As tendências

0
3999

A palavra “tendência” causa confusão a muita gente, normalmente a pessoas que não entendem nada de moda, que acham que a moda é para os fúteis, que quem gosta de moda só gosta de moda, quem gosta de moda é mulher ou gay, quem gosta de moda é estúpido porque o mundo está cheio de coisas interessantes para se gostar, por isso não há razão nenhuma para se perder tempo a gostar de moda.

No post anterior referi, em algumas peças, serem “tendência” (cá está ela, a palavra tenebrosa). E disse-o porque, efectivamente, há muita gente que não sabe e gosta de saber quais são as tendências das estações (é também para isso que os desfiles existem, para se conhecerem as tendências).

Mas uma coisa é conhecer as tendências, outra é gostar das coisas unicamente porque são tendência. Uma vez mais, a tal malta que acha que quem gosta de moda e quer saber quais são as tendências são todos uns atrasados mentais, tende a confundir as duas coisas: o conhecer as tendências com o gostar de algo porque é tendência.

Nesta estação há milhentas peças em loja, dezenas de tendências, e eu gosto de uma ínfima parte delas. Gosto de coisas que são tendência, odeio coisas que são tendência e gosto de coisas que não são tendência. Não gosto só porque está na moda, gosto porque gosto, porque acho bonito. Da mesma forma que há coisas que não gosto porque acho feias, sejam ou não peças da estação.

Mas o crime está cometido: ligar a estas coisas. E quem liga a isto, já o disse, é estúpido, limitado, básico, gay, não merece viver. Não é?

1 Comentário

  1. olá,

    a maior parte das pessoas usa as coisas porque é tendência, vulgo: está na moda, e não porque gostam mesmo daquilo. é verdade e tu bem sabes disso.

    **

  2. Quando é que será que a maioria dos homens vai deixar de ir simplesmente ao armário e pegar na primeira coisa que lhe aparecer para vestir? Tudo bem, está lavada e tal mas por que não começar a ter algum cuidado com a roupa? Já era tempo!

  3. Esta tendência "à portuguesa"(tal como o belo do cozido) de "emerdar" o trabalho dos outros é terrível ………..detesto os embirrantes que não respeitam as ideias dos outros e querem fazer o mundo à sua imagem!
    Desandem para outras paragens se não gostam destas!Critica construtivo é uma coisa e enxovalhar os outros é outra.
    Viva o 25 Abril! Bolas!
    Parabéns pelo blog!
    Alexandra

  4. Por causa de gostar de coisas sobre moda e tendências, tal como ao que te referes, já fui chamada de fútil. Mas no fim, e após a opinião de mais umas quantas pessoas amigas e de bom gosto (há que se pedir a opinião de vez em quando, não vá estarmos errados) acabei por concluir que quem disse que eu era fútil por gostar disso é um convencido de péssimo gosto e que tem a mania que é o melhor em tudo. Às vezes, quem não percebe nada é que critica. =)

  5. A mim o que me chateia é precisamente isso, os que gostam disto e daquilo só porque é tendência. tipo "este ano é tendência utilizar saias tortas em verde menta e cheias de flores, vou já aproveitar para encher o closet!" Pleaseeeeeeee! Eu gosto de aproveitar as "tendências" para descobrir roupas de cores formas e feitios que até hoje não me tinha lembrado ou não existiam, ou de combinar coisas que não pensei que ficassem bem! É por ter existido a tendência dos vestidos dos anos 50 que é a minha roupa preferida hoje! Agora pessoas que se armam em super fáshionnnn e fazem posts super elaborados com palavras que encontraram noutros blogs e sites sobre determinada peça de roupa, please tenham paciência. "Estes ténis wedge coferem elegância e um estilo casual ao outfit!" ffs.

    E é por isso que gosto deste blog, porque não é este lado parvo da coisa! E gosto destes posts, porque acho que estas mini "explosões" fazem parte do que é um blog!

  6. Arrumadinho,
    Então se o comentário não está visível, para quê este post??
    Sei que o blog é seu e pode publicar o que bem lhe apetecer mas já parou para pensar que quem perde 5,10 ou 20 minutos por dia a visitar o blog para o ler está muito mais interessado nos assuntos que aborda (livros, viagens, roupa, etc) do que neste "lavar de roupa suja" em que às vezes se tornam os seus posts?

    Não pode simplesmente andar para a frente e valorizar os comentários positivos e as críticas construtivas?

    Parece-me tão exagerado e tão pouco interessante este tipo de abordagem…
    (em comparação com posts e assuntos tão interessantes que publica tantas vezes. Senão, caso contrário, não viria cá concerteza)

  7. Anónimo das 12h53. Desafio-o a encontrar qualquer texto meu em que se diga que as pessoas que não seguem tendências são labregos, ou que quem se veste de preto e azul é rasca. Não vai encontrar. É a mania que muita gente tem de ler o que não é escrito, de especular sobre ideias que tem, mas que são assentes em nada. Nunca disse que as pessoas devem seguir as tendências. Nem que não devem. Cada um sabe de si.

  8. Cara Sofia S. Não viu o comentário porque eu não os aprovei. As palavras só podem ser agressivas para quem se revê na pessoa criticada. E outra coisa que já me cansei de explicar, mas que, pelos vistos, as pessoas tendem a não entender: uma coisa é dar a sua opinião (e basta ler os comentários para ver que há várias a dizer que não gostaram de escolhas minhas), outra coisa é insultar gratuitamente (e isso não é uma opinião, é apenas um insulto, e eesses comentários não entram no blogue, lamento, da mesma forma que acredito que não aceitasse ter em sua casa uma pessoa que a estivesse a insultar).

  9. Infeliz é este post…
    Não vi nenhum comentário ao post anterior que justificasse estas palavras tão "agressivas" aos leitores.
    Enfim…considero que a partir do momento em que permites comentários, é normal que quem lê goste ou não das tuas escolhas e expresse a sua opinião. Parece-me, por isso, bastante exagerado o conteúdo deste post.
    Ou então já estava escrito à espera de críticas mais fortes ao post anterior…

  10. Não ligo muito à moda, a bem dizer. Para mim, se gosto e posso comprar, compro. Desde que me sinta bem e me favoreça, nem vou perder tempo com o que é tendência e com o que não é. Mas não há como escapar muito a isso, uma vez que, nas lojas, as colecções guiam-se pelas tendências da estação.
    Mas volto a dizer: quero lá saber.
    Não é por não ligar que, em oposição, sou intelectual e profunda…apenas pouco sintonizada em relação a determinados temas. LOLOL

  11. Confesso que tenho uma espécie de amor-ódio com a Moda ditada pelos senhores e senhoras ditos experts na matéria. Se por um lado aprecio e tento estar na moda, vestir coisas bonitas, actuais e que me fiquem bem, por outro irrita-me solenemente a quase ditadura das chamas fashionistas, estilistas, designers etc ao que se deve ou não vestir. Se se lembrarem de colocar um penico na cabeça e dizer que é super tendência eu punha aqui os meus 2 dentes da frente em como haveriam de ter seguidores e compradores. Pior do que isto: é a moda de se referirem a termos técnicos de moda em Inglês,dizem: "trendy" "look" "outfit", sinceramente nem me considero nada conservadora mas nisto passo-me mesmo das ideias: MAS CUSTA ALGUMA COISA DIZER (VISUAL) ( ESTAR NA MODA ) (CONJUNTO DE PEÇAS DE ROUPA), é vergonha? é complexos? é provincianismo?? Quando é que deixamos de importar e passamos a exportar vocabulário PORTUGUÊS?? Se calhar afastei-me do tema, desculpem.

  12. Eu sou uma "atrasada mental" assumida:)e provavelmente fútil. Ora bolas!

    Gosto desta coisa de nos apresentarmos bem, é uma questão de respeito quer connosco, quer com os outros. "Pesco" algumas coisas da moda, a tal da tendência, e junto a outras que são a MINHA moda e sinto-me bem.

    E na vida há espaço para tudo. Para a cultura, para o lazer, para o trabalho, para a família, para amigos e até pasme-se…para a futilidade:)

  13. Arrumadinho, preciso que faças um workshop (mesmooooo): sobre como ter paciência para comentários de merda no blogue.
    Eu ainda só lá tive o "tal anónimo infeliz" uma vez..e não sei se foi a resposta q lhe dei, mas nunca mais apareceu.
    Agora tu, não sei como consegues! parabéns! E a roupa do post anterior era muito apresentável!

  14. O mal de tudo isto é que a população no geral (eu prefiro chamar-lhes típicos portugueses, se preocupam de uma forma geral, mais com o que eu ou o outro faz, gosta, quer (…) do que consigo mesmo.

    Pessoalmente não sou grande fã da moda, mas sou fã, deste tipo de post. E sim, eu gosto de uma ou outra tendência, e não gosto de uma grande maioria, se compro algo que supostamente está na moda, é simplesmente por gostar, não por ser fútil, e também gosto de saber a generalidade do que me rodeia, chamo a isso cultura geral. Além disso todos os dias nos cruzamos com pessoas diferentes, e mesmo a nível profissional é óptimo, que tenhamos pelo menos algum conhecimento sobre determinados temas(onde englobo de uma forma geral a moda). Não é bonito aqueles homens das cavernas que só e apenas sabem falar de futebol e muitas vezes mal (falado daqueles que intitulam de Gays os percebem).

    Resumindo, quem diz moda, diz cinema, musica, arte, desporto…Para mim, é cultura geral.

    Parabéns Arrumadinho pela pertinência das tuas das tuas questões!

  15. Volto a dizer-lhe o que disse sobre os cremes.
    Se gosta "destas coisas" tudo bem.
    MAS QUEM NAO GOSTA E NAO SEGUE AS MODAS NAO É NECESSARIAMENTE LABREGO.

    Da mesma maneira que afirma que os homens que vestem apenas preto/azul sao rascas……entao esses mesmos homens podem fazer as avaliaçoes que quiserem sobre os que vestem vermelhos e amarelos……….agora quem tem razao ?………se formos pela maioria tenho a impressao que os primeiros ganham de longe.

    Esta mania que a malta tem de ditar verdades absolutas.
    Ja cansa !

  16. Há tendências em tudo e cada um segue as suas.

    Em relação à moda, todas as pessoas seguem uma tendência mesmo que digam que não seguem nenhuma.

    Há tendências na moda, política, desporto e tudo mais.

    o resto… é mesmo o resto!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  17. Isto das tendencias… cada qual veste o que gosta, o que quer ou o que pode! Ainda bem que não gostamos todos do mesmo senão era uma coisa sem graça…todinhos de igual…Ainda bem que há quem goste de moda, que alegra a mudança de estações…este post deve de ter sido por uma comentário maldoso de alguém que não tem que fazer e então critica… porque não sabe fazer mais nada… mas não larga o pé …deve de andar sempre em cima dos blogues!!! Vistam tudo o que querem! SEjam felizes!!!
    Beijos SMC

DEIXE UMA RESPOSTA