Ainda a Selecção

47
5176

Ena, não é que nos comentários ao post anterior percebi que afinal há muitos defensores da selecção? Onde é que andavam quando eu escrevi aqui duas vezes a favor de Portugal, depois do empate com a Macedónia e da derrota com a Turquia? Nessa altura caiu-me tudo em cima, porque eles não valiam nada, eram uma vergonha nacional e iam ao Europeu fazer uma triste figura. E agora faço uma crítica ao Ronaldo e, ui, parece que sou um anti-patriota, porque afinal parece que não se pode criticar quando alguém faz qualquer coisa de menos boa… Está bem.

O que escrevi – e mantenho -, foi que o Ronaldo não jogou nada contra a Alemanha (o Boateng secou-o por completo) e ontem fez uma exibição miserável a todos os níveis. E não falo só dos falhanços, mas, também, do facto de nunca ter recuado para ajudar a fechar o lado esquerdo (o que lhe competia), quando se percebeu que era por ali que a Dinamarca estava a atacar (o Coentrão tinha sempre dois em cima dele, porque lhe faltava o apoio do ala, que é o Ronaldo). Pelo lado direito eles não entravam, porque o Nani fechava e apoiava o João Pereira.

Foi assim que sofremos o golo do empate – e isto depois de os dinamarqueses terem criado três ou quatro situações de perigo sempre por aquele lado.

Agora, uma coisa seria ele não fechar tão bem a defender, mas depois estar sublime a atacar. Mas não. Esteve mal. Não me lembro de nenhum lance 1 contra 1 que tivesse ganho, de nenhum remate (nem de livre) que fosse à baliza e ainda falhou dois golos escandalosos. Foi tudo mau.

Mas uma coisa é criticar-se o que ele fez neste ou naquele jogo, que é o que estou a fazer, outra coisa é julgá-lo enquanto futebolista ou enquanto pessoal – coisa que não fiz. Já aqui escrevi várias vezes sobre o Ronaldo e quase sempre a defendê-lo de um país que parece que o quer sacrificar, que parece que o odeia e que até preferia que ele não fosse português. Sou dos primeiros a defender o Ronaldo, continuo a achar que é o melhor jogador português de todos os tempos, um dos melhores de sempre no futebol mundial. Mas um jogador que esta responsabilidade tem de fazer mais nos momentos decisivos, tem de saber assumir a sua posição. Nas grandes competições são os grandes jogadores, os verdadeiros craques, que muitas vezes carregam às costas equipas inteiras (ainda que essas equipas tenham outros grandes jogadores). E o que está a acontecer neste europeu é que está a ser Portugal a carregar o Ronaldo. E é isso que não pode acontecer.

Não tenho qualquer dúvida de que ele está chateado com a forma como está a jogar. Mas tem de saber contrariar isso, porque é por isso que ele é dos melhores do mundo, porque, no momentos-chave, sabe ser grande. Pena é Portugal nunca chegue aos grandes momentos. Porque falha quase sempre antes de eles acontecerem.

Ainda assim, e como sempre, continuo a acreditar em nós, continuo a achar que é no próximo jogo que vamos ter Ronaldo, e que Portugal tem tudo para chegar à final.

47 Comentários

  1. O CR é uma criança grande e não aguenta a pressão. Quanto à equipa, aos 11, é a equipa possível. O que só quer dizer que temos tantas hipóteses como todos os outros: só assim se explica que a Grécia tenha sido campeã em 2004!
    Força aí Portugal!

  2. Concordo com o G. Themudo…. ninguém aguenta com tamanha pressão de ter de provar continuamente que é melhor do que o Messi e ainda ter de ser ele a marcar golos, fazer as assistências e não tarda ter de substituir o Patrício a defender… o Ronaldo é magnífico jogador, um dos melhores da história, mas mesmo no Real Madrid não joga ele contra os outros 11… falem da EQUIPA de Portugal, individualizar parece-me errado… porque torcemos por todos..quando o Eusébio abandonou a carreira apareceu outro, quando o Figo abandonou logo foi substituído e quando o Ronaldo sair da selecção teremos quem sofra, jogue, marque, falhe, chore e ria…mas pela selecção… que eu saiba sou português e não ronaldês…

  3. Concordo contigo Arrumadinho, acho que temos todos o direito de analisar e comentar as prestações dos jogadores, isso faz parte do futebol e sempre fará.

    Agora, o que me chateia nisto tudo é quando começam a disparatar e caem em cima do Ronaldo como ele fosse responsável por todos os males do mundo. E quando falo no Ronaldo, também falo em geral na selecção.

    Estou cansada desta atitude pessimistas, mesquinha e invejosa de muita gente. Mas felizmente ainda à pessoas como tu que levantam o astral dos outros e não têm medo de apoiar o que é nosso.

  4. " Porque, pelo que tenho visto até agora, temos todos sofrido muito mais do que ele, e por ele "
    Se isto nao é fazer um juizo pessoal, entao sinceramente tambem nao percebi…mas sim ainda bem que acham que todos sofrem mais do que ele! Falar é tao facil. santa cobardia!
    Sofia Ferreira

  5. Primeiro, acho que Portugal ainda não fez nenhum jogo de jeito no Europeu. Aliás, jogamos melhor com a Alemanha do que contra a Dinamarca.

    Quanto a Ronaldo, quero mais. Quero mais de um jogador que apregoa ser o melhor do mundo. Está na altura de deixar de ter complexo de inferioridade em relação ao Messi. Não pode dizer aos jornalistas: "onde estava o Messi no ano passado?" Tem que mudar esse comportamento.

    O Ronaldo é um caso evidente de falta de confiança. Só isso explica os golos que falha e os maus jogos que faz. Os motivos? Não encontro…

    Por fim, gostava que o Ronaldo do Real Madrid fosse ao Europeu. Esse, dava muito jeito à nossa equipa. O que por lá anda, não tem sido útil.

    Aproveito ainda para dizer que está na altura de Paulo Bento apostar em Nélson Oliveira, claramente o melhor avançado português.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

  6. Como escrevi no meu blog, a culpa do Ronaldo estar neste estado, é da massa associativa e dos media. Toda a gente só sabe falar do Ronaldo como o herói da selecção, como ele vai conduzir a selecção aos triunfos, etc. Isto é só pôr pressão no CR7. É mau para ele, é mau para a restante equipa e, principalmente, é mau para nós todos. A selecção têm que ser vista como um todo. Têm que ser os 11 fantásticos, os 11 heróis, os 11 que vão conseguir levar Portugal mais longe.
    Obviamente que, ontem o Cristianinho devia ter tido mais concentração, dada a experiência e o nível que ele tem, agora também tem que estar descontraído sem pensar que tudo depende dele!

    http://twenty-28-eight.blogspot.pt/

  7. Concordo com o que escreveste sobre os portugueses. Também eu já tinha constatado isso no jogo com a Turquia. Tão depressa vão do 8 ao 80 ( e eu escrevo "vão" e não "vamos" porque não faço parte desse grupo). Tão depressa apoiam e dizem que somos os maiores, como no minuto a seguir, se estamos menos bem, atacam a Selecção, os jogadores, o treinador,e já não valemos nada. Mas depois se marcamos ou jogamos melhor,lá estão eles a dizer que somos os melhores e que ninguém nos pára. É triste que as pessoas sejam assim e que não apoiem a Selecção também nos maus momentos.

  8. Tens toda a razão, o CR está com dificuldade em afirmar o seu jogo e mostrar o que vale. O que mostra que o que tem de valer é o grupo e não o indivíduo! Ele é excelente no RM porque é um excelente jogador, sem duvida, mas também porque tem uma equipa que o faz jogar melhor e trabalha para ele marcar golos! É, no fundo, um trabalho de equipa!!! Não nos podemos esquecer disso!

  9. Há pessoas com gravíssimos problemas de interpretação. Já escrevi duas vezes, já sublinhei nos comentários, já o disse no Facebook, mas há gente que continua sem querer ler o que eu escrevi: PARA MIM O RONALDO É O MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS, UM CRAQUE, UM FORA DE SÉRIE, DOS MELHORES JOGADORES QUE JÁ VI JOGAR NA VIDA. Não é por ter feito dois jogos maus que passa a ser uma besta, um mau profissional, o que quer que seja. Contra a Alemanha jogou mal. Contra a Dinamarca jogou muito mal. Neste Europeu ainda não se viu. Em que é que uma coisa anula a outra? Não se pode dizer que o Ronaldo jogou mal só porque, no passado, ele fez isto e aquilo, só porque, no Real Madrid, ele é isto e aquilo? Eu não disse mal do Ronaldo. Disse mal das exibições do Ronaldo contra a Alemanha e a Dinamarca. Disse eu e disseram todos os comentadores do mundo (ou quase todos, pelo menos). É preciso ser um génio para se perceber a diferença entre uma coisa e a outra?

  10. Precisamente Arrumadinho, e porque raio é que não se pode dizer que ele jogou mal??
    E se, como se diz ali em cima, ele num próximo jogo jogar mal, atenção, JOGAR MAL, não se aplicando aqui um caso em que ele se tenha, realmente, esforçado para fazer um bom jogo e apenas não tenha tido oportunidades (exactamente o inverso do que aconteceu neste jogo), vou continuar a dizer que ele jogou mal mas vou, igualmente, dar-lhe os parabéns pelo golo. Infelizmente vemos muito disso, não fazem porcaria nenhuma de jeito mas depois marcam um golo e são os maiores, é uma parvoíce e as pessoal deviam olhar para a "big picture" e não para um momento, concordo plenamente. Mas tenham lá paciência, dizer que o Ronaldo jogou mal não é o mesmo que atirar pedras à cruz!

  11. Ao anónimo que me recomenda a leitura do texto do Domingos Amaral, devo dizer que eu já escrevi aquilo em mais do que uma ocasião. Eu sempre defendi o Ronaldo (façam uma busca aqui no blogue e vão ver). Sempre achei que é um exagero o que se diz dele, e que ele joga mais do que as pessoas dizem. O que fiz escrevi ontem e hoje é uma avaliação ao trabalho dele nos dois primeiros jogos deste europeu. Os futebolistas são avaliados jogo a jogo. Num jogos estão bem – e devem ser elogiados – noutros estão mal – e devem ser criticados. Ninguém está a fazer julgamentos de carácter ou personalidade. Estou a dizer que ele jogou mal em dois jogos. E jogou, pronto.

  12. Isso do ronaldo não defender e nunca ajudar o lateral a defender, é algo que vem de sempre e que nos clubes onde passa, é meio camuflado devido aos golos que marca. Como os golos não surgem na selecção, o pessoal nota mais essa "incompetência" por parte dele. Não é por acaso que o Coentrão desde que saiu do Benfica passou a ser um jogador muito mais retraido…

  13. 'Ah, já agora, para os que vêm com o discurso do "não percebes nada de futebol", leiam os jornais de hoje. Dizem TODOS que o Ronaldo fez uma má exibição. E pelo menos dois referem o facto de ele não ter ajudado a defender e a fechar a lateral, como lhe competia. Afinal não sou eu que não percebo nada de futebol. Sou eu e todos os jornalistas portugueses que estão no Europeu. Quem percebe são aqueles que dizem que eu não percebo. Esses sim, entendidos da coisa.'

    Isto foi ressabiadito.

  14. ah arrumadinho, eu gosto como arrumas com os comentários palermas. Afinal devias comentar mais o futebol…..adoro ver estas cenas dos flacos e laterais….é realmente o desporto Rei e tu arrumadinho és o Principe dos comentários.
    Deixam lá o Ronaldo em paz, ele fez e faz o melhor que pode, vão vocês para o lugar dele que logo, choram!

  15. Também o Messi na selecção não tem os colegas do Barcelona, e não foi por isso que não marcou três ao Brasil.
    Além disso, concordo agora porque antes duvidava, com os jornalistas quando dizem, exaltando o profissionalismo e competência do Ronaldo, que ele consegue o impossível.
    No primeiro jogo ainda me subsistiam algumas dúvidas, mas ontem fiquei crente..
    Eheh…

  16. Por acaso discordo Susan,

    O selecionador Paulo Bento tenta aproveitar as caracteristicas do Ronaldo o melhor que pode e isso implica mante-lo no meio-campo atacante o máximo de tempo possivel.

    Já foi assim contra a Alemanha e vais ver que vai ser assim contra a Holanda.

    A única diferença é que se ele marcar um golo decisivo mesmo fazendo uma exibição 30x pior do que estes 2 jogos, toda a gente vai dizer que foi uma bela exibição e elogiá-lo. Aposto o que quiseres.

  17. Mais uma vez concordo com o Arrumadinho e penso que será a opinião de muita gente. Não percebo porque podemos criticar os jogadores dos nossos clubes quando estes falham mas quando se trata de um jogador da seleção e mais se esse jogador for o Ronaldo, qualquer critica é interpretada como uma traição à pátria.
    Não sei se o Ronaldo tinha ou não como função ajudar a defender, sei sim que ele não fez. E justificar isso dizendo que ele joga assim no real mas não tem é colegas do mesmo nível que tem lá, então se calhar não deveria jogar como joga no real mas jogar à medida da seleção que temos.

    Susan

  18. Eu penso que a discussão não é sobre se o Ronaldo sabe defender ou não. Ele tinha simplesmente ordem para não defender porque naquela altura era mais conveniente tê-lo fresco na frente para matar o jogo no CA.

    Varias vezes vi na primeira parte o Moutinho a descair e a vir apoiar o Coentrão, mas a partir do momento em que o Meireles se vai abaixo fisicamente, Moutinho já não ajudava o Coentrão.

    Agora também acho que se o objectivo era este, deveria ter saído o Postiga e entrado o Varela ou outro médio que ajudasse a fechar à esquerda. Mas aqui a culpa não é do Ronaldo, ele só tem que fazer o que lhe mandam.

  19. Parabéns por este post.
    Reflete completamente a minha opinião.
    O Ronaldo é grande. Um excelente jogador. Por alguma razão que ainda não entendi (será o peso da responsabilidade, a vontade de fazer bem?) tem jogado MAL nos jogos da selecção. Infelizmente não me lembro de ver o Ronaldo a jogar bem para a selecção.
    Se é o peso da responsabilidade, Ronaldo, relaxa e joga como fazes para os clubes que te contratam.
    vidademulheraos40.blogspot.com (http://vidademulheraos40.blogspot.com/)

  20. Nunca compreendi o mito "Ronaldo". É muito bom, mas na seleção é sempre o que se vê. Será bom, mas não completo! E nisto o treinador tb tem muita culpa. Querem ver que não se pode dizer nada ao menino?!…

  21. Arrumadinho,

    O próprio Paulo Bento disse que não fazia parte da estratégia o Ronaldo estar em grandes trabalhos defensivos. O Mourinho usa a mesma tatica no Real Madrid. Nunca o vês a ajudar o Marcelo.

    O Veloso é que tinha obrigação de fechar aquele flanco. Se o Veloso não estivesse disponivel para o fazer, tinha que haver uma compensação por parte do Moutinho ou do Meireles. Por isso é que jogamos com 3 médios, para 1 deles poder compensar o flanco do Ronaldo, deixando-o ficar no meio-campo atacante. E por causa disso o avançado centro (primeiro Postiga e depois o N.Oliveira) baixou várias vezes para compensar a ausência de um dos médios no centro.

    E dizer que "os jornais desportivos referem o facto dele não ter ajudado a defender", ainda mais me ajuda a passar o meu ponto, pois eles próprios não perceberam que ele não estava incumbido de o fazer. Isto é tão claro como a água.

    O Ronaldo joga da mesma maneira como faz no Real Madrid, a única diferença é ter ao "lado" um Postiga ou um Benzema (e nem vou falar de outros jogadores em outras posições). Volto a dizer porque parece que não entendeste: falhou 2 golos claros? Sim. Isso fez com que a sua exibição ficasse manchada? Sim. Dizer que "fez uma exibição miserável a todos os níveis" já entra no campo de quem não olha para o que ele faz e sim para o resultado final, tal como fazem a grande maioria dos jornalistas desportivos.

    Esses mesmos jornalistas que, quando o Moutinho estava no SCP diziam que o Moutinho não prestava e que o Ruben Micael é que era bom.

  22. 100% de acordo!
    Sempre o defendi, mas no jogo de ontem teve uma péssima exibição. E nem vou comentar os falhanços de baliza aberta, golos aparentemente simples.

    De qualquer maneira, o meu coração acredita que é no próximo jogo que ele vai mostrar a garra de ser português e tudo o que é capaz!
    Já Nani, Coentrão, Pepe, Varela estão de parabéns, temos uma grande equipa e acredito que conseguimos chegar à final!

    E deixe-me dizer que irrita-me solenemente gente que passa o tempo a criticar Cristiano, Mourinho, sem crenças na nossa selecção! Afinal de contas, se não formos nós a acreditar e a torcer pelo nosso país quem será?!
    Agora também nos compete admitir quando há erros e falhas, não deixo de acreditar em Ronaldo, mas não podemos dar pancadinhas nas costas quando ele não deu o seu melhor. Isto porque sabemos que ele é capaz de muito mais, por isso, se Sábado o Ronaldo "melhor do mundo" que conhecemos regressar ao campo na Ucrânia, tenho a certeza que juntamente com toda a equipa, ninguém nos pára neste Europeu.
    Eu acredito!

    ps- Já agora, visto que é a primeira vez que comento no seu blog, aproveito para lhe dar os parabéns, continue assim. Ganhou uma nova leitora assídua.

    Joana

  23. O fraco rendimento do Ronaldo nestes jogos, deve-se essencialmente à terrível preocupação de poder sair prematuramente desta competição onde ele depositou todas as expectativas.
    Parece que tem ainda 22 penteados para mostrar.
    Mas temos uma rica selecção e quem discordar não percebe nada de futebol.
    Entre dentes de ouro e diamantes nas orelhas, nenhuma nos envergonha.

  24. Arrumadinho, eu concordo em pleno com este teu post. Fiquei desiludida com a exibição no Ronaldo, não este lá, e tive ainda mais admiração pelo Coentrão que brilhou a fazer tudo sozinho.
    O Ronaldo nem corria, ficava a ver as bolas passar, é por isso que não compreendo como é que ele é o melhor do mundo… ele falhou bolas que não poderia falhar. Mas não estou a crucificá-lo, só acho que ele não tem motivação e achei que o Paulo Bento o deveria ter substituido.
    Beijinhos

  25. Nada como o futebol para deixar a "água ferver"! Eu concordo com o arrumadinho, o Ronaldo está sedento de golo, quer e quer um golo. Está louco por o fazer, já no mundial de 2010 o homem teve esse problema, vai daí não vê mais nada. Acho que o sr. CR devia de ir até um spa, fazer um ioga, ter umas conversas com um psicólogo para acalmar os nervos. Ontem, como já disseram neste espaço, viu-se que há mais Portugal para além de Ronaldo, o que é ótimo. Por isso Ronaldinho força porque tens quem te ajude, mas tbm tens de ajudar! Será no próximo Domingo que o homem vai marcar 🙂
    E força Portugal!

    mdefemme.blogspot.com

  26. Quem diz que não percebe de futebol não deve ter visto o mesmo jogo, porque foi tal e qual como descreveu. O CR7 é um excelente jogador, ninguém duvida, mas que tem estado longe do seu melhor disso também não há duvidas. Irrita-me o modo como olha para os colegas quando falham passes, como se eles não soubessem o que andam ali a fazer. Mas acredito que mesmo com uma equipa longe de ser perfeita, nós vamos conseguir passar à fase seguinte 🙂

  27. Ah, já agora, para os que vêm com o discurso do "não percebes nada de futebol", leiam os jornais de hoje. Dizem TODOS que o Ronaldo fez uma má exibição. E pelo menos dois referem o facto de ele não ter ajudado a defender e a fechar a lateral, como lhe competia. Afinal não sou eu que não percebo nada de futebol. Sou eu e todos os jornalistas portugueses que estão no Europeu. Quem percebe são aqueles que dizem que eu não percebo. Esses sim, entendidos da coisa.

  28. Caro Jedi Master. Dizer "não percebes muito de futebol" é tão subjectivo como dizer que este ou aquele jogador esteve bem ou mal. É a visão de cada um. Eu cá acho que tu não percebes muito de futebol. O Miguel Veloso era o médio centro mais recuado, o trinco, e não lhe cabia a ele fechar as laterais. Eu já joguei futebol, já fui durante muitos anos jornalista da área do desporto, e vejo e analiso futebol há muitos anos. Quanto muito, poderias dizer que caberia ao Meireles ou ao Moutinho ajudar a fechar as alas, esses sim, médios volantes, que defendem e atacam. Agora o trinco? Mas repara no que o Nani fez – ajudou o João Pereira, recuou quando não tinha a bola, fechou o meio campo nas laterais. Era isso que o Ronaldo tinha de ter feito. E foi isso que o Nélson Oliveira foi fazer a partir do 3-2 – passando o Ronaldo para o meio – e foi fazer porque o Ronaldo não estava a cumprir.
    Eu não resumo o trabalho de um avançado aos remates e golos. Tanto não o faço que a minha principal crítica tem a ver com o posicionamento táctico dele a defender. De qualquer forma, a um avançado pedem-se golos e assistências. Se ele não marca golos e não faz assistências, não cria desequilibrios, então, dificilmente poderá fazer um grande jogo. É o mesmo que dizer que não se pode resumir o trabalho de um defesa aos cortes que ele faz ou não faz. Claro que não. Mas se ele deixar o avançado que está a marcar sozinho e ele fizer dois ou três golos dificilmente esse defesa terá feito um grande jogo – pelo menos, não cumpriu com a sua função principal, que é a de defender. A do Ronaldo é atacar. E, ontem, repito: ontem, esteve muito, muito mal. A atacar e a defender. E só não é mais criticado porque ganhámos. Se tivessemos empatado queria ver como seriam as críticas hoje.

  29. Eu estava cá a concordar com tudo. 🙂 E continuo na mesma. É verdade que ontem o jogo lhe correu pessimamente, parecia outro, mas também é verdade que é um jogador do caraças e que me fez vibrar ao longo dos últimos anos com os seus lances de génio. Apesar de não gostar do seu estilo pessoal, na bola é top. E tudo a criticar não ajuda muito, sou das que acha que talvez a braçadeira pese demais naquele braço, e menos responsabilidades faziam-no soltar mais, mas é assim que é e só temos é que apoiar. Força aí Portugal.

    http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/2012/06/cristianozinho-que-mrd-de-jogo-foi-este.html

  30. Aplaudo de pé. Haja alguém que tenha coragem para dizer as verdades necessárias.
    Só quem não viu o jogo (e eu não percebo nada daquilo)é que consegue defender a actuação do Ronaldo na partida.

  31. Não percebo muito, mas também não percebo pouco de futebol mas…

    Acredito, na nossa seleção, mas às vezes acredito pouco, fico a acreditar ainda menos quando vejo jogos como os de ontem.

    Quer-me cá parecer que não existe entrega suficiente ao Jogo e à equipa.

    As estrelas, não estão a fazer o que lhes compete. O Ronaldo é uma grande jogador, possivelmente o melhor do mundo, se não tem grande rendimento na seleção, eu até posso compreender, mas não consigo compreender a falta de apoio defensivo ao Coentrão, e aquela atitude que me tira do sério de andar a passo dentro do campo, a falta de explosão que lhe é característica e o pior, falhar golos de execução aparentemente simples.

    Como o Ronaldo temos o Nani, que apareceu duas ou três vezes no jogo, vez o passe para golo do Postiga e por ai é o maior da cocada preta, para alguns, não para mim! Não fez nada, parece estar com medo e até chorou em campo…

    Não me vou esticar em nomes, mas parece que pelo menos uns 5 ou 6 jogadores dentro de campo dormem profundamente, enquanto outros, como o PEPE vestem a camisola e transpiram amor por Portugal, e atenção que o PEPE é Português à menos tempo que o Ronaldo, por exemplo.

    Nisto tudo, olhando a minha volta, vejo que o povo Português pretende enaltecer Portugal, através da seleção, por isso mete bandeiras na janela e assobia os jogadores. Mas bem, tudo pode acontecer, lá temos nos de acreditar nestes Srs. Jogadores adoradores de pochetes da louis vuitton e cintos com fivela da Armani.

  32. Concordo plenamente.
    Acho que temos uma boa equipa, sempre tivemos, que nos sabe fazer sofrer (e quantas vezes já nao sofremos – em 2004, em 2008, etc), e com passagens fantástica entre jogadores.
    Agora, o Cristiano.
    Acredito que a pressão o esteja a afectar, mas isso na verdade não é desculpa para aquele que é 'o melhor jogador do mundo'. E sim, todos temos dias maus, como já têm dito, todos têm falhas, todos têm.
    Mas há uma diferença entre desculpar aquele que carrega toda uma fama, ou o simples ponta de lança do benfica, ou do sporting ou lálálá.
    Afinal de contas, foi considerado melhor marcador, têm um programa no National Geographic sobre ele, mas ontem, sejamos sinceros, parecia um novato, não o veterano que sabemos que ele é.

    E que mude para a Holanda (e eu sou muito a fazer das laranjas, por isso para mim vai ser duro de ver), e espero que a selecção ganhe, nao só porque merece, porque a equipa fez um jogaço contra os dinamarquese, que espero que façam com a holanda.
    A ver, pode ser que o CR anime, e que recupere o que quer que lhe esteja a faltar.

  33. Concordo plenamente.
    Acho que temos uma boa equipa, sempre tivemos, que nos sabe fazer sofrer (e quantas vezes já nao sofremos – em 2004, em 2008, etc), e com passagens fantástica entre jogadores.
    Agora, o Cristiano.
    Acredito que a pressão o esteja a afectar, mas isso na verdade não é desculpa para aquele que é 'o melhor jogador do mundo'. E sim, todos temos dias maus, como já têm dito, todos têm falhas, todos têm.
    Mas há uma diferença entre desculpar aquele que carrega toda uma fama, ou o simples ponta de lança do benfica, ou do sporting ou lálálá.
    Afinal de contas, foi considerado melhor marcador, têm um programa no National Geographic sobre ele, mas ontem, sejamos sinceros, parecia um novato, não o veterano que sabemos que ele é.

    E que mude para a Holanda (e eu sou muito a fazer das laranjas, por isso para mim vai ser duro de ver), e espero que a selecção ganhe, nao só porque merece, porque a equipa fez um jogaço contra os dinamarquese, que espero que façam com a holanda.
    A ver, pode ser que o CR anime, e que recupere o que quer que lhe esteja a faltar.

  34. Concordo plenamente.
    Acho que temos uma boa equipa, sempre tivemos, que nos sabe fazer sofrer (e quantas vezes já nao sofremos – em 2004, em 2008, etc), e com passagens fantástica entre jogadores.
    Agora, o Cristiano.
    Acredito que a pressão o esteja a afectar, mas isso na verdade não é desculpa para aquele que é 'o melhor jogador do mundo'. E sim, todos temos dias maus, como já têm dito, todos têm falhas, todos têm.
    Mas há uma diferença entre desculpar aquele que carrega toda uma fama, ou o simples ponta de lança do benfica, ou do sporting ou lálálá.
    Afinal de contas, foi considerado melhor marcador, têm um programa no National Geographic sobre ele, mas ontem, sejamos sinceros, parecia um novato, não o veterano que sabemos que ele é.

    E que mude para a Holanda (e eu sou muito a fazer das laranjas, por isso para mim vai ser duro de ver), e espero que a selecção ganhe, nao só porque merece, porque a equipa fez um jogaço contra os dinamarquese, que espero que façam com a holanda.
    A ver, pode ser que o CR anime, e que recupere o que quer que lhe esteja a faltar.

  35. Não percebo muito, mas também não percebo pouco de futebol mas…

    Acredito, na nossa seleção, mas às vezes acredito pouco, fico a acreditar ainda menos quando vejo jogos como os de ontem.

    Quer-me cá parecer que não existe entrega suficiente ao Jogo e à equipa.

    As estrelas, não estão a fazer o que lhes compete. O Ronaldo é uma grande jogador, possivelmente o melhor do mundo, se não tem grande rendimento na seleção, eu até posso compreender, mas não consigo compreender a falta de apoio defensivo ao Coentrão, e aquela atitude que me tira do sério de andar a passo dentro do campo, a falta de explosão que lhe é característica e o pior, falhar golos de execução aparentemente simples.

    Como o Ronaldo temos o Nani, que apareceu duas ou três vezes no jogo, vez o passe para golo do Postiga e por ai é o maior da cocada preta, para alguns, não para mim! Não fez nada, parece estar com medo e até chorou em campo…

    Não me vou esticar em nomes, mas parece que pelo menos uns 5 ou 6 jogadores dentro de campo dormem profundamente, enquanto outros, como o PEPE vestem a camisola e transpiram amor por Portugal, e atenção que o PEPE é Português à menos tempo que o Ronaldo, por exemplo.

    Nisto tudo, olhando a minha volta, vejo que o povo Português pretende enaltecer Portugal, através da seleção, por isso mete bandeiras na janela e assobia os jogadores. Mas bem, tudo pode acontecer, lá temos nos de acreditar nestes Srs. Jogadores adoradores de pochetes da louis vuitton e cintos com fivela da Armani.

  36. Concordo plenamente. A mim também me irrita sobremaneira que andem sempre a criticar (sobretudo em Portugal) o Cristiano Ronaldo e a endeusar o Messi. O Ronaldo é vedeta, é presunçoso, é individualista, o Messi é perfeito, é um anjo, nunca faz nada errado, para quando a canonização?

    Mas contra factos não há argumentos e o facto é que o Ronaldo jogou pessimamente. Portugal não ganhou com ele, mas apesar dele. Espero que contra a Holanda e o jogos seguintes, se oxalá os houver, ele mude de atitude e que obtenha a pressão interior que o faz mover (a exterior não lhe afecta tanto) e brilhar, como já o fez tantas vezes.

  37. Nem mais, concordo, ele poderia ter feito melhor, mas todos falhamos. Ele chegou onde chegou por algum motivo, por ser bom no que faz, mas ultimamente na selecção não tem demonstrado o grande jogador que é. Eu acho que nestas coisas de Portugal ele fica muito pressionado e a coisa não resulta. Espero que comece a dar mais e a conseguir demonstrar aos portugueses que vale a pena apostar nele. Pois não basta ser, é preciso fazer!

  38. "O que escrevi – e mantenho -, foi que o Ronaldo não jogou nada contra a Alemanha (o Boateng secou-o por completo) e ontem fez uma exibição miserável a todos os níveis."

    Arrumadinho,

    Toda a gente tem o direito a ter opinião e a escrevê-la, por isso te digo isto: não percebes muito de futebol.

    "…nunca ter recuado para ajudar a fechar o lado esquerdo (o que lhe competia)"
    Não lhe é pedido para estar constantemente a fechar o flanco do seu lado. Essa missão estava atribuída ao Miguel Veloso. Ele apareceu por lá umas quantas vezes mas não lhe competia fazer isso, ao contrário do que dizes. Já no Real Madrid ele joga assim, não percebo o espanto.

    "Não me lembro de nenhum lance 1 contra 1 que tivesse ganho, de nenhum remate (nem de livre) que fosse à baliza e ainda falhou dois golos escandalosos. Foi tudo mau."

    E é aqui que se percebe o quão pouco percebes de futebol, resumindo o trabalho de um jogador avançado aos remates que faz no jogo. Sim falhou 2 golos na cara do GR e mandei-o para o c***** na altura, no entanto fartou-se de arrastar defesas para os colegas poderem jogar, desmarcou-se, desequilibrou e até fez 2 assistências 1 das quais o Postiga conseguiu também falhar e a outra o defesa intercetou.

    A incoerências das pessoas vem ao de cima nestes pequenos pormenores. Tivesse ele marcado a última oportunidade e não haveria metade do barulho que hoje se faz à volta dele. No entanto, o que ele fez no resto do jogo não teria mudado por causa disso. É preciso aprender a ver futebol e não resumir avançados a golos, defesas a cortes e médios a passes.

DEIXE UMA RESPOSTA