As primeiras oito horas do Mateus

6
3641

Esta noite o Mateus dormiu, pela primeira vez, oito horas seguidas — das 22h15 às 6h15. É verdade que estava com uma moca de sono descomunal, que fez um berreiro para adormecer, e só mesmo o sling é que o calou, mas depois foi dormir tudo seguidinho até já ser quase manhã. Felizmente, calhou numa noite em que eu estava de turno, e em que tinha mesmo de acordar cedo para ir levar o meu filho mais velho à escola, mas aquilo que eu gostava mesmo era que ele conseguisse repetir esta coisa mais vezes, muito mais vezes, para sempre, se possível.

A verdade é que aquela fase de noites pavorosas já passou. O rapaz continua a ser vítima de uns ataques violentos de cólicas à hora crítica — ali entre as 19h e as 21h30 — e isso muitas vezes impede-o de conseguir adormecer. E quando as dores se juntam ao sono, aí, ui, é berreiro de meia-noite. Mas depois de adormecer, nunca depois das 22h30, a coisa até tem corrido bastante bem. Já fez vários períodos de seis horas seguidas de sono, por vezes cinco, mas agora já chegou às oito. Vamos ver se quando passarem as crises das cólicas ele consegue estabilizar melhor isto e tornar estes períodos longos uma rotina, e não a excepção.

O que me parece que já conseguimos foi que ele percebesse claramente a diferença entre o dia e a noite. Já passa muito mais tempo acordado durante o dia, faz sestas bem mais curtas, e consegue dormir bem, e em longos períodos à noite. Mesmo quando acorda de três em três ou de quatro em quatro horas à noite, ele bebe o leite praticamente a dormir, e se o colocarmos de seguida na cama ele adormece em três tempos, o que é óptimo.

Tudo no bom caminho, portanto.

E agora que olho para o calendário percebo que a minha licença de paternidade já vai a meio! A meio! Como é que já passaram dois meses e meio? Nãããão!

6 Comentários

  1. 1º Isto não era post para o pipoca mais dois? (tenho ideia que era um blog para a pipoca e para o arrumadinho, mas infelizmente só temos a “visão” da pipoca nesta nova fase das vossas vidas 🙁 )
    2º Yupi, lancem os foguetes e atirem os confétis! 8 horas de sono deve ser assim o ponto alto na vida de recém-papás (tu já és repetente nestas andanças eu sei, mas a pipoca não!)
    Bem que o Mateus vá aumentando o record dele todos os dias, felicidades ao três e boas sonecas. 🙂

  2. Sou fã do seu blog.
    Já sigo a pipoca há algum tempo, mais precisamente quando engravidei e por acaso calhou com a criação do vosso blog “pipoca mais dois” -Adoro!!

    O meu filho q tem agora 5 meses, felizmente dorme lindamente deste os 2 meses e pouco tudo graças umas gotinhas molagrosas Aero Om , conhece? Quando me falaram não liguei muito mas depois de noites e noites mal dormidas, e aqui em casa não há esse sistema de turnos, la me decidi e fui comprar e não é que resulta mesmo. Experimentem! Só uma gotinha na chucha e como é adocicado eles adormecem e alivia o descoforto das cólicas.
    Hoje em dia já não usámos, as malandras das cólicas já não voltaram mais e o Rodrigo dorme lindamente.
    É só uma dica!! 🙂

  3. Tentei fazer um comentario na Pipoca, a proposito da mini saia, porque ontem quando vi, achei que ela estava linda, como sempre, mas para além disso, achei fantastico puder vestir aquela mini saia, tão pouco tempo depois de ter um bébé e isso é fenomenal. A saia fica-lhe a matar, é um sucesso conseguir ter o mesmo corpinho em tão pouco tempo. Parabéns! Tinha que expressar aquilo que senti na altura, e por isso, como não consegui enviar o comentário para ela, porque sou uma naba da informatica, resolvi deixá-lo aqui, desculpe lá. A vossa cumplicidade, é muito bonita, genuina, autêntica. Deus vos abençoe aos três.

  4. GOD!!! Estou mesmo mesmo à beira dos 30 e hoje possuo um vestido curto, os quais fazem mais de metade do meu roupeiro (que crime!!!). O meu marido quando chegar a casa vai começar a impor regras e quando vierem os filhos só calcinhas e de preferência cintura alta e bem bem compridas!!!

    Há gente que pronto… Não gostar e não concordar é uma coisa mas há formas de dizer as coisas, principalmente quando ninguém pede opinião. Enfim é a sociedade que temos, a mim estão sempre a dizer-me que ando arranjada demais para o sitio onde trabalho, pronto é a vida! Acho que vivemos numa democracia e somos livres de andar como queremos, mas acho que se calhar eu é que estou errada!!

DEIXE UMA RESPOSTA