– Papá, por que é que já não há Rei em Portugal?
– Porque há muitos anos houve uma revolução, o Rei foi morto e foi implantada uma república. Na altura, quando havia um rei, um monarca, vivíamos numa monarquia, agora temos uma república e um Presidente.
– Sim, é o Cavaco Silva.
– Exactamente.
– E é ele que manda?
– Mais ou menos. Ele manda, mas quem faz as leis e decide as coisas da nossa vida é a Assembleia da República, que escolhe um Governo.
– Mas eu tenho medo do Governo.
– Tens medo do Governo? Porquê?
– Porque ele tira o dinheiro às pessoas e as pessoas ficam pobres.
Às vezes começo a ter medo de deixar a criança ouvir as notícias.
Com esta idade ainda deviam ser inocentes.
Sem querer a situação actual dos acontecimentos está a obrigar as nossas crianças a crescerem um bocadinho mais rápido.
É sabido que muitos pais as protegem de tudo e de todos acabando assim por formar tótós, esconder a situação actual em que todos vivemos também não é solução, devemos sim conversar e explicar numa línguagem simples e concisa assim como fezeste com o teu filho e mostrar a verdadeira realidade sem as assustar claro!!!!
Tudo jóia desde que o catraio não associe o D. Duarte ao Robin Hood!
Mas mesmo que não visse notícias, acabava por aperceber-se da situação actual de outras formas.
Como é que eu adivinhei que ias levar na tola?
Aos comentadores que vieram aqui lembrar-me, em comentários, que a história da "morte" do rei não está correcta, e que D. Manuel II fugiu e não foi morto, porque quem foi morto foi D. Carlos I, deixo o meu agradecimento, muito obrigado, mas o objectivo do post não era dar lições de história, nem o meu objectivo na conversa com o meu filho era o de lhe contar a história de como se deu a implantação da República. A criança tem cinco anos, e parece-me que uma explicação demasiado longa e política não seria muito adequada. A seu tempo, irá saber tudo sobre esse assunto. Para já, queria apenas explicar-lhe a diferença entre a monarquia e a República. Daí ter simplificado a conversa. Dizer-lhe que o rei tinha fugido obrigar-me-ia a explicar o porquê, e perder-se-ia o foco do que lhe queria contar. Uma coisa de cada vez. Não precisam é de se enervar nos comentários porque causa disto, está bem?
Pois deviam, mas já ninguém fica imune a isto.
Vê pelo lado positivo, o teu filho sendo uma criança, sabe mais que um concorrente da Casa dos Segredos. Se bem me lembro, no ano passado havia concorrentes que não sabiam o nome do Presidente da República. Também a verdade é que ao serviço que ele presta…
(http://alpha-lady.blogspot.pt/)
A melhor resposta para se dar ao pequenino.FILHO os governos só nos fazem mal se formos uma sociedade IGNORANTE SUBMISSA.o 15 de setembro foi a prova provada que um povo instruido e lucido saiu á rua e, o governo quase caiu .Portando FILHO estuda e que a tua geração seja aquela que vá destornar todos estes medos de governos papões.E os governos por sucessão já tiveram o seu tempo.ESTUDA ESTUDA FILHO.
Na revolução de 1910 o Rei não foi morto, partiu para exílio em Inglaterra… Bem sei que provavelmente estaria a simplificar para explicar a uma criança… Quanto às noticias, proíbo as crianças de as ver em minha casa. são totalmente anti pedagógicas. entre a desgraça do governo, e as restantes desgraças (crimes, violência, etrc) que tanto se noticiam acho uma tortura para crianças. Concordo consigo, devemos preservar-lhes a inocência. Eu cresci num período em que tb havia crise e FMI e tudo o mais em PT e não me lembro de nada disso naturalmente .. o que me lembro é do Dartacão e afins…
Maravilhosa clarividência. Uma espécie de Marcelo para miúdos.
Tenho pena que assim seja pois acho que há uma idade para tudo e eles estão a viver a nossa realidade (adultos).
Chega a chocar a forma como as crianças hoje em dia se apercebem da realidade em que vivemos, como absorvem tudo à sua volta. Talvez seja um sinal de que os tempos realmente mudaram.
Com essa idade eu ainda nem sabia o que era crescer, só sabia que queria ser cabeleireira e ter um dia um vestido de noiva. Hoje com 24 anos e com uma licenciatura nem a minha profissão consigo exercer.
Talvez seja melhor assim, sabermos ao que vamos… tens um filho muito inteligente, Parabéns 🙂
É mesmo…e para além de nos matarem a esperança, o medo passou a ser a palavra de ordem para miúdos e graúdos!
Já sei como hei-de passar a dar a sopa ao meu João e à minha Beatriz, "Comam a sopa meninos senão vou chamar o Governo!":)
As crianças percebem tudo e nem é preciso um grande esforço. 😉
Pois realmente apetece não deixar ouvir nada,mas hoje em dia é quase impossivel! Mas o comentário apesar de tudo é querido!
Parabéns à criança (menino ou menina) 🙂
Revela uma consciência da situação muito a cima da idade 😉
A quem o dizes. Tenho 3 cá em casa que já nos ofereceram os seus mealheiros e o de 5 anos nos pergunta se ficarmos em dinheiro, se deixam de poder ir à escola…
vidademulheraos40.blogspot.com (http://vidademulheraos40.blogspot.com/)
Só verbalizou o que todos nós pensamos.. A incrível honestidade das crianças…
Claro que isto nada tem a ver com o miúdo ouvir as notícias. Isto é resultado de ouvir as conversas dos adultos ou de algum adulto ter-lhe dito isto directamente.
É caso para dizer: "De pequenino é que se torce o pepino!" 😉
Antigamente,quando era pequeno os mais velhos falavam no papão,ou no quarto escuro.
Agora os tempos mudaram,se a criança não quer comer a sopa ou não se porta bem,diz-se ou te portas ou vou chamar o Passos Coelho.
É muito triste ouvir uma criança de 5 anos dizer este ano não vou receber presentes no natal,o governo tirou o dinheiro do meu pai,assim ele já não me pode comprar presentes.
Criança sábia..Eu também começo a ter medo do governo…
Cavaco Silva é o melhor argumento a favor da Mornarquia 😛
É mais que normal coitadinho, é bombardeado diariamente com o medo e o pânico que tentam fomentar entre todos nós. É bom estar informado mas é ainda melhor saber que meia dúzia só esmagam milhares se os deixarmos. *
Nem é preciso ouvirem as notícias. Basta ouvirem os pais em casa, ou amigos que ouviram os seus pais a falar. 😉
Desculpa contrariar-te, acho que crianças desde pequenas necessitam de perceber certas coisas para não se alhearem do Mundo onde estão, e por tal sofrerem mais tarde. Explicar as situações descendo à altura do entendimento próprio da idade, faço isso muitas vezes.Não é escondendo que se afasta o medo, quanto a mim é enfrentando-o. Bom Domingo!
As crianças apercebem-se de tudo… não há volta a dar 🙂
Mas a leitura dos acontecimentos não podia ser mais correcta!