Dramas da Segurança Social #2

42
7090

Continua o drama com a Segurança Social.

Desta vez cheguei à Loja do Cidadão das Laranjeiras às 10h, onde julgava encontrar menos gente que na dos Restauradores. Só queria tirar uma senha, nem que fosse para ser atendido às 16h. Não. Já não dava. “As senhas estão esgotadas por hoje”, informaram-me. “Tente vir por volta das 8h”. Muito bem. Fui para casa.

Voltei a tentar a Segurança Social Directa. No site, continuava a ser impossível carregar documentos, quer usando o Safari, quer o Google Chrome. No Internet Explorer, versão Mac, a visualização aparecia-me toda marada, tornando impossível que visse muitas das opções.

Virei-me para a linha telefónica. Optei por tentar marcar uma visita presencial para tentar resolver o meu problema. Liguei para o número – desta vez escolhi a opção de marcação de visita – e lá fui atendido por um operador. Pela primeira vez, em dezenas de tentativas.

Conversa do costume, nome, número, assunto. “Muito bem, deixe-me ver a disponibilidade para ser atendido na sede do Areeiro… 24 de Setembro às 15h15! Está bom para si?”

24 de Setembro!!! Daqui a quase um mês.

“Não, deixe estar. Eu tento resolver de outra forma”.

Segunda-feira, às 7h30, vou para a fila. Só mesmo assim é que se conseguem resolver as coisas por cá.

42 Comentários

  1. e acha normal quefuncione assim?alem do que não seicomo farão as pessoas com dificuldades fisicas,que nao conseguem ir dormir para a porta do serviço ou esperar horas a fio em pé?

  2. Olá, bom dia, Arrumadinho.

    Ñ sou comentadora, mas visista assídua aos blogues produzidos aí na sua casa…acho q só comentei qd vi as fotos do vosso casamento e qd a sua Pipoca partilhou o seu estado de graça!

    Se me permite uma sugestão, pois tb eu padeci dessas maleitas da Segurança Social Direta, em Santiago do Cacém é atendido na hora (!!!) e as senhoras são de uma simpatia pouco comum neste tipo de instituições!

    Beijiños ao vosso príncipe e Felicidades p si e p a sua esposa!

    Rut

  3. Por acaso tenho tido uma boa experiência com a segurança social direta. Ainda hoje por acaso estava com problemas em pedir o cartão europeu de doença, liguei para lá e num instante tive a questão resolvida.
    Susana

  4. Ricardo, acabei mesmo agora de submeter o pedido de Abono Pré-Natal e enviar os documentos necessários.

    Utilizei o mozilla e um pdf levezinho com resolução para envio por e-mail.

    Não me deu erro nenhum.

    Exprimenta mais uma vez, muda os nomes dos documentos e digitaliza numa resolução baixa.

  5. Serei a única pessoa a considerar esta lógica do “leve-uma-criança-consigo-escusadamente-e-passe-à-frente-de-quem-já-lá-está-à-horas-e-até-quem-não-teve-senha” completamente pervertida? A protecçao que nos é dada através dos direitos concedidos é para ser usufruida quando se justifica e faz sentido. Pareçe que alguem que quer tratar de uma licença de parentalidade tem mais direitos (que pode exercer indiscriminadamente) pelo simples facto de que pode levar uma criança atrás,do que alguém que quer tratar de uma baixa e tem um “azar” de não ter um filho. É mesmo o país quem temos: fraco em algumas áreas do serviço público,e fraco de mentalidades.

  6. Ia sugerir o mesmo. Apesar de como lisboeta, sempre tratar de tudo em Lisboa, como o escritório da minha empresa é em Odivelas, verifiquei que no Odivelas Park se resolve tudo fácil e rápido, especialmente questões da SS, infelizmente uma dor de cabeça constante numa empresa.

  7. Era exactamente isso que eu ia dizer, eu também tive que tratar das coisas do meu bebé que nasceu há nove meses. também foram três minutos, foi em Oeiras. Não é assim tão longe, talvez mereça o esforço.

  8. Bom dia.
    Sempre que precisei de tratar com a SS, usei um truque dado por um funcionário.
    As primeiras senhas terminam muito cedo. Mas, por volta das 17h, voltam a ser disponibilizados. É por volta dessa hora que fazem o balanço de quantas mais senhas podem dispensar.
    Resultou sempre na loja da Belavista (Olaias).
    Tem que se esperar um bocadinho mas é-se atendido.
    Vá por volta dessa hora e fale com o segurança que poderá saber melhor como está a disponibilidade de senhas…
    Boa sorte =)

  9. Nós tivemos o mesmo problema e foi por causa do browser… não me lembro com qual resolvemos, se com o mozilla firefox ou se no ie num pc.
    Agora, depender do browser usado é assustador…
    Boa sorte.

  10. Pensei que lhe poderia ser útil. Eu sempre que preciso de resolver esse tipo de assuntos já tenho um método, que penso que pelo que li ainda não foi mencionado aqui. Vou sempre à loja do cidadão dos Restauradores por volta das 16h, estou no máximo 1 horita numa fila para a Segurança Social, porque por volta das 17h entregam novas senhas. Pelo que me informei esta é a única loja do cidadão que o faz. Já fiz isto umas duas vezes.

  11. Olá!
    A opção de enviar documentosno site da SS não funciona só está lá pq fica bem. Eu já tentei e tb não conseguia, depois telefonei para a linha da SS e foi me dito q essa opção no site não funciona.

    Marisa

  12. Tente ir a uma segurança social fora da zona de Lisboa. Quando tive de tratar da minha licença de maternidade, foi isso que que o meu marido fez. Foi chegar e ser atendido.

  13. Já trabalhei perto da Loja do Cidadão das Laranjeiras. Às 8.30 já a fila dava a volta ao quarteirão, TODOS os dias! Boa sorte!

  14. Conselho de amiga que também tem que lá ir 2ª feira: se apareces às 7h30 só és atendido às 15h.. Para teres uma senha para de manhã, tens que estar na fila às 7h. Been there, done that!

  15. Olá,
    infelizmente já me aconteceu a mesma situação e após me dizerem que a já não havia senhas na loja do cidadão das laranjeiras às 9h30, lá fui à loja do cidadão em Marvila e tirei as senha ai às 10h00, consegui ser atendida às 16h…
    Boa sorte!

  16. Ora aqui esta uma coisa que me atormenta. Se a Loja do cidadao so abre as 9 da manha como e possivel as 10 da manha ja nao haver senhas?
    Qual e a garantia de indo para la as 8 da manha, se arranja senha?
    Eu nao sou de intrigas, mas ca para mim ha um lobby qualquer por detras das senhas, parece impossivel as senhas estarem sempre esgotadas, seja a que dia for, a que hora for em que mes for. Sera que isto nao merece uma investigacao jornalistica ?

  17. Meu caro, as 7h30 sim… As SS (sim, isso mesmo SS, matam o meu sono) de Lisboa são terriveis. 7h30 é uma boa hora, mas não conte sair de lá antes das 9h30.

    Boa sorte.

  18. Olá Arrumadinho,

    Para quando uma referência no blog à publicação da Time Out acerca da nossa cidade (Setúbal)? 😀

    Um beijinho.

  19. Caramba..
    Por acaso para receber a baixa o mes passado consegui colocar o nib atraves da net (penso q tb tinhas esse problema). Faz como te disseram no outro post,pega no pequeno Mati e siga pra senha prioritaria (embora perceba q a seg social n seja o sitio mais indicado para levar uma criancinha,mas sera isso mesmo que vou fazer dentro de uma semana quando o meu rebentinho sair).

  20. Na Loja do Cidadão de Odivelas começam a fazer fila às 6h da manhã para tirarem senha, as portas do centro abrem às 7h para as pessoas se porem à porta da loja e a partir daí é esperar até às 8h, abertura da loja ao público.

    Um conselho, quanto mais cedo se for para lá, melhor. Por acaso uma vez tinha lá um contacto e consegui tirar a senha, mas de qualquer das formas foi tirada às 8h para ser atendida às 17h30 do mesmo dia.

  21. Experimente levar o Mateus consigo. Assim tem senha prioritária. E pode irmãos tarde. Essas há sempre. Tb se espera um pouco mas é atendido.

  22. Quando tratei das coisas do meu bebé, que agora tem 6 meses, dirigi-me à segurança social da Ericeira. Fui bem atendida e com o bebé tive prioridade…sei que fica longe, pois tb moro em Lisboa, mas compensou a gasolina..atendida em 3 minutos.. 😉

  23. Nas Olaias há uma loja da Segurança Social sem marcação prévia. Tem que lá chegar ao abrir da loja ou até muito mais cedo, e preparar-se para muitas horas de espera.

  24. Sorte a sua Arrumadinho, porque na minha zona, para poder ter uma senha para a segurança social (e normalmente quando lá vou nem é para pedir dinheiro, mas sim pagar…..) tenho de por a minha pessoa à porta por volta das 6 da matina….

    Enfim é o país que temos.. Pior é quando se vê depois muitos outros que chegam às 10h e passam à frente porque sim..

  25. Ricardo, a última vez que precisei resolver um assunto fui à Loja do Cidadão do Odivelas Park e foi a melhor decisão que tomei. A minha irmã também triou lá o cartão do cidadão. Não tem filas infindáveis, não precisamos ir dormir para a porta… Confirme na linha de apoio que tem o balcãoda Segurança Social.Se sim, não precisa madrugar. Depois escreva qq coisa aqui para saber se resultou.

  26. Caso não lhe resolvam o problema, sugiro que faça uma reclamação no Livro Amarelo, uma vez que a essas reclamações eles são obrigados a responder! A minha irmã tenta resolver uma situação na Segurança Social há cerca de 20 meses e o único meio através do qual obtém respostas é mesmo a reclamação no Livro Amarelo! Por isso, não hesite em usá-lo, caso ache necessário 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA