As orelhas do Manolo

0
15478
Uma das fases: orelhas indecisas
Um dos assuntos recorrentes lá de casa tem a ver com as orelhas do Manolo.

Quando era bebé, sempre teve as orelhas caídas, como é normal nos Jack Russel. Com o tempo, as cartilagens foram crescendo e as orelhas começaram a empinar, a empinar, a empinar, e plim!, ficaram espetadíssimas, tipo Master Yoda, do Star Wars.

A minha mulher achou que aquilo não era muito normal e foi tratar de saber se o cachorro estava com algum problema. Parece que não, que há muitos que ficam assim, e que até tem uma vantagem: ouvem melhor do que os outros (é o que dizem alguns especialistas na raça). Ainda assim, há muitos casos de cães que a partir dos seis ou sete meses começam a ver as orelhas a cair. Há também quem force o processo colando-lhes uns pensos nas pontas das orelhas, com uma moeda de um cêntimo agarrada (pobres bichos).

O Manolo, que fez cinco meses há dias, parece estar a entrar nessa fase. Depois das orelhas à Yoda entrou agora num período de indecisão orelhal – não sei se espeto, não sei se caio. Ficou-se pelo meio termo: uma para baixo, outra para cima.

Aqui ficam as outras duas fases:

Orelhas para baixo
Orelhas para cima

1 Comentário

  1. Na qualidade de veterinária aconselho-o a dar cálcio ao Manolo se quiser que as orelhas estejam para "cima". Compra-se em qualquer farmácia, é barato e não lhe faz mal nenhum.

  2. Nós cá em casa tambem temos um Jimmy (Jack Russel) mas sempre teve as orelhas em V e caidas, são amorosas. Pelo que lemos já em várias revistas e pelo que nos disse o criador são tipicas da raça (tal como informa um post acima).

    Confesso que o meu Jimmy tem muito mais energia que o Manolo, nem conseguimos tirar as fotos que vocês tiram e o nosso tem apenas 4 meses (feitos á dias).

    Sem duvida nenhuma que são amorosos mas tambem são bichinhos cheios de energia!

  3. As orelhas do Manolo estão (e vão ficar levantadas) porque não têm nem o formato nem a implantação correcta. Isso já dava para ver nas fotos de quando ele tinha semanas.

    E os auto-denominados "especialistas" que dizem que as orelhas erectas têm a vantagem de os cães ouvirem melhor, não podem perceber nada da raça. Os cães com as orelhas erectas não ouvem melhor, isso é um completo disparate. E, sendo esta uma raça cuja função original é entrar em madrigueiras para tirar raposas, as orelhas dobradas em V cumprem a função de impedir que a terra entre para o canal auricular quando o cão está num buraco. Para um "pet" isto não é importante, mas como raça esta é uma das características que lhes permite desempenhar a função para que foram criados, sendo portanto extremamente importante.

    Estar a pôr pesos nas orelhas, no caso deste cão, não vai modificar muito o aspecto. Pode ser feito se a implantação e o formato forem correctos, e se for só um problema de textura. No caso do Manolo, as orelhas nunca vão ter o aspecto correcto.

  4. ahahah tão fofa a 2ª foto faz-me lembrar a minha cadela que tb teve essa fase e pensavamos que não era normal e forçavamos a pô-las para baixo mas, teimosa que era voltava as empinar 🙂 são muito espertos!!

  5. Na 2ª foto parece um canguru, que focinho tão estranho. Pessoalmente não conhecia esta raça de cães. Se visse um na rua diria que era rafeiro mas aí está o meu conhecimento em termos de raça canina é limitado :/

  6. Qualquer cão de orelhas hirtas passa por isso. A nossa pastora alemã também passou pelas três fases… quando era bebé, toda a gente evitava tocar-lhes nas orelhas e elas acabaram por arrebitar. 🙂

  7. lindo que só ele 🙂 estas fases das orelhas tem a ver com a queda dos dentinhos de leite e o crescimento dos definitivos! no final ficam as duas igualitas 🙂 nao convém mesmo nada nesta fase andar a mexer nas piquenas!

  8. Isso de uma estar para baixo pode ser muita coisa… cartilagem muita fina, cartilagem partida, falta de cálcio (se não tiver uma alimentação adequada)e até uma otite. O manolo também pode estar assim apenas por agora e daqui a um mesito já ter as orelhas em posição igual. O que não é defeito é feitio!

  9. A minha Juanita, Bouledogue Francês, também ficou com a ponta das orelhas caída, mas depois, voltaram ao sítio! Não coloquei nada, por isso pode ser que ainda se resolva!! Nada de desesperos!

  10. tenho uma rafeira e aconteceu-lhe o mesmo. Agora que já +e adulta, quando está alerta, uma fica no ar e outra para baixo… e não é partida porque ela de vez em quando levanta-a…
    beijos

  11. Também tenho um, ja velhote mas que desde sempre adoptou a postura orelha para cima orelha para baixo, é típico da raça! O Manolo é um amor mesmo mas em nada diferente dos outros jack russel….

  12. Apesar de achar as fotos amorosas, eu ficava preocupada primeiro. Mas pelos vistos já falaram com alguém e está tudo bem. Óptimo! Vi ainda ontem o Water for Elephants e também aparece um Jack Russel. Espertalhões e super vivaços! 🙂

    pippacoco.blogspot.pt

  13. Obrigada. Um post para descontrair que vale um sorriso. Eu voto nas orelhas para baixo, fica com aquele ar de cachorrinho abandonado, coisa capaz de derreter o coração até a mulheres de barba rija e sem coração.

    Algumas mulheres têm tendência a gostar de homens com o mesmo ar do Manolo. Cachorrinho abandonado(ehehe). As coisas nem sempre terminam bem, mas isso também não interessa nada.

DEIXE UMA RESPOSTA