Esta noite vou tentar aguentar-me numa sessão dupla de cinema, a ver se consigo ver o máximo de filmes nomeados aos Oscares. A única certeza é a de que irei ver “Os Descendentes”. Quanto ao segundo filme, estou entre o “J. Edgar”, o “Millenium”, “A Minha Semana Com Marilyn” ou “Um Método Perigoso”. É escolher um.
Mas já que falo de Oscares, a pergunta é: mas o que é se passou na cabeça dos senhores da Academia para terem ignorado um filme como “Drive”? Ao contrário de quase todos os outros nomeados, é uma obra de culto que será vista e revista por muitos anos, que passará de boca em boca, que voltará em sessões especiais de cinema de culto, que permanecerá com especial carinho nas prateleiras de DVD dos amantes de cinema. É, indiscutivelmente, o melhor filme que vi em 2011, tem um Ryan Gosling num papel maravilhoso, tem um argumento fortíssimo, uma fotografia incrível, uma banda sonora genial, enfim, tem lá tudo, mas, por alguma razão, os senhores da Academia entenderam que não, que não chegava.
Só ontem vi este filme… e de facto, ADOREI!!
N haja dúvida, uma argumento fantástico, Ryan Gosling no seu melhor, já p n falar da banda sonora, q só dá vontade de ficar no repeat 🙂
Sem dúvida, uma dos melhores filmes de 2011 (dos q vi, claro :))
achei o filme uma verdadeira merda!
Não tinha visto este post quando comentei os Descendentes. O Drive merecia a nomeação para melhor filme, melhor fotografia, melhor actor principal e secundário (enorme Albert Brooks). O argumento do Drive é banal e podia ter saído de um episódio do Miami Vice mas a forma como a história é contada, os silêncios, os olhares, as cores, os planos, a realização, tudo absolutamente brilhante. Foi, a par do Tree of Life, um dos filmes do ano. Porque um filme não é só um bom argumento (para isso leio um livro e saio sempre a ganhar).
Nuno Rechena
Mas ca ganda filme, repito.
Vi "Os Descendentes" e não achei nada de especial! Quanto ao Millenium acho que é um filme a não perder.
Beijinhos
Tinhas razão, vi-o ontem à noite e acho que hoje vou ver outra vez. É muito bom, fizeram um belo filme cheio de cenas muito paradas, transbordando suspense e inquietação.
UAU!!!
Amo estar presente,embora ausente, num mar onde naúfrago, mas faz parte dos meus recônditos sonhos.
O entusiasmo é contagiante…..
A partilha leva à amizade, à alegria,à felicidade, etc. etc. etc.
Sejamos todos felizes!
Bem hajam.
Kisses.
O Drive é um dos melhores filmes da década e decerto será (se já não o é) um filme de culto.
Para apreciá-lo devidamente, há que entender o género e há que perceber que este filme é um remake – se assim se pode chamar – aos filmes de carros dos anos 70. O argumento aqui nem é o mais importante. E a magia do filme é mesmo essa: simplicidade total da história, mas todavia com cenas marcantes, como a cena do elevador (acompanhada por uma música soberba) ou do clube de strip.
Assim que sair em DVD vai direitinho para a minha colecção.
Do que vi, recomendo fervorosamente The Girl with the Dragon Tatoo. Consegui ver o filme sem saber muito sobre a história e sobre a saga, o que se revelou muito bom. Também não me incomoda nada o suposto conflito entre o primeiro, a que chamam "original", e a versão amaericana. eu vi o americano e gostei muito.
É um Poirot dos tempos modernos, mas com uma miúda super-ninja-baddass que é espetacular.
Aconselho também The Help – As Serviçais e também gostei do Moneyball.
The Descendents é engraçado, mas deixa muito a desejar, não é filme de Oscar. Faz-me lembrar o Up in the Air… sempre à espera que aquilo fique interessante, mas nunca fica!
Sem dúvida… fica pelo menos a banda sonora, mas sabe a pouco, claro!
Ai não, não, não! Por favor, o Drive não é nada de especial, nem tem história digna de ser lembrada, nem eu própria que o vi há 2 semanas me lembro já dele, é um filme fácil, com uma história de encher chouriços a bem dizer, nada marcante, que não percebo porque havia de ser nomeado muito menos como devia ter ganho! Está bem para ser um filme de acção de domingo à tarde na TVI, pelo que, está muito longe de ser uma obra de culto, definitivamente.
Macho sensível,
Exactamente! Filme à Stallone. Foi disso mesmo que me lembrei.
J. Edgar é um bocado seca para ver tarde e a más horas. É só um aviso 😉
Vê o Millenium. Muito bom mesmo, com uma excelente actriz revelação: Rooney Mara. Tem acção, mistério e uma banda sonora muito boa!
Bem, devo confessar que o Gosling me leva a qualquer lado … Quanto ao Dicaprio nunca consegui simpatizar com o rapaz : O Titanic era de fugir de lamechice, o Aviador não era para ele, a ver vamos – agora que está mais crescidinho.
De todos estes ainda só vi Freud/ Jung – pesado mas bom. O próximo será o Milenium: adoro policiais bem "geladinhos"!!
O Drive merecia uma nomeação, sim senhor. De entre todos os filmes que disseste eu recomendo que vás ver o Millenium. É de facto muito bom.
Depois de ter lido um post seu sobre o "Drive" resolvi ir ver o filme e ficou no meu top de filmes.
Confesso que fiquei "chocada" com a falta de nomeações para este filme, mas também para o "In Time", acho que tem um óptimo argumento e adorei a "literalidade" da expressão que ouvimos desde sempre "tempo é dinheiro".
Quanto ao "One Day" como alguém já aqui mencionou achei muito monótono, embora a ultima meia-hora torne o filme um pouco interessante.
Beijinhos
O Drive não foi nomeado porque não é um filme comercial!
Deixem-se de coisas! Vejam o Millennium na versão original! http://www.imdb.com/title/tt1132620/
Pela primeira vez permite-me discordar totalmente de ti! Fui ver o filme por engano e superou todas as minhas piores expectativas. Fez-me mesmo lembrar aqueles primeiros filmes do Sylvester Stallone que não existia um único diálogo do princípio ao fim…
Compreendo que gostes do género já que és fã do Dexter mas na minha opinião não tem nada a ver! Mil vezes o Dexter!
E já agora, para mim o melhor filme do ano passado foi francês – "Pequenas Mentiras entre Amigos"
Mas lá está, gostos não se discutem… 🙂
Abraço
Concordo.
Gostaria só de acrescentar algumas coisas.
Quanto aos descendentes: sem dúvida que é um bom filme. A questão é que é um filme já feito para os críticos, é um filme feito para um óscar. Não que isso seja mau, mas agrada só a um determinado tipo de público.
Relativamente ao J. Edgar, que ainda não vi, não trará prémios para casa, até porque a academia insiste em não reconhecer mérito ao di caprio, independentemente do quão brilhante sejam as suas interpretações. Com muita pena minha, acredito que acontecerá o mesmo com Gosling…
Por fim, ainda não vi o Millenium, mas tenho a sensação que está a ser bastante levado ao colo. Não esqueçamos que se trata de um remake e acredito que é todo o fenómeno pela protagonista e a colecção de roupa para a H&M e a polémica do último livro da saga que está a publicitar o filme e as espectativas para o mesmo..
A minha semana com Marylin é apenas interessante. Não achei nada de especial, achei foi um espectáculo a performance da Michelle Williams. Está genial, genial. Veria o filme de novo, só para apreciar a qualidade da actriz, que, a meu ver, encarou a Marylin na perfeição. Os outros ainda não vi, mas estou mortinha para ver o j.edgar e o do freud. O Drive não gostei 🙁 é um bocado violento para mim!
"The Descendants" está fantástico; No entanto, desiludiu-me um bocadinho. Mas, vê, e depois faz aqui um post sobre isso. Beijinhos
Só espero que no futuro não aconteça com o Gosling o que tem acontecido nos últimos anos com o Dicaprio… A Academia nunca lhe deu o mérito que ele merece.
O Drive parece que acabou o dinheiro logo ao princípio. É só sangue e pancadaria. Mais do mesmo, por isso, não vale nem nomeação.
O Descendents não vale um corno, a não ser que vise a publicidade àquele estado norte-americano. Quanto às músicas, acabam por enjoar, senão mesmo, irritar, mas isto sou eu que não gosto muito do ukelele.
O filme devia chamar-se Os decadentes.
Fiquei algo decepcionada com a lista dos Oscares e começamos pela falta do Drive e também do filme Nos Idos de Março!!
Nem de propósito podes ganhar bilhetes de cinema com o Mobitto, para hoje e amanhã.
Se não sabes o que é: http://blogpt.mobitto.com/
😉
Fui ver "os descendentes" e confesso que não é filme para ver no cinema. Fiquei desiludida!
O drive adorei o filme!
O moderador, valha-me Nossa Senhora… o que é aquilo?
A Pipoca estava linda, mas ganhou o Arrumadinho!
Vi o Millenium este fim de semana e gostei muito. O filme vale pela Rooney Mara.
Lamentavelmente o Drive ficou de fora, assim como o Ryan Gosling ou mesmo o DiCaprio..ao ponto de se questionar se os oscars ainda tem a importancia e impacto de outrora.
Eu pessoalmente não achei o Drive nada de especial, parado paradinho, a única coisa que realmente adorei foi a banda sonora… mas isto sou eu se calhar tenho que tentar vê-lo de novo.
As opiniões valem o que valem, mas… permite-me discordar!
Tem uma boa imagem, uma boa banda sonora, mas argumento?!
A opinião que tenho é que "o argumento estava sempre quase a chegar…e não chegava". O inicio do filme prometia, mas parece que "se perdeu pelo caminho".
Já tinha referido que de 1 a 10 a minha nota não seria muito superior a um 4.
Mas como disse, e apesar de ver muito cinema, é apenas a minha opinião!
argumento? O.o? onde?
eu sou fã do Ryan, gostei do filme, e até saquei a banda sonora, porque realmente está mt boa (a Real Hero, dos College, cola-se ao ouvido).. mas apesar disso, acho que o filme não tinha história, nem as personagens profundidade suficiente para ganhar nomeações de Oscares.. (independentemente dos restantes nomeados e de situações de outros anos..)
Qualquer filme com a Christina Endricks merece ser visto, nem que seja para se poder dizer que não se gostou.
O que não é o caso aqui. Não sendo um filme com uma história completamente original, (gajo troubled conhece-se mulher linda com filho e luta contra todos para os defender dos maus), este demarca-se pela fotografia, e pela aura David Lynch.
Gostei bastante.
Concordo plenamente, vi este fim de semana e adorei. Grande falha!!!
Concordo plenamente. Já vi todos os filmes que foram referidos por ti acima (apostava no J.Edgar ou "Um método perigoso" – este já tem mais que se lhe diga, é algo pesado na minha opinião), e não entendo como o Drive foi ignorado. Deixa uma pessoa presa do início até ao fim, tem cenas fortíssimas e muito bem concebidas e mostra-nos um Ryan Gosling que me surpreendeu, passei a dar-lhe bem mais crédito enquanto actor! Oh well… Como dizes, a indignação não vale de muito, mas que vejam o filme pelo menos!
O Millenium está excelente, adorei o filme, aconselho 🙂 a interpretação da Rooney Mara é brilhante, sublime, espero mesmo que ela arrecade o òscar, seria bem merecido
Também achei o mesmo quando vi que só tinha uma nomeação…Enfim!
Concordo totalmente!
Não sei porque Drive não aparece na lista dos nomeados, tudo no filme é bom, a realização, as performances dos actores, o enredo, a fotografia e até a banda sonora que se destaca pela originalidade.
Já vi dois filmes candidatos aos oscares. Os Descendentes e os Homens que não amavam as mulheres. O segundo adorei é um filme que prende à trama e muito bem realizado. Agora os Descendentes!!! Não sei o que viram no filme para o nomearem, é simplista e com uma história supostamente comovente, mas só há uma cena no filme capaz de levar às lágrimas, mas com muito esforço.
Comovi-me muito mais com o filme Onde Day, que supostamente seria um filme leve, mas na minha opinião relata melhor a sobreposição de outros valores em relação ao amor e a máxima do vive cada dia como se fosse o último, não vás perder a oportunidade do amor. A mim arrebatou-me. Aconselho vivamente – http://www.imdb.pt/title/tt1563738/
Adorei o Drive! Já o vi 3 vezes! Também já vi "os descendentes" mas estava à espera de mais… para um filme que está nomeado para os oscares estava à espera de mais…
O "Millenium", se não tivessem alterado o fim era excelente…
Não só o Gosling, mas a Academia também deixou o Michael Fassbender de fora dos nomeados quando a performance dele no filme "Shame", dizem todos os críticos, é algo do outro mundo. Também o DiCaprio não consta da lista por "J. Edgar"… na minha opinião, todos estas opções são de lamentar.
Vê o Millennium! Não te vais arrepender!
Manifestei exactamente a mesma indignação num post que fiz, no meu pequeno blog, há uns dias 🙂
O melhor filme que vi em 2011, sem dúvida.
Bom, eu confesso que fiquei bastante desiludida com "Os Descendentes"… :S
Naty
É inacreditável como o Drive não foi nomeado! Estou contigo na indignação.