Coisas que me dão prazer #2

0
3449

Comer sushi.

Provei pela primeira vez há uns 15 anos, em Londres, e o coração não acelerou. Achei aquilo meio esquisito. Nem sequer era por ser peixe cru, era mesmo o sabor da coisa que não me tinha prendido. Em Portugal também não havia restaurantes japoneses, por isso não havia grande drama.

Repeti a dose há 10 anos, sensivelmente, num jantar de amigos. Fui ao “Assuka”, ali perto do El Corte Inglés, e a coisa correu bem melhor. Uns dias mais tarde voltei lá, e pronto, prenderam-me para todo o sempre.

Agora, não há semana nenhuma em que não me apanhem num japonês. Nem que seja um daqueles take-away mais manhosos, mesmo só para matar o vício. Em Lisboa, acho que já fui a quase todos os restaurantes de sushi, por isso, e para quem gosta, deixo aqui o meu top.

1. Umai (São Bento, Rua Cruz dos Poiais)
O melhor sashimi que já comi. O menu de degustação de sushi está no top das refeições de toda a minha vida. O espaço não é particularmente bonito, mas o serviço é bom. Tive a sorte de ser atendido pelo dono, que também é o mestre sushi. É cartote (não menos de 30 euros por pessoa, sem bebidas). Imperdível.

2. Origami Sushi House (Praça de Touros Campo Pequeno)
Não acho que seja o melhor sushi de Lisboa. Mas é imbatível na relação qualidade preço. Um menu de degustação de almoço fica em menos de 15 euros e a variedade é imensa. O sashimi é fresco, o sushi é excelente, as peças de fusão bem confeccionadas. É o melhor de todos os restaurantes onde se pode enfardar até rebentar pelas costuras. Ao fim de 20 ou 30 visitas, que é o meu caso, o menu pode começar a parecer um pouco repetitivo.

3. Sushi Café Avenida (Rua Barata Salgueiro)
Abriu há pouco tempo e só fui lá uma vez, mas adorei. O peixe é fresquíssimo, o serviço muito competente e a variedade também é grande. Tem o problema contrário ao do Origami Sushi House – é demasiado caro para o que se come. É tudo óptimo e maravilhoso, o ambiente fantásticos, mas o preço faz com que não façamos do restaurante a nossa primeira escolha habitual – conte com uns 40 euros por pessoa, se quiser comer bem. Se for só de petiscar gastará uns 25.

4. Origami Sushi Bar (Rua d’ O Século)
Foi durante muito tempo o meu restaurante preferido. Depois fartei-me um bocadinho. O sushi é fantástico, do melhor, mesmo, mas os menus de degustação mantêm-se inalterados há uns três anos. E quem vai lá frequentemente já não é surpreendido, já sabe o que vem depois, e ao que sabe isto e aquilo. Sabe tudo bem, mas se gosta de experimentar uma ou outra novidade este não é o melhor sítio. Também não é barato – o menu de degustação mais barato fica por 25 euros por pessoa. Coisas boas: tem uma sala privada óptima para jantares de amigos (no máximo umas 8/10 pessoas) e o atendimento personalizado dos donos é fantástico.

5. Assuka (perto do El Corte Inglés)
Continua entre os melhores de Lisboa. O sushi é muito bom e variado, há sempre opções novas, o menu tem um leque de escolhas muito ricas e o serviço é bastante simpático. Entregam em casa (aqui perde-se muito – não é a mesma coisa, acreditem) mas optem preferencialmente pelo restaurante. Servem uns menus muito simpáticos nuns barquinhos de madeira que dão para alimentar bem, apesar de serem carotes.

Outros de que também gosto bastante, mas que por uma ou outra razão ficaram de fora do top: Sushi Rio, Aya, Estado Líquido, Koi e o Suntory.

1 Comentário

  1. [img]http://www.10pix.ru/img1/1599/7450990.jpg[/img]

    Киев: Боулинг, картинг, прыжок с парашютом, катание на катке, дегустация французских вин и не только: подарочный сертификат со скидкой 50% до конца 2012 года от «Podarochek». Не пропускай шанс сделать отличный подарок себе или своим друзьям!

    [url=http://www.jumbosale.com.ua/ru/actions]условия акции[/url]

    [url=http://www.jumbosale.com.ua/ru/partners]центр подготовки к родам на троещине киев[/url]

    [url=http://www.jumbosale.com.ua/action/500-shkatulki_dlya_ukrashenij_v_internetmagazine_so_skidkoj_50_sozdajte_nebolshoj_prazdnik_dlya_lyubimyh_zhencshin]харьков интернет магазин шкатулок для украшений[/url]

    [url=http://www.jumbosale.com.ua/action/765-nezabyvaemyj_eroticheskij_massazh_dlya_muzhchin_v_salone_raysky_gejsha_i_tajskij_korolevskij_bodimassazh_so_skidkoj_2?theme=all]гейша киев[/url]

  2. Eu sou fanatica por sushi! Também não há semana que falhe uma bela sushizada. À lista sem duvida acrescentava o GRANDE "Estado Liquido" e o 1º restaurante de sushi em Portugal "Midori" (no hotel Penha Longa).
    E pronto, está completo!

  3. Para quem quer provar o verdadeiro e melhor sushi de portugal, sugiro três restaurantes onde os donos e/ou cozinheiro são realmente japoneses, e o sushi é sem duvida diferente de todos os outros.

    O tomo em algés. O dono é o antigo cozinheiro do embaixador do japão, acho que está tudo dito. Para ficar mais barato, sugiro o shirachi, que ao almoço fica por 17€ mais bebidas sobremesas e café.
    Qualquer um dos três Aya e o Novo Bonsai no cimo da rua da rosa.

    O preço tal como a qualidade é elevado.

  4. Lucullus em Cascais.Não sou muito experiente no assunto, mas para ir com amigos que não gostam de sushi é uma boa opção uma vez que tem tb italiano. Só fã deste restaurante, e não é muito caro 🙂

  5. Lucullus em Cascais.Não sou muito experiente no assunto, mas para ir com amigos que não gostam de sushi é uma boa opção uma vez que tem tb italiano. Só fã deste restaurante, e não é muito caro 🙂

    Andreia CAmpos

  6. Se me permite, existe um que eu, particularmente, adoro. Fica junto ao Largo do Rato e chama-se Tsuki. É pequenino mas tem um ambiente excepcional. Por vezes, uma das donas é meio mal disposta, mas afinal o que é isso comparado com uma refeição saborosa que nos é proporcionada!?
    Espero que goste, caso experimente.

  7. Antes de mais…Parabens pelo blog, é espectacular! Sou uma seguidora assídua!! A escrita é fluída, as descrições maravilhosas.
    Em relação ao tema, conheço todos excepto o Umai, que está na lista To-do.
    Sugiro que conheças o SushiTime (Parque das Nações), pois tem um óptimo rodízio a um preço bastante aceitável. E o sashimi…ai, o sashimi é maravilhoso!! Experimenta!

  8. Irritam-me as pessoas que dizem que gosto de sushi só porque é moda….já como sushi ha uma carrada de anos e acda vez gosto mais!
    favoritos: Rock n sushi, há um perto do saldanha que tem um lago com uma ponte no interior que é muito giro e servem muito bem e o Tomo, que não é assim la muito airoso em termos de ambiente mas tem um sushi e sashimi que é qq coisa…hummmmmm

    btw, a minha prenda de aniversario ha coisa de 10 dias atrás foi um workshop de sushi em nossa casa com amigos e duas japonesas a ensinarem tudinho…amei!

    🙂

  9. Eu já provei duas vezes. Da primeira não consegui engolir e foi direito ao guardanapo. Que se lixe a falta de educação, se engolisse ia correr mal.

    Da segunda lá fui comendo, mas sem achar grande graça. O encanto acabou depois de provar um de morango. Arroz rosa por fora, morango por dentro. Vieram-me vómitos e a coisa ficou feia! Aquele agridoce acabou comigo.

    Mas as duas vezes foram no mesmo sítio, no interior do país num buffet asiático. Nas casas de sushi será estrondosamente melhor? É que eu até tenho pena de não gostar, é tão lindo LOL

    Talvez a minha 3ª vez seja em Lisboa quando me acabarem as férias. Neste aspecto, insistir funciona?

    A. Gonçalves.

  10. O Tomo, o restaurante de sushi mais feio do mundo, continua a ser o segredo mais bem guardado de Lisboa.
    Já experimentei quase todos os que referes, mas acabei por "casar-me" com o Tomo. É o que tem a melhor relação qualidade-preço e onde consigo comer Toro.

  11. Eu tb sou doida por comida japonesa. Se um dia destes passar pelo Porto, permita-me uma sugestão: "Kyodai", na Ribeira do Porto. Já comi em muitos sítios, cá e noutras latitudes (infelizmente, ainda não no Japão… 🙁 ) e continuo a achar o "Kyodai" do melhor!
    Da próxima vez que for a Lx, vou tentar uma das suas sugestões. Obrigada.

  12. E o Sushi Fashion no Chiado?? Assemelha-se muito ao Assuka, tanto em qualidade como no preço.. O próximo a experimentar será o Origami (Sushi House)do Campo Pequeno.. Que aqui a je só se rendeu aos encantos do sushi há pouquissimo tempo.. Fica a dica se ainda não conhecerem o "Sushi Fashion"! 😉

  13. Acho que é geral, isso de à 1ª não gostar, à 2ª começar a achar alguma piada, e à 3ª ficar fã!

    Não conheço todos, nem pouco mais ou menos, e nem sempre arranjo companhia, porque há muita gente que não passou da 1ª ou 2ª experiência (lá está outra vez o tema do não arriscar, cores, carros, comida, é tudo igual), e para além disso, ao jantar, acaba sempre por ser uma opção cara.
    Restam-me os almoços, e o meu preferido é sem qq sombra de dúvida o Origami Sushi House, mas o da expo, que tem uma esplanada enorme e super agradável.
    O Osaka do Saldanha também é uma boa opção, mas em qualidade não se compara!

  14. Alguém aqui referiu o Sushi Guia, se é o mesmo que estou a pensar (Casa da Guia em cascais) não vale a pena gastar gasolina. É apenas mais um. Aqui em Cascais, sem dúvida, a Confraria e o Sushimoto, no Estoril; Em Algés, na avenida dos Bombeiros, ao lado do BES, fica o melhor sushi que já comi: TOMO, é carote mas uma vez na vida e naqueles dias especiais, vale pena. Peçam o peixe ao gelo. Divinal. Ah, e o sushi men é mesmo japonês. E se quiserem convidar, estejam à vontade 🙂

  15. arrumadinho, e o rock'n'sushi? fui jantar lá quando fiz anos, e adorei adorei adorei… muito bom e gostei imenso do ambiente! mas fiquei curiosa em experimentar as tuas sugestões 🙂

  16. Como grande apreciadora e conhecedora, deixo aqui o meu Top 5;-)
    1º Confraria Lx
    2º Suntory
    3º Farol Hotel Design
    4º Sushi Time
    5º Aya ( para sushi tradicional )

  17. Há 10 anos que me viciei em comida japonesa. Naquela altura ainda eram poucos os restaurantes japoneses…lembro-me do assuka…do bonsai…e de um em alcântara. Depois de ter experimentado vários restaurantes, hoje tenho como preferidos os seguintes: bica do sapato, assuka e sushi time na expo.

  18. O meu preferido é sem dúvida o Bonsai, que é um dos restaurantes do Hotel Fontana Park. Caro, mas de uma qualidade e variedade completamente imperdíveis. Para quem prefere sashimi, então, é o paraíso.

  19. Fui hoje jantar sushi e já me apetece outra vez. Amo de paixão. Pena viver entre cidades onde não há um único restaurante, senão estava lá batida todas as semanas, no mínimo.

  20. Cá na Madeira o melhor(zinho) é o Nagoya. Mas nada se compara ao que há por aí.
    Já comi num cruzeiro (foi a minha primeira experiência) e até em modo take away nos supermercados em Londres.

  21. Layanne Eduarda o sushi é daquelas coisa que primeiro estranha-se e dps entranha-se ao ponto de ficarmos viciados e a ressacar um bom sushi!! eheheh

    assim para o baratinho em lisboa vou sempre ao mesmo king sushi fica na 5 de outubro ao pe da seaside.

    http://www.kingsushi.net

    mas para mim um bom sushi é aqui na margem sul na costa da caparica para quem gosta de comer sushi ate rebentar e pegar nas carnes cruas e nas lulas e nos peixes e pedir aos senhores para cozinhar na hora e eles la fazem aquilo como ninguem é absolutamente MA-RA-VI-LHO-SO aconselho mesmo! restaurante japones Fuji com sushi-bar e teppan-yaki
    têm dois restaurantes uma na Rua dos pescadores nº 31-33 (é gigante o restaurante ideal para grandes jantaradas ou almoçaradas o buffet almoço sao 10,90€ para comer tae rebentar e o jantar 16,90€ sem bebidas tlf 212 913 205) a outra loja fica na av general humberto delgado nº3-B (tlf 212 914 585)teem tb um buffet excelente que pedimos pelo menu e é tudo feito na hora. os preços anda a volta do mesmo.

    fica a sugestao

  22. Pessoalmente, o Rock n' Sushi é o meu preferido.
    Tem o all-you-can-eat por 25 euros, em que o sushi é excelente e feito na hora (não é buffet). E o atendimento é 5*

  23. Eu adoro Sushi… Também não consigo viver sem. Ao pomto de já conseguirmos fazer lá em casa. Eu faço o arroz e o meu homem transformou-se num chefe "Susheiro".

    Estou contigo, é um vicio terrível. Partilho mais 2 restaurantes que adoro:
    * Japonês: Sushi Café, nas Amoreiras, espectacular, variedade de peixes e sempre frescos. Já vi o mestre de lá mandar um salmão inteiro para o lixo porque não lhe agradou!

    * QB Essence – Oeiras: é um restaurante de fusão que tem sushi. Não é barato mas um sushi é um espectaculo, com a vantagem de se poderem provar outras coisas, estão sempre a inovar!

    Arrumadinho, sugiro estes dois, experimenta e diz qualquer coisa!

  24. Olá!

    Belo top, acho que ainda assim devias identificar quais as razões pelo qual não gostaste tanto dos últimos que enunciaste.

    É sempre bom ter a opinião de alguém entendido no assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA