙂

  3. Sou a namorada do “urso” aí de cima (o RMFreitas) 😀 e devo acrescentar que ele adoooora andar de bicicleta (fazer Km e Km), gostamos de fazer caminhadas e aproveitar o ar livre e puro (?!)… mas devido à alergia, tudo isto fica mais condicionado. Se bem que este ano, após a toma da vacina, aguentou muita coisa que pensava não aguentar!
    Também foi notória a diferença que houve com a alteração da medicação.

  4. Olá Ricardo! Olha eu sofro com o mesmo problema e estou sempre entupida, é terrível…uma amiga minha fez esse tratamento, andou um ano bem mas já voltou ao mesmo =/

  5. E sabem aconselhar me algum bom alergologista e que faça esse tratamento? Obrigada, ia ser de facto um alivio!!!

  6. Alergia nos olhos?de que tipo??A mim este ano apareceu-me eczemas nas pálpebras. Eu ligo isto a alergia ao pó e afins já que sou bibliotecária e lido com pó de dezenas de anos. O dermatologista teima que é eczema que nada tem a ver. Não estou convencida e isto causa-me tanto transtorno inclusive psicológico!

  7. Arrumadinho eu já fiz esse tratamento que é uma vacina de semana a semana e depois de 15 em 15 dias e por ai adiante e o resultado foi óptimo …ao tratamento que fiz! Era alérgica aos pinheiros e deixei de ser! MAS passei a ser alérgica ás oliveiras que ainda é pior!!!!!!!!!! O medico disse-me que corpo tende a ser alérgico deixa de reagir a uns e passa a reagir a outros! Veja 1º com o seu médico! Estou igualinho ai! Este ano dediquei-me ao Kestine sublingual e dei-me melhor!As melhoras!

  8. Como eu te compreendo…
    Este ano então tem sido demais!
    Nestes anos acho que já experimentei todos os anti-histaminicos do mercado e mesmo assim tenho que recorrer ao Actifed que é uma bomba e funciona mas tem efeitos secundários que já não são assim tão agradáveis!
    É a nossa sina…

  9. Experimenta retirar os lacticínios da alimentação. Parece uma solução simplista mas resulta nos problemas alérgico-respiratórios.

  10. E porque não experimentar a haloterapia? O meu marido tem feito sessões na Halosense (em Lisboa) e está a dar-se muito bem!

  11. Olá Arrumadinho! Estou a fazer também um tratamento contra as alergias que dura 5 anos e ao inicio também achei “isto vai demorar uma eternidade, no que me fui meter…” mas a verdade é que já vai para o ultimo ano e as melhorias que notei compensam imenso estes 5 anos a fazer um simples tratamento. Aconselho-o mesmo a fazer um tratamento adequado as suas alergias para que possa continuar a fazer desporto e para o seu bem estar pessoal porque isto de estarmos sempre a espirrar, dores de cabeça e quase sem abrir os olhos também da cabo de nos! Espero tê-lo ajudado e espero que com isto se decida a fazer o tratamento 🙂 as melhoras!

  12. Faça o tratamento. Eu andei quase 5 anos mas nunca mais usei uma bomba! Mas o zyrtec ainda continua a ser o meu melhor amigo porque ainda ha uns polens que me dão uns problemazitos

  13. Eu comecei o tratamento no final do ano passado (1ª de 3 vacinas) e estou muito melhor. Estamos quase no final de Maio…e até ao momento, só tomei um anti-histamínico. E porquê? Porque comi umas framboesas carregadinhas de pólen (urso!).

    Em relação à medicação, os comprimidos que estamos habituados a tomar nem sempre são os melhores.
    Eu costumava tomar Xyzal, era eficaz mas deixava-me K.O. No ano passado tomei uns medicamentos mais recentes (Singulair e Bilaxten). São mais eficazes e com menos efeitos secundários.

  14. Acho que já no ano passado lhe disse isto 🙂 Avamis! São uns borrifos para o nariz e a única coisa que me alivia e não da sono 🙂

  15. Homeopatia! Resultou com um filho de uma colega, que durante anos, recorria a medicamentos para doenças oncológicas para tratar uma simples alergia nos olhos!!!
    Porque não tentar?
    Melhoras

  16. Que tratamento é esse que falas que dura 3 anos? Refereste a umas injecções? Pergunto apenas por curiosidade, porque os ultimos anos infelizmente tambem tenho vindo a sofrer do mesmo mal durante a primavera, e então tenho vindo a pesquisar que tratamentos é que poderia fazer. Fico a aguardar a resposta 🙂

  17. Porque não tenta tomar algum produto natural? O meu marido exactamente com o mesmo problema, há 1 ano e meio que toma e já a primavera passada e esta tem estado óptimo! E nos Invernos que estava sempre constipado constantemente, teve um inverno maravilhoso 🙂

  18. Como eu entendo….tb vou adiando um tratamento a sério por preguiça e depois dá nisto: comichão, pieira, ataques de espirros. Por isso odeio a primavera

  19. Eu sofro de alergias e vou iniciar tratamento em Setembro. Sim, são três anos de vacinas mensais. Mas penso que o resultado vai valer a pena. Ando cansada de ficar prostrada com olhos inchados, nariz dorido e cabeça a rebentar de tantos espirros.

  20. Tenta fazer termas que tenham águas vulcânicas
    .. Carregadas de nanopartículas de sílica… Funcionam como esponjas… E evitam a fagotizaçao…
    Comigo funciona..
    As melhoras

DEIXE UMA RESPOSTA