Comentadores e narradores

26
5556

Gostava que alguém tivesse paciência para rever um jogo de futebol narrado pelo Fernando Correia, da TVI, e fizesse o levantamento do número de vezes em que ele se engana no nome dos jogadores. É vergonhoso, uma falta de respeito para com os telespetadores que gostam e percebem um pouco de futebol. Confunde jogadores pretos com brancos, louros com morenos, o Ronaldo com o Coentrão, uma desgraça. E não é uma vez, é sempre. Cada jogo na TVI é um suplício para quem vê. O Dani, mesmo sendo um comentador fraquinho, consegue parecer bom ao lado daquele narrador.

O rei dos maus comentadores é o senhor que esteve ontem na Sport TV no jogo Marítimo-Benfica, um tal de Carlos Diniz: limitou-se, o tempo todo, a descrever o que estávamos a ver na televisão ou a repetir o que o narrador do jogo lhe dizia, mas por outras palavras. Os diálogos eram qualquer coisa do género:

Rui Rocha – Carlos Diniz, o Benfica está a ter dificuldades nesta fase do jogo.
Carlos Diniz – Sim… por esta altura o Benfica está a ter problemas em suster o Marítimo.
Rui Rocha – Excelente jogo do Garay. É um central de muita classe.
Carlos Diniz – O Garay está a fazer um óptimo jogo. É um defesa de muita qualidade.
Rui Rocha – Carlos Diniz, foi uma bela oportunidade para o Benfica.
Carlos Diniz – Sim, o Matic entrou pela esquerda, foi à linha, centrou para trás e o Lima rematou à trave.

OBRIGADO, CARLOS DINIZ, ISSO TAMBÉM EU ACABEI DE VER.

26 Comentários

  1. Então é assim: são os próprios jornalistas/locutores que querem que os comentadores falem, porque eu conheço um caso muitooooo próximo de mim que foi convidado para fazer de comentador numa final qualquer de futebol de miúdos. Como ele falou, ou melhor não disse o óbvio no fim disseram-lhe que como falou pouco então não era mais convidado :P. "Prontos" era só isto e mais te digo, antes tivesse dito o óbvio porque era sempre mais algum que entrava :). Bjs. Maria_S

  2. Subscrevo tudo!!! Principalmente a parte do Dani, que é mau, mas acaba por até parecer bom…
    TVI… prometo que por menos do que o sr. aufere, não erro no nome dos jogadores, e ainda mando uns bitaites sobre substituições e tal 😉

    na minha modesta opinião, que pouco ou nada conta, Pedro Henriques (Sportv)parece-me dos melhores nessa fantástica nova profissão (tanto tacho) de comentador de futebol

  3. Hoje em dia, há muita gente a trabalhar sem qualificações para o que é exigido.
    E não falo apenas nesta área, mas em várias áreas.
    Ou porque tem cunha, ou porque além de ter cunha tem , não sei quantos anos de experiência (normalmente ronda os 20 anos), mas a realidade é que nunca foi bom e nunca será bom.
    Ou porque já pertence à mobília da casa e por isso mais vale continuar lá, vai-se lá saber porquê…
    E ultimamente Portugal entrou na moda dos estagiários para tudo. Agora já não se contrata profissionais, contratam-se estagiários para fazer trabalhos que é preciso experiência e rapidez.
    Atenção não sou contra estagiários, o problema é que antes havia 5 profissionais para 2 estagiários, agora é ao contrário. Assim nem os estagiário aprendem, nem os profissionais têm tempo para ensinar ou fazer o trabalho bem feito. Tenho visto a qualidade de alguns trabalhos em diversas áreas a diminuir, porque será?!
    Também já não foi 1 nem 2 vezes que tive de ficar na empresa até tarde a corrigir o trabalho de outros.
    É assim que vamos ficar mais competitivos perante o resto da Europa…

    Com tudo isto já me desviei do assunto. Peço desculpa.

  4. Ahahahahahah Muito bom!
    Não vi o jogo (tive de ir acompanhando pelo zerozero ao vivo, o que ainda aumentou mais os meus nervos) mas realmente há comentadores que, efetivamente, não comentam. (depois há os que comentam demais, mas deixo esse post para ti :))

  5. o problema maior ainda é ser tendencioso..
    como no jogo do Real Madrid – Dortmund

    sempre a fazer forcing pelo Real..
    e porquê?

    que eu saiba não era nenhuma equipa portuguesa versus uma estrangeira..

    eu que estava pelo Dortmund tive vontade de por o jogo em mute!!

    não há paciência!!

  6. Pessoalmente, prefiro o trabalho de alguns profissionais da rádio, como é o caso do Alexandra Afonso, da Antena1. Considero ser um grande profissional.

    Na televisão há erros vergonhosos. Trocas de nomes ridículas, entre muitas outras coisas.

    Aceito alguns erros por ser algo muito rápido mas há outros que são absurdos.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  7. O Fernando Correia é um senhor idoso com dificuldades de visão e que tem contas para pagar. Ficava-te melhor mostrar algum respeito por um idoso que provavelmente tem grandes dificuldades económicas. O senhor faz o melhor que consegue, vamos agora despedi-lo e mandá-lo para a sopa dos pobres???

  8. Cá em casa vive um adolescente de 15 anos que passa os jogos a dizer a mesma coisa. Quando lhe mostrei este post disse esbracejando "haja alguém que me entenda". No entanto, parece que depois, às tantas, tem pena do senhor. Como já escreveram, é como bater no próprio Avô.

  9. Bom, mas e pergunto eu (que sou mulher e claramente não percebo nada de bola)uma coisa que nunca percebi: Qual é que mesmo o objectivo de ter um comentador em jogos transmitidos pela tv????!! Se não é para dizer o que se está a ver e para quê? Para dar opiniões?… É mesmo uma coisa que nunca percebi,essa dos comentadores…
    sofia

  10. como em tudo, há os bons e os maus.
    cada um faz a sua escolha. eu escolho o luis freitas lobo (sereno, calmo, conhecedor profundo de futebol, da sua história). uns gostarão mais do gabriel alves, outros do joao gobern, outros há que gostam do antónio tadeia, do miguel prates, etc. também havia aquele senhor da sic cujo nome já não me lembro e que faleceu (RIP).
    bom feriado para todos

  11. Pior é o Freitas Lobo que no Porto vs Setubal tem as seguintes pérolas;

    Lance da mão do jogador do setubal, em que ele refere que a bola atinge a mão do jogador do Setubal e nunca referiu mesmo após varias repetições que a bola bate primeiro na mão do Jackson.

    Na primeira mão que o Danilo comete dentro da área e após varias repetições, esta figura diz que a bola bate no peito.

    Na segundo mão nem abriu praticamente a boca..

    Quanto ao velhote da tvi, uma verdadeira desgraça e é constantemente tendencioso.

  12. Exactamente. Juro que quando vejo os jogos na TVI, às vezes acho que eu é que estou a ver mal. Ainda hoje quando confundiu o Cristiano com o Higuain eu pensei "Estou a ver mal, ou o Cristiano encolheu??".
    Já tudo o que é jogador preto no Braga é o Alan e no Porto é o Mangala. Troca tudo, nunca sabe se é falta ou não, quando o arbitro apita nunca sabe porquê…não há paciência.
    Ponho o som mais baixo e comento o jogo com o meu pai. é o remédio!

  13. realmente, farto-e de comentar sobre esse facto do Sr. Fernando Correia e pergunto-me com que cunha essa pessoa continua a comentar futebol…
    é uma nulidade, pouco ou nada percebe de futebol e então trocas nos lances do jogo bem como trocar os nomes de jogador acontece de minuto em minuto…

  14. Uaii …
    Lobo Antunes? Não será Luís Freitas Lobo?
    "O Fernando Correia diz que o Cristiano é o Higuain porque usam botas iguais. Os comentadores da SIC…" não será da TVI? Jogos na RTP?? não será dinheiro dos contribuintes mal gasto?

  15. Isso é o que já toda a gente 'reclama' há IMENSO tempo! Não sei do que a tvi está à espera, para mudar de equipa. É uma autêntica vergonha, um atentado ao futebol, a quem gosta de ver futebol. Enfim!

  16. É uma vergonha, mas em Portugal não há nenhum canal que safe. O Lobo Antunes torce pela sua equipa e não tem vergonha de o mostrar. O Fernando Correia diz que o Cristiano é o Higuain porque usam botas iguais. Os comentadores da SIC percebem menos de futebol que qualquer criança. Jogos de volta à RTP por favor!!!

DEIXE UMA RESPOSTA