Dark Knight Rises

0
3633

Ontem, tal como prometido, lá fomos ver o novo Batman, “The Dark Knight Rises”.

É bom, mas, para mim, o pior dos três.

Achei o enredo demasiado confuso, o twist final (aquele em que se percebe quem é o filho do Ra’s Al Gul) muito forçado, e, sinceramente, estou um bocadinho cansado da história da bomba nuclear com um relógio que tem de ser afastada da cidade. Já vi isto em 345 filmes e em todas as séries do “24”. Também não se entende muito bem como é que tanta gente se junta ao exército do Bane em defesa de uma cidade em ruínas (ainda que se perceba por que é que ninguém pode abandonar Gotham), como é que o Governo americano — que toda a gente sabe que não negoceia com terroristas — aceita ser cúmplice de uma cidade sitiada e liderada por um terrorista, enfim, é tudo muito pouco credível, o que não cria grande empatia com a história. O final também não me convenceu.

Por outro lado, este Batman continua a ser o melhor de sempre, aquela voz assustadora é única, este Bruce Wayne é uma personagem muito mais próxima da dos Comics, este Alfred está óptimo, os vilões continuam a ser fortíssimos (já nos dois anteriores filmes o foram, ao contrário das palhaçadas que vimos nas versões do Joel Schummacher, o “Batman Forever” e o “Batman e Robin”).

O ambiente “dark” está lá, e isso é a maior marca de Cristopher Nolan. Este filme menos conseguido não anula a grandeza da trilogia. Só espero — mesmo — que a coisa fique por aqui. É que se vem aí um quarto filme temo mesmo que a coisa descambe e, aí sim, estraguem muito do que de bom fizeram até aqui.

1 Comentário

  1. o realizador e o actor ja disseram que nao vao fazer mais nenhum, mas como sempre o que eles querem é dinheiro, logo vao fazer mais, mas pelo menos este vao ficar para sempre como o melhor

  2. Da trilogia do Nolan, o 2º é claramente o mais interessante. A estória é muito dinâmica e surpreendente.
    Para além disso, o 'joker' é fenomenal.

  3. Para mim o melhor de todos foi o segundo! A personagem do Joker marcou sem dúvida a diferença… Este 3º a certa altura estava a tornar-se um pouco entediante… Mas lá houve uma reviravolta na historia e a coisa avivou….

  4. Eu não achei o filme assim tão mau! Compreendo o que dizes mas quando estamos no mundo da ficção não podemos pensar na real forma de agir da polícia norte-americana.

    Acho que o filme está bom, que o Bale está muito bem no seu papael, tal como o vilão e mais algumas personagens.

    Pelo final, acredito que poderá vir aí um novo Batman e Robin.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  5. Concordo que seja mais fraco (tendo em atenção a qualidade dos outros 2…mais fraco não é sinónimo de mau). Para mim, que sei o que se passa na BD, foi interessante que Nolan não a tivesse seguido totalmente. Por outro lado, a cura daquela vértebra…hum…e o facto de ter posto o Bane a roçar ali a friendzone (no fim) tira-lhe um bocado a grandiosidade.

  6. Mas qual Governo Americano?? Então um filme de super-heróis é para ser credível? Ora, não dá para acreditar que o Governo não interviesse de forma atempada e aniquiladora mas acreditamos piamente numa catwoman e num morcegão?

  7. Eu por acaso discordo. Acho que este filme é brilhante e é o melhor dos 3. Repara que tudo aquilo é um universo paralelo, acho que as personagens, inclusivamente a do Bruce, estão todas mais profundas.
    Eu adorei. Para mim, um dos meus filmes favoritos de sempre. Ainda bem que não gostamos todos do mesmo 🙂

  8. pelo o que li, a primeira montagem do filme tem 4 horas por isso é normal que falhem pontos… mas para mim o pior mesmo é: o bruce wayne e o batman estão desaprecidos à anos… numa noite o bruce wayne aparece e o batman tb aparece… e ninguém diz nada nem se apercebe… coisas da vida enfim. O sr. Nolan disse que este seria o ultimo realizado por ele, por isso e acreditando no sr. da mão dele não irá sair mais nenhum filme. Sinceramente acho que so um maluco é que vai aceitar fazer um 4 filme depois do legado que ele deixou… mas em Hollywood tudo é possível. E o filme ficou extremamente aberto…

  9. O Toy Story 3 também era o último e parece que vão fazer o 4. Infelizmente. O 3 é lindo, fecha de forma maravilhosa e, sinceramente, não vejo o que é que o 4 poderá acrescentar. Se o fizerem (a Pixar ainda não confirmou) vão mesmo estragar tudo.

  10. "É que se vem aí um quarto filme temo mesmo que a coisa descambe e, aí sim, estraguem muito do que de bom fizeram até aqui."

    Acho que esta frase diz tudo. Espero mesmo que não se vão por a fazer um Robin movie.

  11. Concordo plenamente. Já era uma fã do Batman e do Christian Bale e depois desta trilogia fiquei a achar que ele consegue mesmo se despersonalizar em cada personagem. Mas este filme não me alegrou assim tanto. Acho que o Tom Hardy deu um óptimo Bane, mas a história não se desenrolou naturalmente, às vezes até saltava alguns pontos que podiam ser importantes…

DEIXE UMA RESPOSTA